Aproveitando as oportunidades


Josué 2.8 a 15


A história de Raabe, narrada no livro de Josué, é um bom exemplo de como podemos aproveitar as oportunidades. Veja comigo:

1. Raabe aproveitou a oportunidade de mudar de vida. 
As oportunidades são ocasiões em que temos a chance de dar uma grande virada em nossa vida. Elas podem surgir nos momentos mais difíceis da nossa historia, como aconteceu no caso de Raabe. 

A presença do povo de Deus causou medo e profundo pavor nos habitantes daquela região. Eles estavam em total desespero e Raabe reconheceu essa situação quando disse: “temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizeste aos dois reis dos amoreus”. Todavia Raabe também reconheceu as promessas de Deus: “Bem sei que o Senhor deu esta terra”. 

Todos esses acontecimentos a levaram a tomar a atitude de esconder os espias. E isso mudou a historia da sua vida. A bíblia também nos apresenta muitos exemplos de pessoas que aproveitaram a oportunidade e mudaram de vida: a mulher com o fluxo de sangue, que tocou na veste de Jesus e foi curada; o cego a beira do caminho que clamava: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” e passou a ver; o ladrão na cruz que reconheceu o seu pecado e buscou a ajuda de Jesus. 

Esses e muitos outros são provas que existem ocasiões em que se faz necessário aproveitar as oportunidades e tomar uma decisão que muda a história da nossa vida.

Um dia nós estávamos assim, como Raabe, sem esperança, mas um acontecimento mudou toda a nossa historia, a vinda de Jesus, que nos deu a maior oportunidade para a mudança real de toda a nossa vida. Não perca a oportunidade de mudar toda a sua história.

2. Raabe aproveitou a oportunidade de reconhecer a ação de Deus na vida do seu povo. 
Raabe reconheceu a atuação de Deus na vida do povo de Israel mediante a todos os acontecimentos que se sucederam desde a saída do Egito e durante toda a caminhada pelo deserto.

Como também no Salmo 126: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha... Então entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.”

A Bíblia ainda relata em atos que as autoridades ao verem a intrepidez de Pedro e João, "... sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam estado com Jesus” (Atos 4.13).

As pessoas a sua volta conseguem perceber que você está andando com Jesus? Será que temos reconhecido a agir de Deus em nossa vida? Paulo fala que o agir de Deus em nossa vida é como o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 2.14,15).

Aproveite a oportunidade e reconheça o agir de Deus na sua história. Nada acontece por acaso, mas Deus, por sua infinita graça, vai operando em nossa vida e mudando a nossa história (Filipenses 1.6).



3. Raabe aproveitou a oportunidade de salvar a sua família. 
Raabe aproveitou a oportunidade para propor um pacto que salvaria toda a sua família.

Por outro lado, é importante perceber que a salvação de sua família estava condicionada a obediência. Assim, se as exigências fossem cumpridas, toda a sua família estaria salva.

A saber: era preciso que todos estivessem na casa e que o pano vermelho posto na janela por onde os espias desceram pelo muro. O pano vermelho é uma menção clara ao sangue de Jesus que seria derramado por nós na Cruz. Aplicando este aspecto a nossa vida podemos dizer que todas as vezes que obedecemos a Palavra de Deus estamos aproveitando a oportunidade para salvar a nossa família. Como exemplo, a historia de Rute, de Ester, do carcereiro que não perderam a oportunidade de salvar a sua família.

Por outro lado, os acontecimentos na vida de Raabe são manifestações tremenda da graça de Deus. Ela era uma prostituta, mas o seu encontro com o Deus de Israel transformou sua vida, a ponto de ser lembrada no Novo Testamento figurando na genealogia de Cristo (Mateus 1.5), tida como um exemplo de fé (Hebreus 11.31) e de boas obras (Tiago 2.25).

Isso nos ensina que não importa o tamanho do seu pecado. Em Cristo há solução para a sua vida. Nunca ninguém está tão longe de Deus que não possa ser alcançado pela graça de Dele. Portanto, não desista de salvar a sua família. Não perca a oportunidade de salvar a sua família.

4. Raabe aproveitou a oportunidade de confessar o Senhor como o todo poderoso. 
Chama a nossa atenção no texto à confissão de fé que Raabe faz: “... porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terá” (11). Bem como a sua atitude de por o pano vermelho na janela como uma declaração pública de sua fé no Deus de Israel.

Não perca a oportunidade de confessar o Senhor como o Deus de sua vida. Pois essa é a decisão mais importante da sua historia. A Bíblia dá exemplos dessa realidade: Daniel, Pedro, Paulo e muitos outros que confessaram que o Senhor é o único Deus Verdadeiro. E isto tudo nos faz lembrar de Romanos 10.9,10 que diz: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

Você vai perder a oportunidade de acertar a sua vida com Jesus?

Para pensar
Você tem aproveitado as oportunidades para realizar a obra de Deus? Para alcançar a sua família? Para reconhecer o agir Dele em sua vida? Que decisão precisa tomar hoje?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.