Salmos 85 - O Pedido por Restauração e a Esperança na Misericórdia de Deus

Resumo
O Salmo 85 é uma fervorosa súplica por renovação e bênçãos, começando com o reconhecimento da bondade de Deus para com a terra de Israel e o povo de Jacó, destacando a restauração e o perdão concedidos anteriormente pelo Senhor (vv. 1-2). 

Este início reflete uma gratidão pelo alívio divino dos pecados do povo e uma reminiscência dos tempos em que Deus retirou seu furor e ira, demonstrando sua capacidade de perdoar e restaurar (v. 3). 

A partir dessa recordação, o salmista faz um apelo emocionado a Deus, pedindo uma nova restauração e o afastamento definitivo de Sua ira, expressando uma profunda necessidade de reconciliação e paz entre Deus e seu povo (v. 4).

A série de interrogações que segue revela a ansiedade do salmista quanto à duração da indignação de Deus. 

Ele questiona se a ira divina persistirá indefinidamente, afetando gerações futuras, e clama por renovação e alegria para o povo de Deus, demonstrando uma esperança de que o Senhor revigore seus fiéis com vida e felicidade (vv. 5-6). 

Este anseio por revivificação é acompanhado de um pedido para que o amor e a salvação de Deus sejam manifestados, evidenciando uma confiança na bondade e na misericórdia divinas para com aqueles que O seguem (v. 7).

No coração do salmo, há uma promessa de paz da parte de Deus para seu povo, uma afirmação de que os fiéis, aqueles que evitam a insensatez, experimentarão a paz divina. 

Essa seção sinaliza uma transição da súplica para a confiança nas promessas de Deus, indicando que a salvação está próxima para os que reverenciam o Senhor e que Sua glória residirá entre eles (vv. 8-9). 

A imagem poética do encontro entre amor e fidelidade, e do beijo entre justiça e paz, ilustra uma harmonia perfeita que Deus estabelecerá, simbolizando a união de qualidades divinas que resultará na bênção e prosperidade do povo (v. 10).

A promessa de que a fidelidade emergirá da terra enquanto a justiça virá dos céus sugere uma restauração completa que envolve tanto o divino quanto o humano, levando a uma realidade onde as bênçãos de Deus são abundantes e a terra é fértil e produtiva (vv. 11-12). 

O salmo conclui com a afirmação de que a justiça de Deus precederá e preparará o caminho para suas ações, garantindo que onde Deus passar, a ordem e a retidão serão estabelecidas, assegurando um futuro de prosperidade e justiça para o povo de Deus (v. 13).

Este capítulo, repleto de esperança e expectativa, reflete a crença profunda na capacidade de Deus de transformar situações de desolação em histórias de restauração e paz.

Contexto Histórico e Cultural
O Salmo 85 é uma composição poética rica em imagens e temas que ressoam profundamente com o contexto histórico e cultural de Israel, um povo que vivenciou ciclos de exílio e restauração, pecado e perdão. 

Este poema, atribuído aos filhos de Corá, mergulha nas profundezas da relação entre Deus e Seu povo, refletindo uma época em que Israel enfrentava as consequências de sua desobediência, ao mesmo tempo em que ansiava pela renovação da misericórdia divina.

O cenário possível para este salmo é o período pós-exílio, quando uma parte de Israel retornou à sua terra devastada, à cidade em ruínas de Jerusalém, e ao Templo destruído. 

Essa época foi marcada por desafios enormes, incluindo a oposição de povos vizinhos e a necessidade de reconstruir não apenas as estruturas físicas mas também a identidade e a espiritualidade da nação. 

No entanto, a especificidade do contexto histórico não limita a aplicabilidade do salmo, pois ele fala de temas universais de redenção e renovação espiritual.

Os Levitas, e em particular os filhos de Corá, desempenhavam um papel vital na vida religiosa de Israel, atuando não apenas como guardiões dos portões do templo, mas também como músicos e cantores. 

Eles eram responsáveis por manter viva a chama da adoração, e a atribuição deste salmo a eles sublinha a importância da música e da poesia na expressão da fé e na comunicação com o divino.

O uso de imagens poéticas, como a justiça e a paz se beijando, e a verdade brotando da terra, revela uma compreensão profunda da natureza de Deus e de Sua relação com o mundo. 

Estas imagens não são meramente decorativas; elas transmitem verdades teológicas sobre a reconciliação, a fidelidade de Deus, e a esperança de renovação. A justiça de Deus, por exemplo, não é apresentada como uma força destrutiva, mas como o fundamento para a paz e a prosperidade da comunidade.

A menção da terra e da colheita reflete a estreita ligação entre o povo de Israel e sua terra, uma relação que é tanto uma bênção como uma responsabilidade. A fertilidade da terra é vista como um sinal do favor de Deus, mas também como um reflexo da obediência e da retidão do povo.

Esta conexão simboliza a visão holística do Antigo Testamento sobre salvação, que engloba tanto o bem-estar espiritual quanto o físico.

O contexto de exílio e restauração também ressalta a compreensão de que a fidelidade a Deus tem implicações comunitárias e individuais. 

A esperança de renovação espiritual expressa no salmo não é apenas para o indivíduo, mas para toda a comunidade, refletindo a visão bíblica de que o destino do povo de Deus é coletivo.

A estrutura do salmo, alternando entre recordação, súplica e confiança na promessa divina, ensina uma lição vital sobre a natureza da oração e da adoração: lembrar as ações passadas de Deus, clamar por Sua intervenção no presente e confiar em Sua fidelidade para o futuro. 

Este ciclo de lembrança, pedido e esperança reflete a jornada espiritual de Israel e de todos os que buscam a Deus.

A relevância deste salmo transcende seu contexto original, falando a todas as gerações sobre a necessidade de arrependimento, a promessa de perdão e a esperança de renovação. 

Ele nos lembra de que, mesmo nos momentos de maior desolação, a misericórdia de Deus está sempre ao alcance daqueles que se voltam para Ele com corações sinceros.

Temas Principais:
Restauração e Renovação: O Salmo 85 expressa uma profunda súplica por restauração e renovação, reconhecendo a misericórdia de Deus em perdoar os pecados de Seu povo e trazê-los de volta de seu cativeiro. Este tema ressalta a natureza compassiva de Deus, que está sempre disposto a restaurar aqueles que se arrependem.

Justiça e Paz: A imagem poética da justiça e da paz se beijando (v.10) ilustra a harmonia perfeita do reino de Deus, onde Sua fidelidade e justiça encontram-se com a paz e o amor. Este tema reflete a visão bíblica de um mundo redimido, onde as relações são restauradas tanto verticalmente com Deus quanto horizontalmente entre os seres humanos.

A Presença e a Promessa de Deus: O salmo termina com uma confiança na promessa de Deus de falar paz ao Seu povo e na Sua presença contínua que guia e protege. Este tema enfatiza a soberania e a providência de Deus, assegurando aos crentes que, independentemente das circunstâncias, Deus está trabalhando para o bem daqueles que O temem.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo:
Jesus como a Encarnação da Paz: A promessa de paz no Salmo 85:8 encontra seu cumprimento em Jesus Cristo, "a nossa paz" (Efésios 2:14), que reconciliou os crentes com Deus através de Sua morte e ressurreição, derrubando a parede de separação causada pelo pecado.

Justificação pela Fé: A justiça mencionada no Salmo 85:11 é plenamente revelada no Novo Testamento como sendo acessível através da fé em Jesus Cristo (Romanos 3:21-26). Este ensinamento central do evangelho mostra que Deus faz justos aqueles que creem em Jesus, unindo a justiça divina e a paz.

O Reino de Deus: O tema da restauração e renovação aponta para a vinda do Reino de Deus, inaugurado por Jesus, que pregava a proximidade do reino (Marcos 1:15). O reinado de Deus traz justiça, paz e alegria no Espírito Santo (Romanos 14:17), cumprindo a visão de harmonia e prosperidade descrita no Salmo 85.

Aplicação Prática:
Busca por Renovação Espiritual: Assim como o salmista clama por renovação e restauração, os crentes são chamados a buscar constantemente o arrependimento e a renovação em sua caminhada com Deus. Isso envolve reconhecer nossas falhas, confessar nossos pecados e buscar viver de acordo com os valores do Reino de Deus.

Compromisso com a Justiça e a Paz: A visão de justiça e paz beijando-se desafia os crentes a serem promotores da paz e da justiça em suas comunidades. Isso pode se manifestar em ações de solidariedade, esforços de reconciliação e advocacia por justiça social, refletindo o amor e a compaixão de Cristo no mundo.

Confiança na Fidelidade de Deus: A lembrança das promessas de Deus e da Sua fidelidade passada nos encoraja a confiar Nele para o futuro. Em tempos de incerteza ou dificuldade, os crentes podem se ancorar na certeza de que Deus continua a guiar, proteger e prover para Seu povo, conforme Sua vontade soberana.

Versículo-chave:
"Amor e fidelidade se encontram, justiça e paz se beijam." (Salmo 85:10, NVI)

Sugestão de esboços:

Esboço Temático:
  1. A Misericórdia Divina e a Restauração Humana (v.1-3)
  2. O Clamor por Renovação e Revival (v.4-7)
  3. A Promessa de Paz e Justiça (v.8-13)

Esboço Expositivo:
  1. Gratidão pela Libertação Passada (v.1-3)
  2. Súplica por Restauração Presente (v.4-7)
  3. Confiança na Fidelidade Futura de Deus (v.8-13)

Esboço Criativo:
  1. Do Exílio à Esperança: A Jornada de Israel (v.1-3)
  2. Clamando no Deserto: A Busca por Revival (v.4-7)
  3. A Dança Divina: Quando o Céu Toca a Terra (v.8-13)
Perguntas
1. Como Deus mostrou favor à sua terra? (85:1)
2. O que Deus fez em relação aos pecados do seu povo? (85:2)
3. De que forma Deus mudou sua atitude para com a ira mencionada? (85:3)
4. Qual é o pedido feito a Deus no versículo 4? (85:4)
5. Até quando o salmista questiona se Deus permanecerá indignado? (85:5)
6. Qual é a esperança do salmista para o povo em relação a Deus? (85:6)
7. O que o salmista deseja ver de Deus? (85:7)
8. O que Deus promete ao seu povo, segundo o salmista? (85:8)
9. Quem são os destinatários da paz prometida por Deus? (85:8)
10. Como a salvação de Deus se manifestará para aqueles que o temem? (85:9)
11. O que simboliza a proximidade da salvação de Deus? (85:9)
12. Quais virtudes se encontram e se beijam, conforme o texto? (85:10)
13. De onde brotará a fidelidade, segundo o salmista? (85:11)
14. Como a justiça será manifestada, de acordo com o salmo? (85:11)
15. Que tipo de bênçãos o Senhor trará? (85:12)
16. O que a terra produzirá como resultado das bênçãos de Deus? (85:12)
17. Qual será o papel da justiça na vinda de Deus? (85:13)
18. Como a restauração de Jacó é relacionada à ação de Deus para com seus pecados? (85:1-2)
19. De que maneira o pedido por renovação da vida reflete a relação entre Deus e seu povo? (85:6)
20. O que implica o pedido para não voltar à insensatez após ouvir a promessa de Deus? (85:8)
21. Como a interação entre amor, fidelidade, justiça e paz descreve o reino de Deus? (85:10)
22. Qual é a importância da justiça preparar o caminho para os passos de Deus? (85:13)
23. Em que sentido a salvação de Deus está ligada à sua glória habitando na terra? (85:9)
24. De que maneira a promessa de paz de Deus ao seu povo serve como incentivo para a obediência? (85:8)
25. Como a descrição poética do encontro entre amor e fidelidade, justiça e paz, serve para ilustrar a harmonia do plano de Deus para a salvação? (85:10)
26. O que a afirmação de que a fidelidade brotará da terra sugere sobre a resposta do povo à fidelidade de Deus? (85:11)
27. De que forma a justiça descendo dos céus reflete a iniciativa divina na restauração e salvação? (85:11)
28. Como a expectativa de bênçãos e colheita relaciona-se com a fidelidade de Deus e a resposta do povo à sua justiça? (85:12)
29. De que maneira a promessa de Deus de paz aos seus fiéis reflete temas do Novo Testamento sobre a paz que excede todo entendimento? (Compare 85:8 com Filipenses 4:7)
30. Como o conceito de justiça indo à frente de Deus preparando seu caminho pode ser comparado à missão de João Batista preparando o caminho para Jesus? (Compare 85:13 com Mateus 3:3)
31. De que maneira a descrição do encontro entre amor e fidelidade, justiça e paz, pode ser vista como uma antecipação da vinda de Cristo, que personifica essas virtudes? (Compare 85:10 com João 1:14)
32. Como o desejo de ver a salvação de Deus e sua glória habitando na terra reflete a esperança cristã na segunda vinda de Cristo? (Compare 85:9 com Apocalipse 21:3)
33. De que forma a promessa de bênçãos e colheita se alinha com as bênçãos espirituais em Cristo mencionadas no Novo Testamento? (Compare 85:12 com Efésios 1:3)
34. Como o pedido para que Deus desfaça seu furor pode ser relacionado ao conceito de propiciação por meio de Cristo no Novo Testamento? (Compare 85:4 com 1 João 2:2)
35. De que maneira a pergunta sobre a duração da ira de Deus reflete temas de misericórdia e perdão enfatizados por Jesus? (Compare 85:5 com Lucas 15:11-32)
36. Como a renovação da vida prometida por Deus pode ser vista em paralelo com a nova vida oferecida em Cristo? (Compare 85:6 com 2 Coríntios 5:17)
37. De que forma a manifestação da justiça de Deus à frente dele prepara o caminho para uma compreensão do reino de Deus proclamado por Jesus? (Compare 85:13 com Marcos 1:15)
38. Como a ênfase na audição da palavra de Deus e na promessa de paz pode ser comparada ao ensino de Jesus sobre a paz que ele dá, diferente da paz do mundo? (Compare 85:8 com João 14:27)
39. De que maneira a interação entre as virtudes divinas no salmo reflete a plenitude da expressão de Deus em Cristo, reunindo amor, verdade, justiça e paz? (Compare 85:10 com Colossenses 1:19-20)
40. Como a esperança de que a terra dará a sua colheita pode ser relacionada à parábola do semeador e a ideia de fruto espiritual no Novo Testamento? (Compare 85:12 com Mateus 13:23)
41. Em que sentido a busca do salmista pelo amor e salvação de Deus se alinha com a busca pelo reino de Deus e sua justiça ensinada por Jesus? (Compare 85:7 com Mateus 6:33)
42. Como o conceito de Deus afastando-se de sua ira pode ser relacionado à reconciliação alcançada por meio de Cristo? (Compare 85:3 com 2 Coríntios 5:18-19)
43. De que maneira a descrição de Deus perdoando e cobrindo os pecados do seu povo prenuncia o sacrifício expiatório de Cristo? (Compare 85:2 com Hebreus 9:22)
44. Como a expectativa de justiça preparando o caminho para os passos de Deus pode ser interpretada à luz da justificação pela fé em Cristo? (Compare 85:13 com Romanos 5:1)
45. De que forma o desejo de não voltar à insensatez após receber a promessa de paz de Deus se assemelha ao chamado neotestamentário para viver uma vida transformada? (Compare 85:8 com Romanos 12:2)
46. Como a promessa de Deus de trazer salvação aos que o temem pode ser vista como um eco da mensagem do evangelho de salvação pela fé? (Compare 85:9 com Efésios 2:8-9)
47. De que maneira o pedido do salmista por restauração e salvação reflete o tema bíblico contínuo da redenção e restauração final através de Cristo? (85:4-7)
48. Como a promessa de bênçãos e uma terra produtiva reflete as promessas do Novo Testamento de uma nova criação e restauração de todas as coisas? (Compare 85:12 com Apocalipse 21:1-5)
49. De que forma a interação poética de amor, fidelidade, justiça e paz no salmo prefigura a harmonia e plenitude do reino de Deus inaugurado por Cristo? (85:10)
50. Como a visão do salmista de Deus perdoando e restaurando seu povo antecipa a obra completa de redenção e reconciliação realizada em Cristo? (Compare 85:1-3 com 1 Pedro 3:18)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: