As marcas do verdadeiro cristão


Rev. Josimar Rocha

...Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos
Atos 11.26

É muito comum chamarmos alguém pelo seu apelido ao invés do nome real. Algo parecido aconteceu com Barnabé, Saulo e a igreja de Antioquia. Durante um ano estes homens de Deus se reuniram com a igreja e ensinavam a muitos. Foi em meio a está busca de pessoas que os discípulos foram pela primeira vez chamados de cristãos. 

Mas o que significa ser chamado de cristão? Melhor ainda, quais são as marcas do verdadeiro cristão?

O verdadeiro cristão é nascido de novo
O termo “cristão” de acordo com o dicionário significa "aquele que professa a religião de Cristo", "que professa o cristianismo ou lhe é relativo". É um termo associado ao exercício da religiosidade. Muitas pessoas se enquadram nesse aspecto nos dias de hoje. 

Todavia, ser um cristão não é apenas ser simpatizante do cristianismo ou ser alguém de hábitos religiosos. É necessário nascer de novo! É isso que Jesus coloca como requisito a Nicodemos para que ele pudesse ver o Reino dos Céus (João 3.1-6)

O processo de "nascer de novo" ocorre quando Deus nos transforma em seus seguidores, realizando uma obra completa em nossas vidas. “E assim se alguém está em Cristo é nova criatura as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” - 2 Coríntios 5.17. 

O Novo Nascimento é uma obra exclusiva de Deus. Ele a realiza mediante a atuação poderosa do Espírito Santo que nos convence de todo pecado, e nós, em contrapartida, nos rendemos a este maravilhoso amor. Quem sabe, hoje você precisa voltar ao primeiro amor? Ou ainda, tenha que nascer de novo?



O verdadeiro cristão é um seguidor de Cristo
Jesus diz: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, elas me seguem” - João 10.27. Essa declaração do Senhor contém três características da ovelha, que podem ser atribuídas ao verdadeiro discípulo que é um seguidor de Cristo:

a) "ouvem a minha voz" - ouvimos a voz de Cristo através da Palavra quando buscamos nas escrituras conhecer melhor a sua vontade .

b) "Eu as conheço" - Jesus sabe quem são os seus seguidores, os seus verdadeiros discípulos. Não é uma vida de aparência, afinal é possível enganar muita gente, mas não a Deus. Por essa razão é preciso ser sincero e reconhecer na vida os erros e pecados. 

c) “Elas me seguem” - Há muitos que se dizem cristãos, mas vivem uma vida de pecado em desobediência frontal à Palavra de Deus. A Bíblia diz que “aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou” - 1 João 2.6. Seguir a Cristo implica em conhecer a sua vontade, obedecê-la incondicionalmente e imitá-lo em suas atitudes. 

Examine a sua vida. Você está obedecendo incondicionalmente a Palavra de Deus? Está vivendo uma vida que agrada a Deus?

O Cristão verdadeiro tem Jesus como Senhor
Jesus não é apenas o nosso Salvador. Ele precisa ser o Senhor absoluto de nossa vida, aquele que tem toda a autoridade, o dono do nosso coração. 

Jesus é o Senhor porque Ele pagou o preço por nós quando morreu na cruz por causa dos nossos pecados. Devemos servi-lo sem reservas! 

Você tem obedecido incondicionalmente ao Senhor Jesus?

Para pensar
“As decisões que você tomar hoje determinarão as historias que você contará amanhã” - Craig Groeschel

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: