O encontro com Jesus


E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus. Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário - Atos 4:12-14

A Bíblia nos mostra em suas narrativas que muitas pessoas tiveram um encontro com Jesus. Essas pessoas buscavam ajuda, uma luz, uma saída e rumo. No entanto, Pedro e João afirmam categoricamente que "não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos". (Atos 4.12) 

Sem dúvida estes dois homens tiveram um contro com Jesus. Um encontro que mudou suas vidas. Quando nos encontramos com Jesus as coisas não são mais as mesmas. Veja alguns aspectos que mudam: 

1. O encontro com Jesus nos torna mais corajosos.
“Ao verem a intrepidez de Pedro e João...” (13)

Os apóstolos foram chamados para prestarem esclarecimento a respeito do bem que fizeram a um homem que era coxo. As autoridades supunham que por serem pessoas simples, não ousariam desafiar o poder e a influência dos líderes religiosos da época, obedeceriam as suas orientações e não falariam mais no nome de Jesus. 

Mas o encontro com Cristo os tornou mais corajosos. Eles escolheram, perante todos, obedecer a Deus, não deixando de relatar das coisas que ouviram e viram. Como prova desses fatos, apresentavam o ex-coxo restaurado pelo poder de Jesus: “- Se quiser nos bater, bata! -Se quiser nos castigar, o faça, mas nós não podemos deixar de falar das grandes maravilhas que aconteceram em nosso viver!” 

Você tem presenciado as maravilhas de Deus? Muitas pessoas, apesar de presenciar as maravilhas do Senhor em suas vidas, se calam e não anunciam o que Deus tem feito. Falamos sobre tudo, futebol, política e etc. Mas não falamos do que Jesus fez em nossas vidas. 

Você já compartilhou o amor de Jesus para alguém esta semana? Em contrapartida, quantas vezes você declarou amor ao seu time do coração? 

Se em nosso viver diário não conseguimos falar do amor que temos ao Deus grandioso, soberano e poderoso, precisamos aprender com a coragem dos apóstolos e proclamar as maravilhas de Deus.



2. O encontro com Jesus nos torna mais sábios.
“...sabendo que eram homens iletrados e incultos...” (13)

Provérbios 1.7 nos ensina que o temor do Senhor é o princípio do saber. E a Palavra de Deus ensina que a verdadeira sabedoria vem do Senhor. Jesus é a sabedoria de Deus encarnada. Por essa razão o encontro com ele nos torna mais sábios. 

Assim, podemos aproveitar as oportunidades de falar sobre esse amor, como fizeram os apóstolos. A graça de Deus nos impulsiona a falar e proclamar essa palavra maravilhosa. Ela nos motiva, nos dá força e sabedoria. 

Além de Salomão, a Bíblia fala de outros homens que se utilizaram dessa sabedoria que vem de Deus, como Josué, José, Daniel, e muitos outros. 

Naquela época, o Espírito de Deus descia, ocasionalmente, sobre alguém para realizar uma obra especial. Hoje contamos com a poderosa ação do Espírito Santo em nossas vidas de forma constante, nos dando sabedoria, e apesar de toda essa sabedoria que recebemos, perdemos muitas oportunidades de falar do amor de Jesus pelo medo que temos do que as pessoas podem pensar de nós. 

A Bíblia nos afirma que nessas horas em que não sabemos o que dizer, o Senhor falará por nós. Você fez uso da sabedoria de Deus nessa semana?

3. O encontro com Jesus nos torna parecidos com ele. 
A igreja de Atos era caracterizada pela sua boa influência no meio em que vivia. As pessoas podiam ver as marcas de uma comunidade que vivia na prática os ensinamentos de Jesus, de uma comunidade que teve um encontro com Jesus. 

A bíblia relata muitos encontros de pessoas com Jesus, e em todas elas há uma enorme diferença entre o antes e o depois desse encontro com o mestre. Efésios 4.29 é um bom exemplo disso. 

Efésios 4:29 - Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Você tem demonstrado ter encontrado a Jesus? Você tem feito diferença no lugar onde mora estuda ou trabalha? Você tem se parecido com o Mestre?

Para pensar
Você tem facilidade para falar das maravilhas de Deus? Tem visto a gloria de Deus em sua vida? A sabedoria que vem do Senhor tem norteado o seu viver? Você tem buscado cada dia mais ser parecido com o Mestre?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.
g

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: