Amigos de Deus



“Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando”. – João 15.14

A amizade é uma das principais bases de nossa vida humana. Ela é tratada em músicas, filmes, pinturas, e toda qualquer expressão cultural humana já abordou a amizade.

Muitos talvez não saibam, mas a amizade também é um importante tema na Bíblia, na história da salvação. No Gênesis nos é ensinado que Deus criou o ser humano para desfrutar de Sua comunhão. Mas, pela desobediência do primeiro casal, essa amizade foi quebrada (Gn 3.23). 


Para restaurá-la, um longo e elaborado plano de salvação foi efetivado por Deus na história culminando em Jesus Cristo. O Filho de Deus se encarnou se ofereceu como sacrifício por nós, levando sobre si o castigo de nosso pecado. Ele pagou nossa dívida, venceu a morte, e restaurou a comunhão, a amizade entre Deus e o ser humano, especificamente aqueles que se entregaram ao seu senhorio (Ef 2.14). 

Agora, em Jesus, podemos ser amigos de Deus. Título honroso que homens como Moisés e Abraão obtiveram. Outros, ainda que não sejam chamados literalmente de amigos, evidenciaram íntima amizade, como Enoque e Noé – gente que andou com Deus e no caso de Enoque nem a morte experimentou (Gn 5.22).

Mas isso não é exclusividade dos grandes vultos da história bíblica, é do próprio desejo de Deus que o seu povo ande nos seus caminhos (Dt 28.9) e que seus filhos sejam acima de servos, amigos (Jo 15.14). Todavia, a questões que se levantam são: as pessoas querem andar junto a Deus? Querem ser amigas de Deus? 

Ser amigo de Deus não é simplesmente ser um simpatizante ou alguém que crê de maneira distante – este último aspecto até os demônios fazem e tremem (Tg 2.19).

Para ser amigo de Deus é necessário comprometimento, fidelidade, obediência e viver colocando o seu Reino em primeiro lugar. Diante desta realidade, você tem buscado ser amigo de Deus?

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004.
É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Tecnologia do Blogger.