Pastorado - A Rotina e a Apatia (3)


Continuando na busca de uma resposta a pergunta, “se algo poderia ser feito para diminuir os riscos que o[s] pastor[es] corre[m]?”

A ROTINA se torna muito pesada. A APATIA entre os liderados sufoca. Em muitos casos o pastor faz quase tudo em sua igreja, e os irmãos deixam que assim ele aja. Cortar a grama, pintar paredes, pregar sermões, realizar serviços bancários, visitar os irmão e doentes, cuidar de suas crianças, limpar a igreja, confeccionar os boletins e assim a lista pode crescer em muito.

Em virtude dessa rotina e apatia muitos pastores deixam o ministério não porque tenham desistido de Deus, mas porque pensou que a causa não valia mais todo o seu investimento.

Essa dor de um sonho destruído pode ser evitada ao darem atenção ao cuidado e ao suprimento de seus pastores. Pergunte a si mesmo o que pode fazer para ajudar seu pastor a encontrar realização interior no seu trabalho. Ajude-o a manter a igreja alegre, entusiasmada e fincada em questões espirituais autênticas.

Pastores raramente encerram seus ministérios durante um tempo de despertamento espiritual; isto acontece durante tempos de dificuldade e superficialidade, quando o trabalho é frustrante e os resultados são lentos.



Sempre pergunte a si mesmo e a outros se sua igreja está fazendo a obra principal de Cristo em seu contexto com a motivação correta. Sua congregação merece que alguém chamado por Deus dê anos de sua vida para esse ministério? 

Ou é ela um posto avançado de um reino que espera de pastores que mantenham os estoques, rotinas e a todos felizes – incluindo os espiritualmente imaturos?

Sua congregação é um lugar em que um pastor vai olhar para trás daqui a 20 anos e pensar que foi digno de todo o sacrifício? 

É uma igreja da qual ele se lembrará e pensará nos momentos de renovação espiritual que os membros proporcionaram ao viverem juntos, recordando daqueles que foram resgatados do desespero de suas vidas pecaminosas?

Por Gilberto Bueno Filho

Mais artigos sobre pastorado
01 - Um mundo que nunca para
02 - Ajude seu pastor
03 - A rotina e a apatia
04 - Equilíbrio e prevenção

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: