Os privilégios da vida cristã


Filhinhos, escrevo a vocês porque os seus pecados são perdoados por causa de Cristo. Pais, escrevo a vocês porque conhecem aquele que existiu desde a criação do mundo. Jovens, escrevo a vocês porque vocês têm vencido o Maligno... 1 João 2.12-14

Em sua primeira carta, o apóstolo João faz uma analogia muito interessante com os períodos da nossa existência. Ele usa termos como "filhos", "pais" e "jovens", associados à nova vida que recebemos em Jesus Cristo.

João ao usar estes termos não está se referindo a idade cronológica, e sim ao estágio de nossa fé na caminhada com Cristo. Ele quer nos mostrar que em cada etapa temos um grande privilégio a desfrutar!

Vejamos quais são:

1 - "Filhinhos", o privilégio da comunhão
No primeiro estágio de nossa fé, os filhinhos, começamos a desfrutar da comunhão com o Senhor Jesus. É o inicio da caminhada, e por essa razão, somos informados que os nossos pecados estão perdoados.

Somos agora filhos de Deus! Temos Cristo como nosso advogado, o que significa que este perdão de Deus continuará sendo exercido sobre nossas vidas. Além disso, os filhinhos" conhecem o Pai.

Essas são as primeiras experiências conscientes do cristão recém-nascido! Que alegria poder desfrutar do perdão e consequentemente da comunhão com Deus!

Jesus, em seu ministério, sempre afirmava que os pecados daquelas pessoas que foram alvos de sua graça estavam absolvidos. O grande problema é que muitas pessoas ficam eternamente neste estágio e precisam ser lembradas que os seus pecados são perdoados por causa de Cristo.

Por outro lado, se você ainda não desfrutou da benção do perdão reconheça que Jesus é o seu Senhor e Salvador e venha desfrutar do privilégio da comunhão com Deus!



2 - "Pais", o privilégio da convivência com Deus
Os pais a quem João se refere agora são os adultos espiritualmente, gente que tem um longo tempo de caminhada e já desfruta de uma comunhão profunda com o Senhor, fruto de uma convivência genuína e verdadeira com o Mestre. Já passaram por várias circunstâncias e sabem que o Senhor é imutável. O conhecimento de Deus os amadureceu com o passar dos anos.

E nas duas vezes que se dirige aos pais, João emprega palavras idênticas: “conheceis aquele que existe desde o princípio” provavelmente uma referência ao eterno Deus que não muda. O tempo passa, mas Ele continua sendo refúgio de eternidade a eternidade.

É um grande privilégio desfrutar da convivência com o Senhor e poder saber, por experiência própria, que Ele é fiel. Você tem desfrutado de uma convivência profunda com o Senhor?

3 - Jovens, o privilégio de serem vitoriosos no combate
Entre os filhinhos e os pais estão os jovens, ativamente envolvidos em um combate cristão e, por essa razão, se faz necessário serem fortes. Uma vez que a juventude é caracterizada pela plenitude do vigor, devemos aproveitar essa disposição para realizar a obra do Senhor.

E não estamos falando de idade cronológica. O texto afirma que os jovens “têm vencido o maligno” Seu combate veio a ser uma vitória. O grande privilégio dos jovens é vencer o combate por ser forte.

Mas a força destes jovens está no fato de permanecer na palavra, ou seja, procurando moldar suas vidas às exigências da palavra. “De que maneira o jovem poderá guardar puro o seu caminho?... Observando a tua Palavra” - Salmo 119.9-11

Como diz a canção “se atentamente ouvir a sua voz e obedecer, e seguir os teus passos e jamais me desviar...”. Muitas vezes, temos experimentado a derrota porque não permanecemos na Palavra. Por exemplo, há ocasiões que a melhor saída é fugir das paixões da mocidade (2 Timóteo 2.22) como aconteceu no caso de José e a mulher de Potifar (Gênesis 39).

Lembre-se, a consequência presente é fruto do que aconteceu no passado. Os jovens venceram porque permaneceram na Palavra.

E você tem desfrutado da comunhão, da convivência com Deus e vencido o combate?
-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: