Arrependimento, Perdão e Alegria


Lucas 15. 11 a 31

Em Lucas 15, vers.1 e 2, Jesus recebe gente de má fama, que se chega a Ele para ouvir sua mensagem e compartilhar uma refeição, tal atitude provoca ressentimento entre os fariseus e os escribas. Essa reação, por parte dos religiosos motiva Jesus a pronunciar as três parábolas que lemos no texto. Trata-se de uma história de arrependimento, perdão e alegria. 
Quais são os personagens?

O filho mais novo é apresentado como uma pessoa descontente com a vida que levava na companhia de seus pais. Resolve pedir a sua parte na herança, sai de casa e desperdiça tudo o que tem com meretrizes. Somos informados que a terra distante que o jovem resolveu viver passa por um período de grande fome. No ápice da degradação e desespero o jovem deseja comer a comida dos porcos, mas ninguém lhe dava nada. Então, caindo em si, resolve voltar para a casa patena, reconhecendo que pecou antes de tudo contra Deus e depois contra o seu pai.

O pai, que surpreende o filho, cheio de compaixão, correu ao encontro do moço, abraçou, beijou e ouviu a declaração do filho. Este pai amoroso perdoa o moço e o restitui a posição de filho mandando pôr-lhe a melhor roupa, sandália nos pés e o anel no dedo. Tem início uma festa, pois o filho perdido foi encontrado.

O filho mais velho é apresentado como alguém que fica indignado com o perdão do pai concedido ao filho mais novo. Somos informados que ele também se recusa a participar das celebrações e da alegria do pai ao recuperar o filho perdido, e considera o pai injusto por não dar a ele o devido valor.

Quais são os ensinos da parábola?

A figura central no texto é o Pai, que ama incondicionalmente. Ao narrar à degradação do filho, Jesus enfatiza o amor do pai para com o filho que retorna. Já o filho arrependido aprendeu que a rebeldia contra o pai só trouxe miséria, solidão e servidão. Não merece ser tratado como filho, todavia é restaurado pelo amor do pai (Lucas 15.24).



Por outro lado, nota-se que o filho mais velho não quer participar da festa e não vê o irmão como irmão (Lucas 15.30). É importante mencionar que o amor do Pai é igual, mas o coração do filho mais velho é egoísta e não participa da alegria do pai. 

A mensagem do texto é bastante clara. O amor e a bondade de Deus se revelam de tal maneira que transforma situações e muda expectativas humanas. A atuação do pai demonstra amor tanto para o “justo” como para o “perdido”. 

Deus está pronto a aceitar o pecador que está sinceramente arrependido. O refrão (Lucas 15.32) nos leva a pensar: participamos da alegria de Deus pela conversão dos pecadores? Estamos dispostos a contribuir ou vamos criar obstáculos para a permanência desse povo em nosso meio? 

Converter-se a Cristo é reconhecer o estado de rebeldia e miséria espiritual que estamos. É sermos restaurados como filhos amados de Deus. O Senhor toma a iniciativa e nos ama incondicionalmente, ele nos ama. 

Para pensar
Afinal, você com que filho se parece? Com o perdido que vivia fora de casa? Ou com o perdido que vivia dentro de casa? Como o amor incondicional do Pai nos ajuda amar outras pessoas?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: