Bom soldado


Não tenha medo, você, que é muito amado. Que a paz seja com você! Seja forte! Seja forte! - Daniel 10.19a (leia também 2 Timóteo 2.1-4)


Em 2 Timóteo o apóstolo Paulo, já terminando sua carreira, dá instruções ao jovem Timóteo a continuar firme o trabalho de guardar e transmitir o Evangelho de Deus.

Ele diz que Timóteo deveria ser forte, permanecer firme, enquanto muitos estavam se desviando da fé e da verdade.

Fato importante a destacar aqui é que a força de Timóteo não teria origem em positivismo ou vontade pessoal. Paulo diz que ele deveria fortificar-se na graça de Cristo, “sê fortalecido na graça”. 

Para exemplificar o que estava falando, Paulo usa a figura de um soldado dedicado. Timóteo deveria viver como um soldado sempre em guarda.

Um soldado que está em guerra, disposto a sofrer. Uma vida de total comprometimento. “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida” (v.4a). 



John Stott disse sobre isso:

Os soldados em serviço não contam com segurança e facilidade. Pelo contrário, dureza, riscos e sofrimento são aceitos sem contestação. É como Tertuliano expressou em seu livro Address to Martyrs (Palavra aos Mártires): Nenhum soldado vai à guerra cercado de luxúrias, nem vai à batalha deixando um quarto confortável, mas sim uma tenda estreita e provisória, em que há muita dureza, severidade e desconforto. De igual modo, o cristão não deve esperar dias fáceis. 

A mensagem de Paulo foi a Timóteo, mas também é uma palavra principalmente aos pastores e líderes que precisam ter maior compromisso com o ensino da Bíblia. 

Também é uma palavra a cada cristão. A graça da salvação não é a única graça que recebemos de Deus. Somos agraciados com força e coragem para participar das “guerras” diárias como um bom soldado de Deus. 

“Se queremos ser bons soldados de Cristo, devemos dedicar-nos à batalha, comprometendo-nos com uma vida de disciplina e de sofrimento, e evitando tudo o que possa nos envolver e assim nos desviar do seu propósito” (John Stott).

O bom soldado se fortalece no forte poder de Deus.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: