2 Crônicas 35 - Páscoa Inesquecível de Josias e seu Fim Trágico

Resumo
Josias, rei de Judá, organiza uma celebração da Páscoa em Jerusalém com grande reverência e devoção, marcando o evento no décimo quarto dia do primeiro mês, conforme a tradição mosaica (v. 1). 

Ele toma medidas para assegurar que os sacerdotes e levitas estejam bem preparados e motivados para o serviço no Templo do Senhor (v. 2). 

Josias instrui os levitas, encarregados de ensinar Israel e consagrados ao Senhor, a colocarem a Arca da Aliança no Templo construído por Salomão, indicando uma mudança no papel dos levitas, que não precisariam mais transportar a Arca (v. 3).

Ele organiza as famílias e as subdivisões dos levitas para os preparativos da celebração da Páscoa, seguindo as orientações de Davi e Salomão (vv. 4-5).

A celebração da Páscoa envolve o abate de cordeiros pascais, uma prática que simboliza a libertação de Israel da escravidão no Egito. Josias pede aos levitas que se consagrem e preparem os cordeiros para o povo, seguindo os mandamentos dados por Moisés (v. 6). 

Josias demonstra generosidade e devoção, doando trinta mil ovelhas e cabritos, além de três mil bois, de seus próprios bens, para a celebração da Páscoa. Seus oficiais também contribuem voluntariamente para o evento (vv. 7-9). 

Os preparativos são cuidadosamente organizados, e os sacerdotes e levitas assumem seus postos conforme as instruções de Josias (v. 10).

Os sacerdotes e levitas executam suas funções na celebração da Páscoa com diligência. Os sacerdotes aspergem o sangue dos cordeiros, enquanto os levitas cuidam da preparação dos animais (v. 11). 

Eles também preparam os holocaustos para as famílias apresentarem ao Senhor, conforme prescrito no livro de Moisés, e fazem o mesmo com os bois (v. 12). 

A celebração continua com o cozimento dos animais da Páscoa e das ofertas sagradas, preparadas e servidas ao povo (v. 13). 

Os levitas também se encarregam de preparar as porções para si e para os sacerdotes, que estavam ocupados com os sacrifícios e ofertas até o anoitecer (v. 14).

A celebração da Páscoa é acompanhada de música, com os músicos, descendentes de Asafe, posicionados conforme as instruções de Davi e outros líderes musicais. Os porteiros mantêm seus postos, já que os levitas preparam as ofertas também para eles (v. 15). 

Todo o serviço para a celebração da Páscoa e os holocaustos no altar do Senhor é realizado conforme as ordens de Josias (v. 16). 

Essa Páscoa, celebrada com grande zelo e fidelidade às tradições, é notável por sua singularidade e excepcionalidade desde os dias do profeta Samuel, sendo uma das mais memoráveis desde os tempos dos reis de Israel (vv. 17-18).

Após essa marcante celebração, Josias se envolve num conflito com Neco, rei do Egito, que marchava para lutar em Carquemis. 

Apesar das advertências de Neco de que sua missão era divinamente ordenada, Josias, disfarçado, enfrenta-o em combate na planície de Megido. 

Durante a batalha, Josias é gravemente ferido por flecheiros e morre após ser levado de volta a Jerusalém (vv. 20-24). 

Seu falecimento é profundamente lamentado, inclusive pelo profeta Jeremias, que compõe um cântico de lamento em sua homenagem, estabelecendo uma tradição de luto por Josias entre os cantores de Israel (v. 25).

Os registros históricos dos reis de Israel e de Judá documentam todos os acontecimentos do reinado de Josias, seus atos piedosos e sua aderência à Lei do Senhor, assim como a totalidade de seu reinado, do início ao fim (vv. 26-27).

Reis citados neste capítulo
Reino do Sul (Judá) - Josias
Outros reinos - Neco, rei do Egito

Profetas citados neste capítulo
Profeta Jeremias - pregou ao Reino do Sul (Judá)

Contexto Histórico e Cultural
O capítulo 35 do 2º livro de Crônicas descreve a celebração da Páscoa durante o reinado de Josias, um dos últimos reis de Judá antes do exílio babilônico. 

Esta celebração ocorreu no contexto da reforma religiosa iniciada por Josias, que buscou realinhar Judá com as práticas e leis estabelecidas por Moisés. 

A Páscoa, uma festa comemorativa que lembra o êxodo dos israelitas do Egito, é central na fé e identidade judaica. A maneira como Josias conduziu a celebração reflete sua dedicação em restaurar a adesão estrita às tradições yahvistas.

A ênfase na celebração da Páscoa "como não acontecia desde os dias do profeta Samuel" indica o quão distante Judá havia se desviado de suas práticas religiosas originais e a magnitude da reforma de Josias. 

A descrição detalhada dos sacrifícios e da participação dos sacerdotes e levitas destaca a importância do culto centralizado em Jerusalém e o papel do Templo como o coração da adoração judaica.

O envolvimento dos levitas, que eram encarregados de várias funções no templo, simboliza a restauração da ordem e das responsabilidades sacerdotais conforme estabelecidas nas Escrituras. Este aspecto reflete o respeito de Josias pela hierarquia e tradição estabelecida na Lei mosaica.

A narrativa muda abruptamente com a descrição do conflito entre Josias e o rei Neco do Egito. Este episódio ilustra a complexidade política e militar da época, com o Egito emergindo como uma potência regional. 

A decisão de Josias de enfrentar Neco, apesar do aviso de Neco de que ele estava agindo segundo um mandato divino, reflete a autonomia e o zelo de Josias, mas também um potencial excesso de confiança.

A morte de Josias em Megido e o subsequente lamento nacional, inclusive com Jeremias compondo lamentações, ressaltam a estima em que Josias era mantido pelo povo. 

Sua morte marca o fim de um período de reformas significativas e a introdução de um período mais tumultuado na história de Judá.

O capítulo encerra com um resumo das realizações de Josias e uma referência aos "registros históricos dos reis de Israel e de Judá", sugerindo que sua história e atos foram notáveis e dignos de registro. Isto também demonstra a importância da documentação histórica na tradição judaica.

Temas Principais:
A Importância da Páscoa e da Tradição: A celebração meticulosa da Páscoa por Josias ressalta a importância das tradições e festivais na manutenção da identidade e fé judaicas, um tema consistente na Bíblia (Êxodo 12).

Obediência e Reforma Religiosa: A reforma de Josias e sua dedicação em seguir as prescrições da Lei de Moisés ilustram a importância da obediência a Deus e a Sua Palavra, um tema central na teologia reformada.

Consequências das Decisões dos Líderes: A decisão de Josias de enfrentar Neco e sua subsequente morte destacam as consequências que as decisões dos líderes podem ter para si mesmos e para o povo que governam, ressoando temas de responsabilidade e liderança encontrados em toda a Bíblia.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo:
A Páscoa e a Última Ceia: A celebração da Páscoa por Josias prefigura a Última Ceia de Jesus, onde Ele estabelece um novo pacto através do seu sangue (Lucas 22:20).

Liderança e Sacrifício: A morte de Josias pode ser vista como um paralelo ao sacrifício de Jesus, onde um líder amado perde a vida, embora as circunstâncias e significados sejam diferentes (João 10:11).

Obediência à Palavra de Deus: Assim como Josias se dedicou à Lei de Deus, Jesus Cristo exemplifica a obediência perfeita à vontade de Deus (João 5:30).

Aplicação Prática:
Valorização das Tradições e Ensinamentos Bíblicos: A celebração da Páscoa por Josias nos lembra da importância de manter e valorizar as tradições e ensinamentos bíblicos em nossa vida de fé.

Liderança Responsável e Suas Consequências: A decisão de Josias de confrontar Neco e sua subsequente morte nos alertam sobre as responsabilidades e consequências das decisões na liderança, seja na igreja ou em outros contextos.

Reflexão sobre Obediência e Desobediência: A história de Josias encoraja uma reflexão pessoal sobre obedecer à vontade de Deus, mesmo quando desafiadora, e as consequências da desobediência.

Versículo-chave:
2 Crônicas 35:19 - "Esta Páscoa foi celebrada no décimo oitavo ano do reinado de Josias."

Sugestão de esboços
Esboço Temático: A Celebração da Fé
  1. A Preparação para a Páscoa (v. 1-6)
  2. O Atendimento às Necessidades do Povo (v. 7-9)
  3. A Obediência e Dedicação na Celebração (v. 10-19)

Esboço Expositivo: Altos e Baixos de um Reinado
  1. A Celebração da Páscoa (v. 1-19)
  2. O Confronto com Neco e a Morte de Josias (v. 20-24)
  3. O Legado de Josias e o Luto Nacional (v. 25-27)

Esboço Criativo: Entre Celebração e Tragédia
  1. Festa de Fé: Revivendo a Páscoa (v. 1-19)
  2. A Escolha de um Rei: Coragem ou Rebeldia? (v. 20-22)
  3. O Fim de uma Era: Lamentação por Josias (v. 23-27)
Perguntas
1. Quando Josias celebrou a Páscoa do Senhor em Jerusalém? (35:1)
2. O que Josias fez com os sacerdotes em relação ao serviço no templo? (35:2)
3. O que Josias instruiu os levitas a fazerem com a arca sagrada? (35:3)
4. Segundo Josias, qual deveria ser a nova função dos levitas? (35:3)
5. Como Josias orientou a preparação dos levitas para a Páscoa? (35:4-5)
6. Qual foi a instrução de Josias para a celebração da Páscoa? (35:6)
7. Quantos animais Josias deu ao povo para as ofertas da Páscoa? (35:7)
8. Quem mais contribuiu com ofertas para o povo, sacerdotes e levitas? (35:8-9)
9. Como foi organizado o serviço para a Páscoa, segundo as ordens de Josias? (35:10)
10. Como os sacerdotes e levitas lidaram com os sacrifícios da Páscoa? (35:11-14)
11. Onde os músicos estavam localizados durante a celebração? (35:15)
12. Qual foi a extensão da celebração da Páscoa sob a ordem de Josias? (35:17)
13. Quando foi a última vez que uma Páscoa como esta havia sido celebrada em Israel? (35:18)
14. Qual rei do Egito saiu para lutar em Carquemis? (35:20)
15. Por que Josias foi lutar contra Neco, rei do Egito? (35:20-22)
16. O que Neco disse a Josias sobre sua interferência na batalha? (35:21)
17. Qual foi a reação de Josias às palavras de Neco? (35:22)
18. Como Josias foi ferido na batalha? (35:23)
19. Onde Josias morreu e foi sepultado? (35:24)
20. Quem compôs um cântico de lamento em homenagem a Josias? (35:25)
21. Qual é a tradição relacionada aos cânticos de lamento por Josias? (35:25)
22. Onde estão registrados os demais acontecimentos do reinado de Josias? (35:26-27)
23. Como foi a contribuição dos oficiais de Josias para a celebração da Páscoa? (35:8-9)
24. De que forma Josias promoveu a observância adequada da Páscoa entre o povo? (35:1-6)
25. Como Josias garantiu que os levitas estivessem preparados para a Páscoa? (35:4-5)
26. Que tipo de sacrifícios foram oferecidos durante a Páscoa? (35:7-13)
27. Qual era a importância dos holocaustos na celebração da Páscoa? (35:12)
28. Qual foi o papel dos porteiros durante a celebração da Páscoa? (35:15)
29. Como a celebração da Páscoa por Josias se compara com as celebrações anteriores? (35:18)
30. Por que Josias decidiu enfrentar Neco, apesar do aviso de Neco? (35:20-22)
31. Como a desobediência de Josias a Deus afetou o resultado da batalha contra Neco? (35:22)
32. Qual foi o impacto da morte de Josias sobre o povo de Judá e Jerusalém? (35:24)
33. Como a Páscoa sob Josias destacou sua fidelidade às práticas estabelecidas por Moisés? (35:6)
34. De que maneira Josias encorajou os sacerdotes a dedicarem-se ao serviço no templo? (35:2)
35. Como os animais para a Páscoa foram preparados e cozidos? (35:13)
36. Qual foi o papel dos levitas na preparação das ofertas para a Páscoa? (35:14)
37. Qual era o significado de queimar os ossos dos sacerdotes sobre os altares idólatras? (35:5, referência a versículos anteriores)
38. Como os eventos da batalha de Josias contra Neco revelam a complexidade das decisões dos reis? (35:20-24)
39. Qual foi o significado da contribuição pessoal de Josias para a celebração da Páscoa? (35:7)
40. Como a Páscoa durante o reinado de Josias reflete a importância da tradição e da renovação religiosa? (35:1-19)
41. De que maneira a celebração da Páscoa ajudou a reafirmar a identidade e a fé do povo de Israel? (35:1-19)
42. Como a morte de Josias representou uma perda significativa para o reino de Judá? (35:24-25)
43. De que forma o lamento por Josias se tornou uma tradição em Israel? (35:25)
44. Qual era a relação entre a celebração da Páscoa e a observância da Lei do Senhor? (35:6, 26)
45. Como a celebração da Páscoa por Josias demonstra a continuidade e a ruptura com o passado? (35:18)
46. Quais lições podem ser aprendidas com a decisão de Josias de enfrentar Neco? (35:20-24)
47. Qual é o significado da menção de Jeremias na história de Josias? (35:25)
48. Como a Páscoa de Josias se alinha com a reforma religiosa que ele promoveu? (35:1-19)
49. De que maneira a história de Josias reflete a complexidade das relações políticas e religiosas naquela época? (35:20-27)
50. Como os eventos do reinado de Josias influenciaram as gerações futuras em Judá e Israel? (35:26-27)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: