Daniel 6
Você pode contar sempre com a presença de Deus? Você conta com ela mesmo nos momentos mais difíceis?
Ou será que você só pensa em aproximar-se de Deus nos momentos em que precisa dele de algum modo?
A verdade é que costumamos demonstrar diferentes comportamentos na questão de nossa comunhão com Deus.
O milagre de livrar Daniel da boca dos leões nos ensina que Deus está sempre presente com os seus; está sempre junto deles.
Nosso Pai está sempre guiando e cuidando de seus filhos. Mas devemos considerar aqui que a comunhão com Deus em todo o tempo permite que nos sintamos mais firmes em momentos de dificuldades, de tribulação, pois sabemos que Deus está conosco.
Vemos que Daniel buscava manter comunhão constante com Deus.
1. COMUNHÃO COM DEUS ANTES DA DIFICULDADE
Daniel já estava mais idoso quando estava prestes a ser lançado na cova dos leões. Ele tinha o costume de orar a Deus voltado para Jerusalém três vezes ao dia. O verso 10 diz que ele "dava graças diante do seu Deus, como costumava fazer."
O fato de os outros presidentes e também os sátrapas (vice-reis) terem convencido o rei Dario a decretar que ninguém poderia fazer petição a nenhum outro deus, mas somente ao rei, com a intenção de prejudicá-lo, não fez com que Daniel se afastasse de seus momentos de comunhão com Deus.
Ele buscava a Deus sempre e sabia da importância disso para sua vida e não seria infiel num momento de dificuldade.
O que queremos destacar é que Daniel não deixou para buscar a Deus no momento da crise, da tribulação, mas buscava-o sempre. Nossa comunhão com Deus também deve ser constante. Deus nos ensina a buscá-lo de todo o coração:
Jeremias 29.13
"Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração"
Como chamar a Jesus de Senhor de nossa vida e não buscá-lo? Como afirmar que o amamos se não procuramos nos aproximar dele por meio da oração e do estudo de sua Palavra?
Quando mantemos certa distância de Deus, enfraquecemos espiritualmente, perdemos a direção.
Não conseguimos mais distinguir o certo do errado e nossos valores vão se perdendo, nossa moral cai e como um "abismo chama outro abismo" (Sl 42.7) nos vemos cada vez mais distantes daquele que afirmamos ser nosso Senhor e Salvador.
Daniel estava próximo dele e fortalecido por ele para enfrentar o difícil momento que estava por vir.
2. COMUNHÃO COM DEUS NO MOMENTO DA DIFICULDADE
Ser lançado numa cova de leões é uma situação desesperadora para qualquer um. É ser lançado para uma morte terrível. Quem gostaria de virar comida de leão?
Mesmo assim, Daniel manteve-se inabalável. Sua comunhão com Deus era demonstrada também nesse momento de dificuldade.
O rei Dario, apesar de se dar conta de que tudo era uma armação dos outros governantes para prejudicar Daniel, do qual tinham inveja, não podia revogar seu decreto e tinha que fazer com que ele se cumprisse.
Daniel seria lançado na cova dos leões por ter orado a Deus quando isso não era permitido devido ao decreto do rei. Podemos nos lembrar aqui das palavras do apóstolo Pedro ao ser lembrado de que fora proibido de pregar o evangelho:
Atos 5.29
"Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens"
Daniel mantinha comunhão com Deus e preferiu obedecê-lo, mesmo que tivesse que enfrentar a cova dos leões. Não temos o relato de sequer um lamento seu. Ele passa pelo momento de tribulação confiado em Deus.
É bastante provável que você já tenha passado por momentos difíceis em sua vida; talvez não tão dramáticos como o que aconteceu com Daniel, mas viu-se angustiado e sofrendo e sem encontrar saída da situação. Como é bom poder contar nesses momentos com o amparo que somente Deus pode nos dar.
Orar a ele pedindo que nos oriente e receber a iluminação do Espírito Santo para saber que caminho seguir. Quão bom é ter Jesus ao nosso lado, tendo em mente a sua promessa:
Mateus 28.20
"eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século"
Deus livrou Daniel da morte. Na manhã seguinte, do dia em que Daniel foi jogado aos leões, o rei Dario levantou-se e foi correndo à cova dos leões. Chegando lá, ele chamou por Daniel com voz triste:
Daniel 6.20
"Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?"
E Daniel respondeu:
Daniel 6.21,22
"O rei, vive eternamente! O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca aos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; também contra ti, ó rei, não cometi delito algum"
Deus fechou a boca dos leões e Daniel foi salvo. Desta forma Deus mostrou às pessoas que ele estava com Daniel. Ficou evidente aos olhos de todos que o Deus de Daniel é poderoso e que ele cuida dos seus servos, que é um Deus de amor.
A glória de Deus foi manifesta por meio de sua ação sobrenatural e o rei Dario reconheceu que o Deus de Daniel era o "Deus vivo e que permanece para sempre", e proclamou a todas as nações que reconhecessem isso.
3. COMUNHÃO QUE RESULTA EM BÊNÇÃO
Na verdade, estar em comunhão com Deus é uma bênção constante. Quanto mais nos aproximamos dele mais desfrutamos de bênçãos.
Daniel já era abençoado por manter comunhão com Deus antes da dificuldade, foi abençoado também durante a tribulação e seria ainda mais agraciado depois disso.
Os inimigos de Daniel pagaram com a própria vida e com as de suas famílias por terem armado a cilada para ele. Eles foram jogados na cova dos leões e dessa vez as feras não esperavam sequer que eles tocassem no solo e já os devoraram.
Os inimigos de Daniel foram destruídos. Além da bênção de sair ileso da cova dos leões e de saber que seus inimigos não poderiam fazer mais nada contra ele, o último verso do capítulo 6 diz que Daniel "prosperou no reinado de Dario e no de Ciro, o persa". A comunhão que Daniel mantinha com Deus resultou em bênção.
É importante não confundir a comunhão com Deus com uma relação de troca: buscamos a Deus e ele tem que nos abençoar.
A bênção de Deus sobre nossa vida se manifesta de diversas maneiras, a ponto de até não conseguirmos entendê-las corretamente algumas vezes; mas temos a certeza de que
Romanos 8.28
"todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus"
Será que temos buscado realmente a Deus e, assim, desfrutado das bênçãos que a comunhão com ele nos traz?
Aplicação
Momentos difíceis sempre surgem em nossa vida. Devemos estar preparados para eles. A comunhão que Daniel tinha com Deus permitiu que ele passasse pelo momento de dificuldade com tranquilidade, pois sabia que Deus estava com ele.
Como podemos melhorar nossa comunhão com Deus? Como agir quando as dificuldades se apresentam? Como reconhecer as bênçãos que nos são concedidas dia a dia? Essas são perguntas que devemos nos fazer após o estudo desta lição.
Esperamos que a ação sobrenatural de Deus ao livrar Daniel das garras dos leões nos ensine a buscá-lo e a contar com ele em todos os momentos de nossa vida.
Autor: Marcelo Smeets
Lista de estudos da série
1. Rindo do Impossível: O Segredo da Promessa que Venceu a Esterilidade – Estudo Bíblico sobre Abraão e Sara2. A Queda dos Falsos Deuses: Como as 10 Pragas Revelaram o Único Deus Verdadeiro – Estudo Bíblico sobre o Êxodo
3. O Beco Sem Saída: O Milagre Desesperado que Abriu um Caminho no Meio do Mar – Estudo Bíblico sobre o Mar Vermelho
4. O Alimento Secreto do Deserto: O Pão Diário que Apontava para a Salvação Eterna – Estudo Bíblico sobre o Maná
5. O Toque Fatal: A Morte Instantânea que Ensinou o Verdadeiro Temor a Deus – Estudo Bíblico sobre Uzá e a Arca
6. Jantar com Leões: O Segredo da Oração que Silenciou as Feras Mais Ferozes – Estudo Bíblico sobre Daniel
7. O Quarto Homem no Fogo: A Presença Divina que Tornou a Fornalha um Lugar Seguro – Estudo Bíblico em Daniel 3
8. A Prova Definitiva: O Milagre que Revelou o Poder de Jesus para Perdoar Pecados – Estudo Bíblico em Marcos 2
9. A Cura que Chocou os Sábios: Como um Cego de Nascença Expôs a Cegueira Espiritual – Estudo Bíblico em João 9
10. O Milagre que Salvou a Festa: Como Jesus Transformou o Comum no Extraordinário – Estudo Bíblico em João 2
11. O Lanche que Alimentou uma Multidão: O Segredo da Multiplicação nas Mãos de Jesus – Estudo Bíblico em João 6
12. A Ordem que Desafiou a Morte: O Milagre que Provou o Domínio de Jesus sobre o Túmulo – Estudo Bíblico em João 11
13. O Sinal Ignorado: Por que a Ressurreição de Jesus é a Única Prova que Você Precisa – Estudo Bíblico sobre o Sinal de Jonas
