Contar os dias


Rev. Danilo Campos

Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio
Salmos 90:12 e Lucas 10.38-42

Há algum tempo atrás foi veiculado um comercial na televisão em que um rapaz mostrava seu álbum de recordações.

Começava com fotos mostrando quantos anos ele tinha até passar por uma série de páginas em branco, sem fotos, quando então chegava ao final, com uma fotografia dele recém saído de uma casa de reabilitação de drogados.

Vários anos da vida daquele jovem passaram em branco por causa das drogas. 

É impressionante o mal que as pessoas podem fazer a si mesmas. É triste ver pessoas desperdiçando seu tempo de vida aqui na terra com aquilo que destrói ou simplesmente com coisas que não edificam. Há também pessoas que só começam a dar valor a sua própria vida depois de quase perdê-la.

Já o Salmista faz um ótimo pedido a Deus: “Ensina-nos a contar nossos dias para que alcancemos coração sábio”. Mas o que seria “contar os dias”? 

Contar os dias significa:
1 - Assentar-se aos pés do Senhor
Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor... - Lucas 10:39

Maria, irmã de Marta se assentou aos pés do Senhor. Aproveitava ela a oportunidade incomparável de estar aos pés de Cristo.

Contar nossos dias é assentar-se aos pés do Senhor. É aproveitar a oportunidade valiosa que temos de estar na presença de Deus, em comunhão com Ele. As Sagradas Escrituras nos exortam a buscar ao Senhor enquanto o podemos encontrar, a invoca-lo enquanto esta perto - Isaías 55.6

E ainda nos dá alguns parâmetros para o encontrarmos de fato, dizem elas: “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscares de todo vosso coração - Jeremias 29. 13. Temos que busca-lo de todo coração, Deus nos quer por inteiro, não divididos.

Essa busca depende de arrependimento e santificação: quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos, sim quando multiplicai as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue. Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer o mal - Isaías 1.15 e 16.

Quando nos achegamos ao Senhor, a primeira coisa que devemos fazer é confessar nossas falhas e cessar de fazer o mal, do contrário Deus esconderá de nós os Seus olhos.

E ainda a Bíblia nos diz: Buscai ao Senhor e a sua força; buscai a sua face continuamente - 1 Crônicas 16. 11.

Nossa busca do Senhor não se restringe ao domingo, ela deve ser continua, constante, a cada momento de nossa viver. Nós não nos alimentamos apenas uma vez por semana, se assim o fizéssemos seriamos pessoas de saúde muito fraca.

Da mesma forma se nós buscarmos ao Senhor e a Sua força apenas uma vez por semana seremos pessoas fracas, com uma tênue fé e uma saúde espiritual debilitada.

Contar nossos dias é vencer o desafio de estar continuamente aos pés do Senhor.



Contar os dias significa:
2 - Ouvir os ensinamentos do Senhor
...ouvindo-lhe a palavra - Lucas 10:39

Maria ouvia os ensinamentos do Senhor. Ela estava disposta a aprender, atenta a cada palavra que Ele pronunciava.

Em 2 Timóteo 3. 16 e 17 encontramos a seguinte verdade: Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para correção, para a educação na justiça, afim de que o homem de Deus seja perfeitamente habilitado para toda boa obra.

Ou seja, temos na Bíblia um manual perfeito no qual encontramos os ensinamentos do Senhor. Contudo, é necessário que tenhamos a mesma disposição para aprender mais e mais de Deus, quer seja numa leitura diária ou através da explanação de um de seus servos fundamentados na mesma.

Certa vez um menino questionou sua mãe sobre a necessidade de se ler a Bíblia. Disse ela então: - Se você ler a Bíblia você vai parar de fazer muitas coisas erradas que você costuma praticar. Baseado nesta idéia, o menino resolveu ler a Bíblia toda e ao fim da leitura concluiu: - de fato eu já não sou a mesma pessoa. 

Jesus disse: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus? - Mateus 22.29

Então como proceder retamente? O salmista nos responde afirmando: Guardo no coração as Tuas palavras, para não pecar contra Ti - Salmos 119.11.

Aprender do Senhor também deve ser algo contínuo. Nós esquecemos facilmente das coisas, precisamos estar constantemente em contato com a palavra de Deus, de outra forma, como a guardaremos em nosso coração?

Contar nossos dias é ouvir os ensinamentos do Senhor.

Contar os dias significa:
3 - Escolher a boa parte

Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada - Lucas 10:40-42

Maria possuía um censo de valores superior ao de Marta. Para Marta o mais importante naquele momento era realizar os seus muitos serviços. Em face disso agitava-se de um lado para o outro, preocupada com os mesmos. Mas Maria escolheu a boa parte e que essa não lhe seria tirada. 

Qual tem sido a nossa escala de prioridades? Temos priorizado nossos afazeres seculares, tarefas domésticas ou até lazeres ao invés de priorizarmos a comunhão e ensinamento do Senhor? Se damos maior destaque a outras coisas que não a Deus, estamos fadados ao fracasso.

Como Marta, às vezes nos mostramos inquietos com muitas coisas, sendo que uma coisa apenas é que carecemos: voltar o nosso coração para o Senhor e aprender os seus ensinamentos.

Jesus nos fala em Mateus 6.31 a 33: ...não vos inquieteis dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai pois, em primeiro lugar, seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Se ocuparmos nossa mente somente com os cuidados desta vida, a palavra de Deus torna-se infrutífera em nós. Em Mateus 13.22 encontramos a afirmação de que: ... os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera.

Qual tem sido a nossa opção? A de Marta ou a de Maria? Precisamos escolher a boa parte, assim estaremos contando os nossos dias e alcançaremos coração sábio.



Conclusão
Havia um homem que enquanto vivo desejava uma porção de coisas aqui na terra, eram muitos os seus anseios.

Já pertencia a uma igreja, contudo não tinha uma comunhão constante com o Senhor. Um dia ele veio a falecer e chegou ao céu. Lá podia ver um anjo perto de um monte de caixas embrulhadas para presente, todas bem adornadas.

Curioso, dirigiu-se ao anjo e perguntou:

- O que são estas caixas?

Respondeu-lhe o anjo:

- Essas são bênçãos que deveriam ser entregues a você na terra, mas pelo fato de você não ter buscado a Deus em oração e colocado os seus anseios diante dele, elas não foram entregues; permaneceram aqui mesmo, todas empilhadas.

Queremos bênçãos? Queremos um coração sábio? Queremos contar nossos dias, aproveitá-los naquilo que edifica e salta para a vida eterna? Então é necessário assentar-se aos pés do Senhor, ouvir seus ensinamentos, escolher a boa parte.

Que Deus nos ajude a vencer estes desafios 

--------------------------------------------------
Danilo Cassemiro de Campos é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2010. Ordenado em 2011. Bacharel em Design (Projeto do Produto) pela Faculdade Asseta de Tatuí (2008), além de Técnico em Processamento de Dados e Hardware (1998 e 2002). É fundador e editor do site www.maravilhosagraca.org

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: