Responsabilidades


E aquele que não carrega sua cruz e 
não me segue não pode ser meu discípulo - Lucas 14.27

Em seu ministério Jesus atraiu muitas pessoas a segui-lo. Alguns verdadeiros discípulos outros falsos candidatos. Em Lucas 9.57 encontramos um escriba que faz uma declaração muito empolgante a Jesus dizendo: “Eu te seguirei por onde quer que fores”. 

Ele parece bem sincero no que disse. Mas, seu entusiasmo estava baseado nos milagres, nas multidões, na recompensa que poderia receber. Ele foi atraído pela glória daquele momento. Ele não estava enxergando que ser discípulo de Jesus exigiria sacrifício. 

É isto que Jesus quer dizer a ele quando o respondeu dizendo que o filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Seu ministério não seria uma caminhada de fama e recompensas, mas de muito trabalho, passando por desprezo e sofrimento.

Se aquele homem quisesse realmente segui-lo precisaria calcular melhor o quanto isso iria custar para ele. 



Muitos dizem seguir a Jesus, mas só pensam nos privilégios, esquecendo que também existem responsabilidades.

Cada um de nós deve sempre lembrar que para seguir a Jesus devemos tomar a sua Cruz. “Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” (I Jo. 2:6). 

William Barclay disse: 

“Ninguém pode dizer que foi induzido a seguir Jesus sob falsas recomendações. Jesus fez aos homens o favor de pôr suas exigências o mais alto possível”.

Não sabemos se o candidato do nosso texto depois de ouvir as palavras de Jesus desistiu de segui-lo. Sabemos que através desta pequena história Jesus quer falar conosco. Nos ensinar que para ser seu discípulo é preciso renunciar muitas coisas.

Se olharmos firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, sempre saberemos o que fazer. Encontraremos força naquele que “em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus” (Hb 12.2).

O verdadeiro candidato de Jesus precisa estar consciente de suas responsabilidades.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: