Sonhando acordado


Se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá - 1 João 5.14b

Uma moça ia ao mercado equilibrando, na cabeça, a vasilha do leite. No caminho, começou a calcular o lucro que teria com a venda dele. 

- Com este dinheiro, comprarei muito ovos. Naturalmente, nem todos estarão bons, mas, pelo menos, de três quartos deles sairão pintinhos. Levarei alguns para vender no mercado. Com o dinheiro que ganhar, aumentarei o estoque dos ovos. Tornarei a pô-los a chocar e, em breve, terei uma boa fazenda de criação. Ficando rica, os homens, pedir-me-ão em casamento. Escolherei, naturalmente, o mais forte, o mais rico e o mais bonito. Comprarei um lindo vestido de seda, para o casamento e, também, um bonito véu. Assim pensando, sacudiu a cabeça, de contentamento. A vasilha do leite caiu ao chão, o leite esparramou-se pela estrada e nada sobrou para vender no mercado.

Sempre ouvimos pessoas falando sobre a necessidade de sonhar com o futuro. Realmente é preciso se preparar para o futuro. 


Mas é preciso tomar cuidado para que os nossos sonhos não atrapalhem o mais importante que são os passos que devemos dar a cada dia. Um tropeço pode nos atrasar. Pensar longe demais pode se tornar um impedimento para aproveitar as oportunidades que são oferecidas hoje. 

Podemos sonhar e até projetar um futuro que nos parece melhor. Não existe sonho impossível desde que seja um sonho bom, algo conforme a vontade de Deus. É certo que os caminhos e pensamentos de Deus são muito melhores e maiores que os nossos. 

Mas, melhor do que se concentrar no que ainda vai acontecer, é viver no presente. Fazer o melhor a cada dia e ser surpreendido com realização inesperada. Mais do que sonhar, devemos acreditar. Mais do que imaginar, é preciso correr o risco de realizar. 

Na cama se sonha, na vida se trabalha, se executa os sonhos e os tornam realidade. “Fácil é sonhar todas as noites. Difícil é lutar por um sonho” (Carlos Drummond de Andrade). 

Deus pode nos capacitar para caminharmos na direção dos nossos sonhos.

-----------------------------------------
Hebert dos Santos Gonçalves, é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1990 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2006. É um dos escritores do Presente Diário da Rádio Transmundial. É fundador e editor do site: www.hebert.com.br
Tecnologia do Blogger.