Onde está o seu tesouro?


O reino dos céus é semelhante a um tesouro oculto no campo, o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que tem e compra aquele campo - Mateus 13:44

A Parábola do Tesouro Perdido, proferida por Jesus em Mateus 13 nos conta de um homem simples que estava em mais um dia comum de sua vida.

Arar a terra, receber seu salário, voltar para casa com mais um dia vencido no qual lutou pelo sustento de sua família.

No final da tarde, sujo de terra, salgado do suor, pele castigada pelo sol, estaria ele voltando para sua casa vendo mais um crepúsculo, pensando talvez nos dias melhores que nunca pareciam chegar. 

Mas o que era para ser mais um dia comum se torna um dia especial. Aquele homem descobriu um tesouro enterrado!

Imediatamente ele esconde sua descoberta, afinal, precisava possuir aquele tesouro pelas vias legais, comprando primeiro o terreno. Decide vender tudo o que tem para poder adquirir o campo onde estava o tesouro. 

A decisão desse homem é um exemplo de como deve ser a nossa atitude diante do tesouro da salvação que Deus nos dá por meio de Jesus.

Cristo, no início de seu ministério, passou por vários de seus discípulos enquanto eles estavam trabalhando.

Ele disse: “Sigam-me!” E aqueles homens, sem hesitar, sem pensar duas vezes, largaram tudo o que tinham e seguiram a Jesus. 

Assim acontece no Reino de Deus. Quando entendemos que a salvação em Jesus é um tesouro, nossa entrega deve ser total. É o doar-se por inteiro, sem reservas.

Mas isso também implica em fazer morrer nossa natureza terrena e pecaminosa e assumir a vontade de Deus como propósito de vida. Jesus mesmo disse: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me” (Lucas 9.23).



Hoje temos visto muita gente querendo viver um cristianismo sem cruz, sem dedicação, sem esforço, sem doação, sem consagração, sem compromisso. Para essas pessoas o preço de seguir a Jesus é alto demais.

Em algum momento elas se depararam com o tesouro da salvação em Jesus, mas elas não querem deixar tudo o que são para tomar posse desse tesouro. Todavia, “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Marcos 8.36).

Isso me lembra dum fato ocorrido em 2013. Uma adolescente chinesa, chamada Ding Jinhao estava fazendo turismo num antigo templo egípcio. Até que ela decidiu que aquele lugar de 3000 anos de idade era chato demais.

A garota resolveu se entreter um pouco. Sabe o que ela fez? Escreveu seu próprio nome em uma das paredes do templo - de um templo de 3000 anos de idade!

Um templo que é um patrimônio histórico mundial, que resistiu por três milênios a guerras, invasões e a impiedosa passagem do tempo, mas que agora, arruinado por uma menina de 15 anos que estava entediada! Essa moça não soube valorizar que tinha à sua frente. 

Lembre-se do homem da parábola. Ao encontrar o tesouro tomou uma sábia decisão. E você, qual decisão tomará ao saber que só Jesus Cristo salva da morte eterna? Você vai se entregar a Ele sem reservas? 

Afinal, onde está o seu coração? “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração”. (Mateus 6.21)

Por Andrei Barros

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: