Êxodo 14
É comum nos encontrarmos em situações em que tudo parece estar perdido. Todas as coisas que podemos pensar são insuficientes para nos dar uma solução.
Por exemplo, as provas que estão chegando e não conseguimos entender a matéria; o namoro que foi terminado e o mundo parece ter desabado sobre nós. Talvez a solução fosse fugir. Mas fugir para onde?
Na igreja, as pessoas sempre falam do poder de Deus e de como podemos buscá-lo em oração. Mas tudo isso, por vezes, parece muito distante e duvidoso.
Será que Deus pode fazer alguma coisa por nós? Será que ele pode nos tirar desse beco sem saída?
O nosso texto básico fala sobre a saída do povo de Deus do Egito. Depois de muito custo, o Faraó deixou que o povo saísse livre.
O povo seguiu viagem pelo caminho do deserto e, depois de passar por Etã, Deus disse ao povo que acampasse junto ao mar.
Faraó recebeu notícias de onde estava o povo e, aos seus olhos, lhe pareceu que o povo estava perdido, encurralado.
Então, Faraó se arrependeu de ter deixado o povo ir e ordenou ao seu exército que saísse em sua perseguição. Mal sabia Faraó o que lhe aconteceria.
1. NÃO TEMOS PARA ONDE IR
Êxodo 14.10
"E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então os filhos de Israel clamaram ao SENHOR."
Veja a situação do povo de Deus: À frente, o Mar Vermelho, atrás, o exército de Faraó, cheio de ira. Como escapar dessa?
O povo desanimou. Para eles tudo estava acabado. O sonho de viver em liberdade, de viver na terra de seus antepassados estava prestes a terminar num mar de sangue.
Era o fim do caminho. No meio de seu desespero o povo começou a clamar a Deus e a murmurar contra Moisés:
Êxodo 14.11,12
"Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto."
Do outro lado, em oposição ao desespero e medo, encontramos a confiança do servo de Deus. Veja o que Moisés disse para o povo:
Êxodo 14.13,14
"Não temais; aquietai-vos e vede o livramento do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver. O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis."
Certamente, todos nós passamos por situações desesperadoras neste mundo.
Algumas vezes nossa vida corre perigo por uma doença ou um assalto, outras vezes é o nosso trabalho, ou nosso estudo que passa por problemas, ou ainda, o casamento de nossos pais, etc.
Em situações assim podemos agir como o povo de Israel entrando em medo e desespero ou agir como Moisés confiando no poder de Deus. Qual a melhor atitude?
2. DEUS AFIRMA QUE SUA BÊNÇÃO ESTÁ À FRENTE
Mas de onde Moisés tirou tanta confiança? A resposta é: do poder de Deus e da sua promessa. Moisés sabia muito claramente por que eles estavam ali - Deus havia descido para livrar Israel da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra para uma terra boa e ampla (Ex 3.8).
Deus não mente, nem pode falhar. Havia ainda muito por fazer e a história ainda estava longe do seu final. Deus executaria o seu plano de levar o povo a Canaã.
Ao mesmo tempo, Deus já havia dado provas suficientes de ser poderoso para cumprir tudo o que havia prometido. Por tudo isso, o povo poderia ter a certeza de que haveria um grande livramento. O Senhor lutaria por eles.
Será que Moisés tinha razão? Será que quando tudo parece estar perdido podemos contar com o poder de Deus? Ele tem realmente um plano para nossa vida? Para onde ele quer nos levar?
Sim, Moisés tinha razão. Deus fala e manda ao povo que continue a marcha, ir adiante. Nada poderia detê-los porque o Senhor era com eles.
Não há dúvidas sobre o que Deus pode fazer na nossa vida. Ele nos ama e é fiel às suas promessas. Não deixará que nada nos destrua, nem nos faça recuar.
Estávamos presos nas mãos do diabo e ele nos libertou (Hb 2.14-16). Agora, reconciliados com Deus, recebemos juntamente com Cristo todas as coisas (Rm 8.32).
Não é preciso temer. Deus promete estar conosco em todos os momentos, por mais difíceis que sejam (Mt 28.20). Certamente ele cumprirá tudo aquilo que prometeu.
3. DEUS AGE COM PODER
O que Deus poderia fazer para resolver aquela terrível situação em que estava envolvido o povo de Deus? Como livrá-los do exército de Faraó? Podemos relembrar algumas soluções impressionantes que Deus usou em situações igualmente difíceis.
Por exemplo, em Sodoma, os ímpios que estavam prestes a atacar Ló, sua família e os dois anjos, tornaram-se cegos pelo poder de Deus (Gn 19.9-11).
De cegueira também foi ferido todo o exército dos ciros, quando Eliseu orou (2 Reis 6.14-18). Os leões não abriram a boca para devorar a Daniel quando este foi lançado injustamente em uma cova (Dn 6.22). Quanto poder Deus usou para salvar o seu povo! Quantas coisas Deus poderia fazer!
Mas o que ele fez naquele dia foi realmente extraordinário.
Ele mandou um forte vento que dividiu o mar pelo meio, formando dois grandes muros de água à esquerda e à direita. Dessa forma o povo pôde passar a pés secos no meio do mar (Êx 14.29).
Para a tristeza de Faraó, seu exército não teve o mesmo privilégio. Quando estavam no meio do mar, o Senhor fez com que as águas voltassem ao seu lugar e todo o exército de Faraó morreu no meio das águas (Gn 14.26-28).
Depois de tudo acontecer, já sãos e salvos, Moisés e os filhos de Israel cantaram:
Êxodo 15.2,3,17
"O SENHOR é a minha força e o meu cântico; ele me foi por salvação; este é o meu Deus; portanto, eu o louvarei; ele é o Deus de meu pai; por isso, o exaltarei - O SENHOR é homem de guerra; SENHOR é o seu nome (...) Tu o introduzirás e o plantarás no monte da tua herança, no lugar que aparelhaste, ó SENHOR, para a tua habitação, no santuário, ó Senhor, que as tuas mãos estabeleceram"
Cerca de 40 anos depois, o povo de Israel, sob o comando de Josué, se preparava para um grande desafio, conquistar Canaã, a terra prometida.
Deus reafirma o seu infinito poder e mandou que as águas do rio Jordão parassem de correr. Assim como o mar se abriu para Israel sair do Egito, o rio Jordão, em época de cheia, parou para Israel passar em seco e entrar em Canaã (Js 3.14-17).
Esses dois grandes acontecimentos não deveriam ser esquecidos pelo povo de Deus. Por isso, Josué ordenou que se retirassem doze pedras do fundo do rio para servirem de memorial do poder de Deus no cumprimento de suas promessas.
Quando houvesse alguma crise e a dificuldade se mostrasse sem solução, Israel deveria se lembrar da coluna de pedras em Gilgal, que apontava para os grandes feitos de Deus por Israel.
Dessa forma, eles deveriam confiar que Deus novamente lhes abriria o caminho.
Aplicação
Hoje nós somos o povo de Deus. E ele continua abrindo os caminhos para o seu povo passar.
Por isso, devemos confiar em Deus. Ele não nos deixará ser derrotados. No momento certo ele agirá, seu poder aparecerá e o que acontecer será o melhor para nós.
É bom que se diga que confiar em Deus não é cruzar os braços para que ele faça tudo. Pelo contrário, é fazer tudo o que está ao nosso alcance, deixando com Deus aquilo que só ele pode fazer.
É entregar-se nas mãos do Pai e fazer o que ele nos ordena, mesmo que uma solução pareça impossível.
Portanto, vamos sempre nos lembrar dos livramentos do Senhor.
Não podemos nos esquecer do que ele fez no passado porque isso nos dá confiança para enfrentarmos os problemas do futuro. Até uma próxima.
Autor: Mário Eduardo de Oliveira
Lista de estudos da série
1. Rindo do Impossível: O Segredo da Promessa que Venceu a Esterilidade – Estudo Bíblico sobre Abraão e Sara2. A Queda dos Falsos Deuses: Como as 10 Pragas Revelaram o Único Deus Verdadeiro – Estudo Bíblico sobre o Êxodo
3. O Beco Sem Saída: O Milagre Desesperado que Abriu um Caminho no Meio do Mar – Estudo Bíblico sobre o Mar Vermelho
4. O Alimento Secreto do Deserto: O Pão Diário que Apontava para a Salvação Eterna – Estudo Bíblico sobre o Maná
5. O Toque Fatal: A Morte Instantânea que Ensinou o Verdadeiro Temor a Deus – Estudo Bíblico sobre Uzá e a Arca
6. Jantar com Leões: O Segredo da Oração que Silenciou as Feras Mais Ferozes – Estudo Bíblico sobre Daniel
7. O Quarto Homem no Fogo: A Presença Divina que Tornou a Fornalha um Lugar Seguro – Estudo Bíblico em Daniel 3
8. A Prova Definitiva: O Milagre que Revelou o Poder de Jesus para Perdoar Pecados – Estudo Bíblico em Marcos 2
9. A Cura que Chocou os Sábios: Como um Cego de Nascença Expôs a Cegueira Espiritual – Estudo Bíblico em João 9
10. O Milagre que Salvou a Festa: Como Jesus Transformou o Comum no Extraordinário – Estudo Bíblico em João 2
11. O Lanche que Alimentou uma Multidão: O Segredo da Multiplicação nas Mãos de Jesus – Estudo Bíblico em João 6
12. A Ordem que Desafiou a Morte: O Milagre que Provou o Domínio de Jesus sobre o Túmulo – Estudo Bíblico em João 11
13. O Sinal Ignorado: Por que a Ressurreição de Jesus é a Única Prova que Você Precisa – Estudo Bíblico sobre o Sinal de Jonas