Natal, tempo de mudanças radicais!


Isaías 9.1 a 7

Chegou mais um Natal. A cidade se enfeitou, as lojas receberam os seus clientes, a atmosfera natalina tomou conta de todos os lugares. Todas essas coisas fazem do Natal um período de festa e celebração. Todavia podemos esperar mais do natal. Ele pode produzir uma mudança radical em nossa vida!

1. Da escuridão para a luz (1-2)
O texto de Isaías mostra que no futuro uma região de Israel seria conhecida como desprezada, uma terra aflita, que viveria na obscuridade. Na verdade o autor está se referindo a um fato histórico que iria acontecer em breve: a queda de Israel. Tal queda teve início naquela região, ou seja, foi a primeira a ser invadida, dando o começo a toda destruição.

Assim sendo, um fato histórico torna desprezível a região de Zebulom e Naftali. Mas a misericórdia de Deus promoveu uma mudança radical e “o povo que vivia em trevas viu grande luz”. Em Mateus 4.15 e 16 fomos informados que Jesus inicia o seu ministério naquela região e a sua presença trouxe alegria para aquele lugar.

Assim também acontece me nossa vida. Antes do advento de Jesus estávamos na mais profunda escuridão. Mas um dia a luz de Jesus brilhou em nosso coração. A pergunta que surge é: a luz de Jesus já brilhou em seu coração? Ou quem sabe, no nosso coração existem lugares de escuridão onde a luz de Jesus ainda não brilhou? Deixe a luz de Jesus bilhar em seu coração.



2. Da tristeza para alegria (3-5)
A mensagem do profeta enfatiza a grande alegria que o povo daquela região vai sentir um dia. Como exemplo, o profeta cita dois fatos como fontes de alegria. 

O 1° fato é o resultado da colheita. Sendo um país essencialmente agrícola, uma boa colheita era fonte de alegria. 

O 2° fato é o retorno do exército trazendo o despojo do povo que foi derrotado, evidenciando a grande vitória no combate. 

Os instrumentos de guerra como a bota e as vestes sujas de sangue trazem a tona a tristeza e o sofrimento daquela horrível batalha. Mas a mudança é tão grande que os instrumentos de guerra já não têm mais necessidade de existir e por essa razão são destruídos. (5)

Por mais difíceis que sejam as lutas que enfrentamos nada se compara com a alegria de Jesus em nossa vida. Cristo é a fonte de toda a alegria. 

Você tem desfrutado da alegria de Jesus em sua vida? Quem sabe você esteja passando por um período de grande tristeza como aquele povo passou... Mas assim como eles receberam uma promessa de alegria sem fim, saiba que só a presença de Jesus pode trazer essa alegria ao seu coração.

3. O caminho da mudança (6-7)
Para realizar toda essa transformação é anunciado o nascimento de um menino que vem ao mundo como um presente de Deus. Ele leva nos ombros os nossos pecados e é caracterizado por alguns títulos que representam a sua grandeza. 

Como é bom saber que temos a presença do Maravilhoso Conselheiro que nos auxilia a tomar as decisões em nova vida. E poder contar com o Deus forte que nos ajuda a vencer as lutas do dia-a-dia. Descansar nos braços daquele que tem o controle de toda a eternidade. Desfrutando da verdadeira paz que excede todo o entendimento e só tem que conhece a Jesus.

Sem dúvida, a presença de Jesus transforma o Natal no acontecimento mais radical de nossa história. Jesus nasceu verdadeiramente em seu coração?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: