O Milagre que Salvou a Festa: Como Jesus Transformou o Comum no Extraordinário – Estudo Bíblico em João 2

João 2.21

Você já passou por aqueles dias em que o desânimo e a tristeza parecem querer tomar conta de nós? A alegria e a paz cedem lugar à preocupação e à tristeza. 

Olhamos para a vida e perguntamos: por que isto está acontecendo? Será que vale a pena viver?

É nestes momentos que precisamos saber, sem sombra de dúvida, que podemos clamar pelo poder miraculoso de Deus em nossas vidas e descobrir que o Senhor Jesus pode realizar milagres. Mas como isto pode acontecer? 

Estes poucos versículos de João 2 nos darão a resposta a esta profunda questão.

Estamos num casamento em Caná da Galiléia em que Jesus, sua mãe e seus discípulos haviam sido convidados. Vamos ficar atentos, pois algo de muito especial irá acontecer. O poder de Jesus irá se manifestar. 

Vamos dar uma olhada no que este primeiro milagre realizado no ministério de Jesus significa para nós. Este milagre nos ensina que...

1. O VINHO PODE ACABAR

Pense em todas as coisas que poderiam sair errado em uma festa de casamento hoje: uma testemunha desmaiar, o órgão eletrônico não funcionar, o noivo esquecer os anéis em casa, a luz acabar no meio da cerimônia, a noiva escorregar no altar...

Pois bem, ficar sem comida ou sem vinho em um casamento judaico era muito pior do que qualquer dessas coisas. 

A hospitalidade no antigo Oriente era uma tarefa sagrada. Falhar em ter providenciado essas coisas resultaria numa tremenda humilhação para a família da noiva. 

O casamento ficaria sendo comentado por vários anos. Seria uma tragédia. Maria percebe a seriedade deste fato. Ouça suas palavras:

João 2.3
"Eles não têm vinho"

Para o povo judeu o vinho simbolizava alegria. No casamento de Caná, a alegria havia acabado!

Esta expressão da mãe de Jesus nos transmite muito mais do que simplesmente a menção daquela bebida necessária ao casamento. 

Ela simboliza nossas vidas. É algo aterrorizador quando não temos mais vinho. Isto pode representar a perda da nossa alegria por diversas razões. Uma doença, um relacionamento fracassado ou decepções com pessoas podem tirar a satisfação do viver.

É comum ocorrerem aqueles dias quando não temos vontade de levantar de manhã, ou de ir à igreja, momentos em que nos perguntamos acerca do valor de nossa existência. Às vezes simplesmente não vivemos, mas sobrevivemos. Passamos de um dia para o outro.

Assim, se o seu vinho acabou, se a sua alegria se foi, e é preciso que um milagre aconteça, eu quero que você saiba o quanto é importante ter Jesus como um convidado de honra na sua vida.

Será que ele é importante para você ou representa apenas um convidado de casamento cuja presença você nunca levou a sério? Para você ele é apenas um espectador ou é parte de tudo o que você faz?

Você e eu não temos recursos próprios dentro de nós mesmos para repor essa alegria. Somente Jesus Cristo pode nos trazer vinho novo.

2. JESUS PODE TRANSFORMAR A ÁGUA EM VINHO

Veja como Maria agiu. Ela disse: Aqui está o problema, Jesus. Observe primeiramente que ela não disse a ele como resolvê-lo. 

Há uma poderosa verdade em cena aqui: Não é preciso saber o que Jesus fará ou como ele agirá em nosso caso respondendo à nossa oração, mas simplesmente confiar que ele irá responder de acordo com a sua vontade.

Em seguida, Maria dá uma pequena instrução aos serventes:

João 2.5
"Fazei tudo o que ele vos disser"

É uma instrução clara o suficiente. Não façam perguntas, não pensem duas vezes, apenas cumpram as ordens de meu filho. Novamente, temos uma poderosa lição oculta aqui: Não devemos titubear diante de uma ordem do Senhor Jesus

Não devemos questioná-la ou somente aplicá-la quando julgarmos conveniente. É preciso apenas obedecer. 

Assim como Maria preparou os serventes para ouvir a Jesus, do mesmo modo, se esperamos um milagre, devemos estar prontos a ouvir Jesus falar conosco e obedecê-lo prontamente. E assim, quando Jesus fala, nós ouvimos. Quando ele nos instrui, nós agimos.

Jesus tomou as talhas de pedra que estavam cheias com água para lavar as mãos. Quando o convidado chegava alguém derramava um pouco dessa água sobre as suas mãos como um símbolo de purificação. Comer com mãos que não foram lavadas era considerado impuro.

Jesus usou dessa água e fez mais de 600 litros de vinho. Que belo presente de casamento. É interessante notar que a água naquelas jarras era apenas para limpeza exterior. O ministério de Jesus pelos próximos três anos iria ensinar acerca da purificação interior.

Em seguida, Jesus instrui os serventes a levarem uma amostra para o mestre de cerimônia. O mestre prova o vinho, sem qualquer ideia de sua fonte, e fica espantado. Era o melhor vinho que ele já havia tomado naquela festa. O milagre acontecera.

Jesus havia respondido às necessidades de uma família. Pessoas humildes, comuns, com um problema comum do dia-a-dia. E ele o resolveu criando aquele vinho extraordinário, evitando assim o aborrecimento e honrando as necessidades e a dignidade da família.

Jesus transformou água em vinho. Hoje ele ainda transforma semblantes fechados em sorrisos; choros de tristeza em canções de esperança; desertos em jardins; pecados em graça; morte em vida. Basta que o busquemos, ouçamos a sua voz e o obedeçamos. Ele pode transformar a sua vida.

3. JESUS OFERECE VINHO NOVO EM ABUNDÂNCIA

Se olharmos para este primeiro milagre de Jesus veremos esta verdade. Jesus não é apenas aquele que nos dá alegria, ele nos dá alegria em abundância.

Ele não apenas preencheu a necessidade imediata daquela família, mas ele o fez em abundância. Ele não transformou a água em um vinho comum qualquer. Não, o vinho que ele produziu era melhor do que aquele que eles haviam começado a celebração.

Jesus não deu um jeitinho para que a água tivesse gosto de vinho. Não, a água daquelas jarras foi de fato transformada no mais saboroso vinho que aquelas pessoas já haviam provado.

Jesus não irá apenas dar um jeitinho em nossas vidas, colocando um remendo em nossas necessidades - não, ele quer nos transformar, do mesmo modo como ele transformou aquela água. 

Ele quer nos dar uma nova natureza. Deus não apenas preenche nossas necessidades, mas nos oferece graça sem medida.

Sempre haverá graça em abundância para atender nossas necessidades. Olhe para a criação - você já esteve na praia e prestou atenção no oceano à sua frente? Há muito mais beleza do que apenas aquela que os nossos olhos podem alcançar. Você já viu um campo de flores silvestres?

Não há apenas o suficiente para encher um vaso de sua sala, mas há muito mais do que isso. Esta é a figura da graça divina. Deus sempre dá mais do que você irá precisar. Veja Efésios 3.20,21.

Assim, o vinho foi distribuído e todas as pessoas que estavam presentes se regozijaram com a riqueza daquela transformação, maravilhadas porque o melhor sempre era oferecido antes.

É importante observarmos que Jesus usa aquele inevitável desastre social que ocorreria neste casamento como um meio de mostrar aos seus discípulos exatamente quem ele era, o Filho de Deus capaz de realizar milagres em seu ministério, dos quais este era apenas o primeiro. 

O objetivo primordial desse milagre foi manifestar a sua glória (2.11), de modo a despertar fé pessoal e confiança em Jesus como o Filho de Deus, santo e justo, que veio salvar o seu povo do pecado (cf. Mt 1.21). Como resultado, seus discípulos creram nele. E você, crê nele?

Aplicação

Jesus ainda continua transformando água em vinho. Ele quer que isto aconteça em sua vida também. Ele procura por servos prontos a ouvir e obedecer. 

É preciso que você ore e confie. Entregue a ele sua vida e observe o que ele fará. Deixe Jesus transformar você na maravilhosa e extraordinária criação que ele sempre desejou que você fosse.

Maria nos deixou um grande exemplo. Ela disse aos serventes que fizessem exatamente o que Jesus ordenasse, pois ela sabia que eles veriam um milagre. Jesus quer transformar você. Ouça a sua voz e faça tudo o que ele disser e algo maravilhoso irá acontecer. 

O que poderia haver de especial em um simples lanche? Naturalmente nada, mas nas mãos do Senhor Jesus algo tão comum se converte em preciosas lições para a nossa vida. Fique atento, pois ele quer te ensinar também.

Autor: Paulo César Nunes dos Santos


Lista de estudos da série

1. Rindo do Impossível: O Segredo da Promessa que Venceu a Esterilidade – Estudo Bíblico sobre Abraão e Sara

2. A Queda dos Falsos Deuses: Como as 10 Pragas Revelaram o Único Deus Verdadeiro – Estudo Bíblico sobre o Êxodo

3. O Beco Sem Saída: O Milagre Desesperado que Abriu um Caminho no Meio do Mar – Estudo Bíblico sobre o Mar Vermelho

4. O Alimento Secreto do Deserto: O Pão Diário que Apontava para a Salvação Eterna – Estudo Bíblico sobre o Maná

5. O Toque Fatal: A Morte Instantânea que Ensinou o Verdadeiro Temor a Deus – Estudo Bíblico sobre Uzá e a Arca

6. Jantar com Leões: O Segredo da Oração que Silenciou as Feras Mais Ferozes – Estudo Bíblico sobre Daniel

7. O Quarto Homem no Fogo: A Presença Divina que Tornou a Fornalha um Lugar Seguro – Estudo Bíblico em Daniel 3

8. A Prova Definitiva: O Milagre que Revelou o Poder de Jesus para Perdoar Pecados – Estudo Bíblico em Marcos 2

9. A Cura que Chocou os Sábios: Como um Cego de Nascença Expôs a Cegueira Espiritual – Estudo Bíblico em João 9

10. O Milagre que Salvou a Festa: Como Jesus Transformou o Comum no Extraordinário – Estudo Bíblico em João 2

11. O Lanche que Alimentou uma Multidão: O Segredo da Multiplicação nas Mãos de Jesus – Estudo Bíblico em João 6

12. A Ordem que Desafiou a Morte: O Milagre que Provou o Domínio de Jesus sobre o Túmulo – Estudo Bíblico em João 11

13. O Sinal Ignorado: Por que a Ressurreição de Jesus é a Única Prova que Você Precisa – Estudo Bíblico sobre o Sinal de Jonas

Semeando Vida

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: