Aprender e fazer


Elas estão sempre aprendendo, e jamais conseguem chegar ao conhecimento da verdade
2 Timóteo 3.7 

A vida é um constante aprendizado. Mas na escola da vida não só aprendemos. Existe uma harmonia constante entre o que aprendemos e o que fazemos. 

Veja esta história que li: 


"Há alguns anos, nem tantos, comecei a tocar violoncelo, a maioria das pessoas diria que estou 'aprendendo a tocar' violoncelo. 

Mas essas palavras despertam em nossa mente a ideia estranha de que existem dois processos diferentes: aprender a tocar violoncelo e tocar violoncelo. 

Implicam que eu realizarei a primeira atividade até concluí-la, e então interromperei esse primeiro processo e iniciarei o segundo. 

Em suma, continuarei “aprendendo a tocar” até que tenha “aprendido a tocar”, e então começarei a tocar. Evidentemente, isso não faz sentido. Não existem dois processos, mas um único. Aprendemos a fazer uma coisa fazendo-a. 

Quem não sabe disto vive em um eterno ensaio. Sempre precavido, achando que nunca está pronto para realizar as coisas que gosta, de praticar aquilo que aprendeu. 

Estão sempre esperando uma oportunidade, mas não tem coragem de aproveitá-la quando ela passa em sua porta." 


Este assunto se torna muito mais sério quando diz respeito à vida com Deus. A pessoa que está aprendendo o evangelho deve praticar o que aprendeu e deve partilhar seu conhecimento com outras pessoas. 

Paulo fala em 2 Tm 3.7 que algumas mulheres, por mais que estivessem sempre aprendendo, nunca tinha chegado ao conhecimento da verdade. 

Pessoas que embora estivessem sempre ouvindo e aprendendo a respeito de Deus, viviam uma vida de egoísmo, amando mais sua vontade pessoal do que a Deus e o que aprendiam com ele. 

Quem aprende uma coisa e vive praticando outra realmente nunca conseguirá chegar ao conhecimento da verdade. Vai viver distorcendo a realidade. 

Que Deus nos dê sabedoria para buscar as melhores escolas. Que tudo de bom que aprendemos possamos colocar em prática. 

A melhor forma de aprender a fazer é fazendo.

Tecnologia do Blogger.