Hino 296 - Cristo não tardará

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Cristo em breve do céu virá
Pois prometeu e não tardará
Oh! Que alegria, que glória será
Quando Jesus regressar!

Cristo não tarda, não tarda em vir
Cristo não tarda em vir
Oh! Que alegria e glória será
Quando Jesus regressar

2. Em breve os mortos ressurgirão
Todos os crentes se encontrarão. 
Juntos, alegres, ao céu subirão, 
Quando Jesus regressar! 

3. Na terra, em breve teremos paz, 
Quando for preso o maligno mordaz!
Toda aflição ficará para trás, 
Quando Jesus regressar!

4. Cristo não tarda, não tarda em vir.
Quem pronto está para aquele porvir?
Oh! Que alegria teremos em ir 
Letra: Daniel Webster Whittle (El Nathan) - 1840 - 1901
Adaptação: Salomão Luiz Ginsburg, 1895
Música: James McGranahan, 1840 - 1907

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a volta iminente de Jesus Cristo e a alegria que isso trará aos crentes. O hino celebra a promessa de Jesus Cristo de que Ele voltará e a esperança dos cristãos de ressuscitar e encontrar-se com Ele. O hino também expressa a esperança de que a volta de Jesus Cristo trará paz à Terra, ao prender o maligno e deixar a aflição para trás.

Teologia do hino:
O hino expressa a crença cristã na volta de Jesus Cristo, que prometeu aos seus discípulos que voltaria para levá-los consigo. A ressurreição dos mortos é outra crença cristã fundamental, que se baseia na fé na ressurreição de Jesus Cristo e na promessa de que os crentes também ressuscitarão para a vida eterna. A ideia de que a volta de Jesus Cristo trará paz à Terra também é uma crença cristã fundamental, que se baseia na fé de que Ele é o Príncipe da Paz e virá para instaurar o Reino de Deus.

Textos bíblicos:
"Este Jesus, que dentre vós foi elevado ao céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir." (Atos 1:11)
"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro." (1 Tessalonicenses 4:16)
"O Deus de paz em breve esmagará Satanás debaixo dos vossos pés." (Romanos 16:20)

Metáforas e simbologia:
1) "Quando Jesus regressar" - a imagem do regresso de Jesus é uma metáfora para a sua volta à Terra em poder e glória.

2) "Todos os crentes se encontrarão" - a imagem do encontro dos crentes é uma metáfora para a união da Igreja na presença de Jesus Cristo.

3) "Toda aflição ficará para trás" - a imagem da aflição para trás é uma metáfora para a libertação do sofrimento humano pela presença de Jesus Cristo.

Aplicação prática:
O hino nos convida a estar prontos para a volta iminente de Jesus Cristo e a viver de acordo com a sua vontade, confiando na sua promessa de que Ele voltará. Devemos estar preparados para encontrar-nos com Ele e ressuscitar para a vida eterna. Além disso, o hino nos lembra de que a volta de Jesus Cristo trará paz à Terra e libertará a humanidade do sofrimento e da aflição. Devemos, portanto, trabalhar pela paz e pelo bem-estar da humanidade, agindo de acordo com os valores do Reino de Deus.

Quando cantar:
O hino é apropriado para épocas litúrgicas como a Quaresma e a Páscoa, quando se celebra a morte e ressurreição de Jesus Cristo e se espera a sua volta. Também pode ser cantado em cultos de oração e louvor, especialmente aqueles que enfatizam a esperança e a alegria da volta de Jesus Cristo. O hino também é apropriado para funerais, pois expressa a esperança da vida eterna com Deus após a morte.

História
Hino característico do movimento evangelístico do final do século dezenove nos Estados Unidos, movimento do qual o seu compositor James McGranahan (hino n° 103) fez parte integrante, reúne à melodia "Jesus is coming" o texto de El Nathan (hino n° 105) traduzido pelo Rev. Salomão Luiz Ginsburg, o idealizador do "Cantor Cristão" (hino n° 198). 

O texto é baseado em Mateus 24.30 e, na última estrofe, adverte sobre a prontidão constante do crente para o regresso de Jesus. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: