Viúva de Sarepta



O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda. Meu coração exulta de alegria, e com o meu cântico lhe darei graças
Salmos 28.7

Era um tempo de grande fome na terra. Deus trazia provações sobre Israel. Elias, por algum tempo, foi miraculosamente sustentado por Deus através de corvos, que lhe traziam pão e carne no deserto. 

Depois que o riacho secou, Deus o envia à cidade de Sarepta. “Ordenei a uma viúva daquele lugar que lhe forneça comida” (1Rs 17.9b). 

Sarepta está situada no território fenício controlado pelo sogro de Acabe. Elias estava visitando território inimigo e demonstrando o poder de Deus em uma área onde Baal era cultuado, apesar de inoperante devido à seca (Donald J. Wiserman). 

Elias chega na casa desta viúva e lhe pede comida. Ela só tinha um pouco de farinha e um pouco de azeite. Mesmo assim, ela fez o que o profeta lhe dissera. 

E aconteceu que a comida durou muito tempo. “Pois a farinha na vasilha não se acabou e o azeite na botija não se secou, conforme a palavra do Senhor proferida por Elias” (1Rs 17.16). 

Grande prova passou a viúva de Sarepta. Disse ela: “Como é que posso tomar providências, se eu mesma e o meu filho estamos aqui a perecer? Este é o resto de azeite que temos”. 



Mas ela confiou na palavra de Elias e se submeteu à sua ordem: “Vai e usa o azeite, prepara primeiro o alimento para o Profeta”. E o azeite da viúva não se acabou enquanto durou a fome. 

O profeta que fora abençoado com a ajuda de corvos, agora é abençoado pela ajuda de uma mulher viúva. Ao mesmo tempo esta mulher que é instrumento de bênção para o profeta, também é ricamente abençoada por sua hospitalidade. Deus foi glorificado naquela cidade pagã. 

Esta história nos ensina muitas coisas sobre a confiança em Deus. Fica claro que a providência de Deus é sempre presente. 

Deus não falha como os deuses deste mundo. Também vemos que o suprimento só é obtido após o ato de grande entrega. A fé foi provada e aprovada. 

Grande é o Senhor, o seu amor dura para sempre.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: