Conselhos para o ano novo


Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus. - Filipenses 4:4-7

A Palavra de Deus deve nortear nossa vida e nos ajudar a descobrir qual é a boa perfeita e agradável vontade do Senhor. Assim, hoje vamos descobrir alguns conselhos do apóstolo Paulo, para que não só o ano que se inicia seja abençoado, mas toda a nossa vida.


1º Conselho para um ano novo abençoado: 
“Alegrai-vos sempre no Senhor”. 

Você sabia que a carta de Filipenses foi escrita quando o apóstolo Paulo se encontrava preso por pregar o evangelho? Será que alguém que está preso tem motivos se alegrar? Com certeza não!

No entanto, esta carta ficou conhecida como a carta da alegria. Mas como é possível manter alegria em meio a situações adversas? Como por exemplo, quando somos surpreendidos por uma tragédia, ou uma enfermidade que nos assola, como manter a alegria em meio ao sofrimento? 

A resposta de Paulo é que a alegria deve ser centrada no Senhor e não nas circunstâncias transitórias da vida. Quando a nossa alegria está no Senhor, ainda que suportemos adversidades, elas não podem roubar a nossa alegria. 

E você, onde tem colocada a sua alegria? No Senhor ou nas circunstancias transitórias da vida?



O Segundo Conselho Para Um Ano Novo Abençoado. 
“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens” 

O termo “moderação” que algumas versões aparece como “generosidade” não possui um tradução que represente o seu significado no original e pode ser entendido como qualquer das seguintes virtudes: indulgência, condescendência, cordialidade, amabilidade, gentileza, compreensão carinhosa, consideração, caridade, mansidão e bondade. 

A mensagem é que as nossas atitudes devem ser transparentes e autênticas, com o propósito de transmitir amor genuíno pelo outro. O motivo para agirmos assim é o fato de que “perto está o Senhor”. 

Sim, o Senhor está perto e isso pode significar que a volta de Jesus está próxima e teremos que dar conta de todas as nossas atitudes a Ele. Ou ainda, pode indicar que Deus conhece todas as nossas ações de perto. Em ambos os casos temos motivos para viver de forma digna e coerente com a Palavra. 

Será que em nossas atitudes temos demonstrado amor genuíno para com os outros? 

3º Conselho para um ano novo abençoado.
"Não andeis ansiosos". 

Paulo nos convida a não ficarmos demasiadamente preocupados com qualquer coisa que seja. Dessa maneira, ele inclui todas as coisas, desde a mais simples até as mais complexas e nos manda levar tudo ao conhecimento do Senhor. 

Muitas vezes, a razão da ansiedade é a confiança na nossa própria capacidade. Queremos resolver o problema quando na verdade deveríamos confiar em Deus. Seguindo este raciocínio, a ansiedade é inversamente proporcional a confiança em Deus, ou seja, quanto maior a confiança em Deus menor será a ansiedade. 

Mas como posso confiar tudo ao Senhor?

Através da oração, que é falar com Deus, e súplica, que é o reconhecimento da nossa incapacidade de solucionar as nossas questões, por isso buscamos aquele que é poderoso. Não podemos esquecer de agradecer com ações de graças por todas as coisas que Ele tem feito e por aquelas que ainda fará. Assim desfrutaremos da verdadeira felicidade que é a paz a qual transcende todo o entendimento. 

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: