Pelo fogo


Para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo - 1 Pedro 1.7 (ler também Daniel 3)

Nabucodonosor fez uma imagem de ouro. Esta imagem deveria ser adorada por todos. Quem não se prostrasse e adorasse a imagem seria atirado em uma fornalha.


Os três amigos de Daniel não obedeceram e foram denunciados. O rei furioso os ameaçou jogar na fornalha se não obedecessem.

Eles responderam: “Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das tuas mãos, ó rei” (Dn 3.17). 

Foram então jogados na fornalha. Mesmo o fogo sendo aquecido sete vezes mais, eles não foram atingidos. Os guardas que o atiraram morreram, mas eles ficaram ilesos.

Nem cheiro de fumaça ficou, nem suas roupas queimaram, nem um fio de cabelo. A única coisa que o fogo queimou foram as amarras que prendiam os amigos de Daniel. 

Algumas vezes Deus não nos livra da fornalha, mas na fornalha. Deus trabalha em nossa vida. Nossa fé é purificada no fogo da aflição.



Existem dificuldades que passamos para que algumas amarras sejam queimadas e possamos livremente servir a Deus. 

O fogo serve para nos purificar, nos fazer melhores. Assim como o fogo purifica o ouro, Deus molda nossas vidas através da aflição.

Mesmo que estejamos passando por circunstâncias difíceis, devemos nos alegrar no Senhor. Nos alegramos porque Deus nos sustenta em todo tempo e nas horas mais difíceis ele se aproxima ainda mais de nós.

Também nos alegramos porque sabemos que tudo converge o bem. No final de tudo, a glória de Deus se manifestará.

Exultamos, pois sabemos pela fé que temos uma herança nos céus preparada para nós. Pedro diz: “não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar… Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria” (1Pe 4.12-13).

Situações difíceis são oportunidades de crescimento e de testemunhar nossa fé.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: