Aproveitando as oportunidades


Josué 2.8 a 15


A história de Raabe, narrada no livro de Josué, é um bom exemplo de como podemos aproveitar as oportunidades. Veja comigo:

1. Raabe aproveitou a oportunidade de mudar de vida. 
As oportunidades são ocasiões em que temos a chance de dar uma grande virada em nossa vida. Elas podem surgir nos momentos mais difíceis da nossa historia, como aconteceu no caso de Raabe. 

A presença do povo de Deus causou medo e profundo pavor nos habitantes daquela região. Eles estavam em total desespero e Raabe reconheceu essa situação quando disse: “temos ouvido que o Senhor secou as águas do mar Vermelho diante de vós, quando saíeis do Egito; e também o que fizeste aos dois reis dos amoreus”. Todavia Raabe também reconheceu as promessas de Deus: “Bem sei que o Senhor deu esta terra”. 

Todos esses acontecimentos a levaram a tomar a atitude de esconder os espias. E isso mudou a historia da sua vida. A bíblia também nos apresenta muitos exemplos de pessoas que aproveitaram a oportunidade e mudaram de vida: a mulher com o fluxo de sangue, que tocou na veste de Jesus e foi curada; o cego a beira do caminho que clamava: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim” e passou a ver; o ladrão na cruz que reconheceu o seu pecado e buscou a ajuda de Jesus. 

Esses e muitos outros são provas que existem ocasiões em que se faz necessário aproveitar as oportunidades e tomar uma decisão que muda a história da nossa vida.

Um dia nós estávamos assim, como Raabe, sem esperança, mas um acontecimento mudou toda a nossa historia, a vinda de Jesus, que nos deu a maior oportunidade para a mudança real de toda a nossa vida. Não perca a oportunidade de mudar toda a sua história.

2. Raabe aproveitou a oportunidade de reconhecer a ação de Deus na vida do seu povo. 
Raabe reconheceu a atuação de Deus na vida do povo de Israel mediante a todos os acontecimentos que se sucederam desde a saída do Egito e durante toda a caminhada pelo deserto.

Como também no Salmo 126: “Quando o Senhor restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha... Então entre as nações se dizia: Grandes coisas o Senhor tem feito por eles.”

A Bíblia ainda relata em atos que as autoridades ao verem a intrepidez de Pedro e João, "... sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam estado com Jesus” (Atos 4.13).

As pessoas a sua volta conseguem perceber que você está andando com Jesus? Será que temos reconhecido a agir de Deus em nossa vida? Paulo fala que o agir de Deus em nossa vida é como o bom perfume de Cristo (2 Coríntios 2.14,15).

Aproveite a oportunidade e reconheça o agir de Deus na sua história. Nada acontece por acaso, mas Deus, por sua infinita graça, vai operando em nossa vida e mudando a nossa história (Filipenses 1.6).



3. Raabe aproveitou a oportunidade de salvar a sua família. 
Raabe aproveitou a oportunidade para propor um pacto que salvaria toda a sua família.

Por outro lado, é importante perceber que a salvação de sua família estava condicionada a obediência. Assim, se as exigências fossem cumpridas, toda a sua família estaria salva.

A saber: era preciso que todos estivessem na casa e que o pano vermelho posto na janela por onde os espias desceram pelo muro. O pano vermelho é uma menção clara ao sangue de Jesus que seria derramado por nós na Cruz. Aplicando este aspecto a nossa vida podemos dizer que todas as vezes que obedecemos a Palavra de Deus estamos aproveitando a oportunidade para salvar a nossa família. Como exemplo, a historia de Rute, de Ester, do carcereiro que não perderam a oportunidade de salvar a sua família.

Por outro lado, os acontecimentos na vida de Raabe são manifestações tremenda da graça de Deus. Ela era uma prostituta, mas o seu encontro com o Deus de Israel transformou sua vida, a ponto de ser lembrada no Novo Testamento figurando na genealogia de Cristo (Mateus 1.5), tida como um exemplo de fé (Hebreus 11.31) e de boas obras (Tiago 2.25).

Isso nos ensina que não importa o tamanho do seu pecado. Em Cristo há solução para a sua vida. Nunca ninguém está tão longe de Deus que não possa ser alcançado pela graça de Dele. Portanto, não desista de salvar a sua família. Não perca a oportunidade de salvar a sua família.

4. Raabe aproveitou a oportunidade de confessar o Senhor como o todo poderoso. 
Chama a nossa atenção no texto à confissão de fé que Raabe faz: “... porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terá” (11). Bem como a sua atitude de por o pano vermelho na janela como uma declaração pública de sua fé no Deus de Israel.

Não perca a oportunidade de confessar o Senhor como o Deus de sua vida. Pois essa é a decisão mais importante da sua historia. A Bíblia dá exemplos dessa realidade: Daniel, Pedro, Paulo e muitos outros que confessaram que o Senhor é o único Deus Verdadeiro. E isto tudo nos faz lembrar de Romanos 10.9,10 que diz: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação".

Você vai perder a oportunidade de acertar a sua vida com Jesus?

Para pensar
Você tem aproveitado as oportunidades para realizar a obra de Deus? Para alcançar a sua família? Para reconhecer o agir Dele em sua vida? Que decisão precisa tomar hoje?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: