Hino 293 - O dia glorioso

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Vinde, ó cristãos, regozijai-vos, 
O Senhor não tardará!
Já vem o glorioso dia 
Em que Cristo voltará!

    Oh! Dia triunfal de Cristo
    Quando lá do céu descer! 
    Todos juntos, jubilosos, vamos 
    O Senhor a receber! 
    Vinde, ó cristãos, regozijai-vos! 
    O Senhor não tardará! 
    Já vem o glorioso dia 
    Em que Cristo voltará!

2. Com multidão inumerável 
Sobre as nuvens ele vem!
E todos juntos entraremos 
Com Jesus na glória além!

3. Então será glorificado 
Nos remidos, o Senhor.
E o mundo inteiro admirará
Seu poder e seu amor. 

Informações
Letra e música: Ira David Sankey, 1840 - 1908
Tradução: Henry Maxwell Wright, 1912

Ênfase do hino:
A ênfase principal deste hino é a volta triunfal de Cristo, que trará redenção e glória para os crentes, e a consequente adoração e celebração que se seguirá.

Teologia do hino:
Este hino reflete a teologia escatológica, ou seja, a doutrina das últimas coisas. Ele se concentra na volta triunfal de Cristo e no julgamento final, que trará a redenção completa para os crentes e a revelação do poder e amor de Deus ao mundo. Além disso, o hino destaca a esperança e a alegria que os cristãos têm em relação a essa volta, bem como a importância da adoração como resposta apropriada.

Textos bíblicos:
O hino não cita textos bíblicos específicos, mas é baseado em passagens como Mateus 24:30-31, Apocalipse 1:7 e Filipenses 2:9-11, que falam da volta triunfal de Cristo e da adoração que se seguirá.

Metáforas e simbologia:
As principais metáforas e simbologias deste hino estão relacionadas à volta triunfal de Cristo, representada pela imagem de Cristo descendo sobre as nuvens e da multidão de crentes que o acompanharão na glória. Além disso, o hino destaca a importância do dia glorioso em que Cristo voltará como um símbolo de esperança e redenção para os crentes. As expressões "dia triunfal de Cristo" e "glorioso dia" reforçam essa simbologia.

Aplicação prática:
Este hino traz esperança e conforto para os crentes, lembrando que a volta de Cristo trará a redenção completa e a revelação do poder e amor de Deus. Ele também enfatiza a importância da adoração como resposta apropriada a esse evento. Na vida cotidiana, o hino pode ser um lembrete encorajador da esperança que temos em Cristo e um incentivo para vivermos em expectativa e adoração.

Quando cantar:
Este hino é apropriado em diversas épocas litúrgicas, como o Advento e a Quaresma, que focam na espera e preparação para a volta de Cristo. Também é apropriado em ocasiões de celebração da esperança e redenção em Cristo, como em batismos e casamentos cristãos. Além disso, pode ser cantado em cultos de adoração e louvor, como uma expressão de alegria e expectativa em relação à volta de Cristo.

História
Mais um hino que nos chega pela tradução de Henry Maxwell Wright (v. hinos n° 39 e 132) feita em 1912. Texto original e música são trabalhos do grande músico evangelista Ira David Sankey (v. hino n° 97).

É um hino muito querido em nossas igrejas evangélicas no Brasil graças ao seu texto de alegre esperança no retomo do Senhor, aliado a uma das mais felizes composições de Sankey, quer na força da melodia brilhante e fluente, quer pelo vigor harmônico que reveste o hino de decisão e realização total.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: