Números 28 - Ofertas Diárias, do Sábado, Mensais, da Páscoa e para a Festa das Semanas

Números 28 detalha as instruções dadas por Deus a Moisés sobre as ofertas e sacrifícios que os israelitas deveriam realizar. 

Estes incluem holocaustos diários, ofertas semanais de sábado, ofertas mensais na lua nova, e ofertas especiais durante festivais importantes, como a Páscoa e a Festa das Semanas.

Nos versículos 1-8, Deus orienta sobre os holocaustos diários, que consistem na oferta de dois cordeiros sem defeito, um pela manhã e outro à tarde, acompanhados de ofertas de cereal e bebidas fermentadas. 

Este sacrifício diário é um lembrete constante da aliança de Deus com Israel e do compromisso contínuo do povo com Deus.

Versículos 9-10 especificam as ofertas adicionais para o sábado: dois cordeiros, acompanhados das ofertas de cereal e bebida, além dos holocaustos diários. Este é um reconhecimento especial da santidade do sábado.

Nos versículos 11-15, as instruções abordam as ofertas na lua nova, que são mais substanciais: dois novilhos, um carneiro, sete cordeiros e um bode para sacrifício pelo pecado, juntamente com as respectivas ofertas de cereal e bebida. Estas ofertas mensais reafirmam a soberania de Deus sobre o tempo e as estações.

Versículos 16-25 descrevem as ofertas a serem feitas durante a Páscoa e os sete dias da Festa dos Pães Ázimos. Aqui, as ofertas são semelhantes às da lua nova, mas realizadas diariamente durante a festa. A Páscoa é uma celebração crucial, relembrando a libertação do Egito.

Nos versículos 26-31, a Festa das Semanas, também conhecida como Pentecostes, é destacada. Esta festa celebra a colheita e, como nas outras festas, inclui holocaustos e ofertas de cereal e bebida, juntamente com um bode para expiação.

Cada conjunto de instruções enfatiza a necessidade de os animais serem sem defeito, simbolizando a pureza e perfeição exigidas por Deus. Estes rituais reforçam a santidade, a dependência de Deus e a necessidade de expiação do povo de Israel.

Contexto Histórico e Cultural
Números 28 se insere no contexto da peregrinação dos israelitas pelo deserto após a saída do Egito, descrita no livro do Êxodo. 

Este período é marcado por uma formação intensiva da identidade e fé israelita, sob a orientação de Moisés e a revelação direta de Deus.

Os sacrifícios descritos refletem práticas comuns no Antigo Oriente Próximo, mas são distintos em sua ênfase na exclusividade e santidade de Deus. 

Eles servem não apenas como expressões de adoração, mas também como meios de manter e restaurar a relação do povo com Deus.

A estrutura destes sacrifícios e festas também reflete uma sociedade agrária, onde a colheita e os ciclos lunares eram vitais para a vida cotidiana. 

As festas, como a Páscoa e a Festa das Semanas, têm ligações profundas com eventos históricos da salvação de Israel, reforçando a memória coletiva e a identidade do povo.

Temas Principais
Adoração e Sacrifício Contínuos: O holocausto diário ressalta a importância da adoração constante e da dedicação a Deus. Isso reflete uma relação viva e dinâmica com Deus, não limitada a eventos esporádicos.

Santidade do Sábado: As ofertas adicionais no sábado reforçam a santidade deste dia, um tema central no Judaísmo. Representa um tempo especial de descanso e adoração, um princípio que se estende ao Cristianismo.

Soberania de Deus Sobre o Tempo: As ofertas da lua nova e das festas ressaltam que todo o tempo pertence a Deus. Isso ensina os israelitas a verem seu tempo e rotinas dentro do contexto da soberania e provisão divinas.

Redenção e Expiação: As ofertas durante a Páscoa lembram a libertação do Egito, enquanto os sacrifícios pelo pecado sublinham a necessidade contínua de expiação e purificação, apontando para a necessidade humana universal de redenção.

Ligação com o Novo Testamento e Jesus Cristo
Cristo, o Cordeiro de Deus: Os sacrifícios de cordeiros sem defeito prenunciam Jesus Cristo, referido no Novo Testamento como o "Cordeiro de Deus" (João 1:29), que tira o pecado do mundo. A perfeição dos cordeiros sacrifícios simboliza a pureza e a inocência de Cristo.

Cumprimento das Festas: As festas descritas em Números 28 encontram seu cumprimento em Cristo. Por exemplo, a Páscoa simboliza a morte de Cristo, nossa Páscoa (1 Coríntios 5:7), e a Festa das Semanas (Pentecostes) é cumprida com o derramamento do Espírito Santo (Atos 2).

Aplicação Prática
Vida de Adoração Contínua: Assim como os israelitas ofereciam sacrifícios diários, somos chamados a viver uma vida de adoração contínua a Deus, oferecendo nossas vidas como "sacrifício vivo" (Romanos 12:1). Isso nos convida a refletir: Como posso dedicar cada dia a Deus?

Reconhecimento da Soberania de Deus: As ofertas regulares lembram-nos de reconhecer a soberania de Deus em todas as áreas da nossa vida, incluindo nosso tempo e recursos. Podemos perguntar: Como estou honrando Deus com meu tempo e recursos?

Reflexão sobre a Redenção: A constante necessidade de sacrifício pelo pecado em Números 28 aponta para nossa própria necessidade de redenção. Isso nos leva a refletir sobre como Cristo cumpriu essa necessidade e como respondemos a esse sacrifício.

Versículo-chave
"Este é o holocausto diário instituído no monte Sinai de aroma agradável; é oferta dedicada ao Senhor, preparada no fogo." - Números 28:6 (NVI)

Sugestão de Esboços
Esboço Temático: "O Padrão de Adoração no Antigo Testamento"
A. Adoração Diária: O Holocausto Contínuo (v. 3-4)
B. Adoração Semanal: O Sábado Especial (v. 9-10)
C. Adoração Mensal: As Ofertas da Lua Nova (v. 11-15)
D. Adoração Anual: Festas e Celebrações (v. 16-31)

Esboço Expositivo: "As Ofertas em Números 28"
A. O Holocausto Diário: Dedicação Contínua a Deus (v. 1-8)
B. O Significado das Ofertas Sabáticas (v. 9-10)
C. A Celebração das Festas: Páscoa e Festa das Semanas (v. 16-31)

Esboço Criativo: "Perfumes da Fé: As Fragrâncias do Sacrifício"
A. Amanhecer de Devoção: O Holocausto Matinal (v. 4)
B. Crepúsculo de Gratidão: O Sacrifício Vespertino (v. 8)
C. Ritos Rítmicos: O Calendário Sagrado de Deus (v. 11-31)

Perguntas
  1. Qual era o objetivo da oferta queimada contínua que os israelitas deveriam oferecer ao SENHOR? (Números 28:2-3)
  2. Quantos cordeiros os israelitas deveriam oferecer diariamente como holocausto contínuo? (Números 28:3-4)
  3. Que tipo de oferta de manjares deveria acompanhar o holocausto contínuo diário? (Números 28:5)
  4. Onde foi instituído o holocausto contínuo e qual era a sua característica? (Números 28:6)
  5. Qual era a quantidade de libação para cada cordeiro no holocausto diário? (Números 28:7)
  6. Qual era a oferta especial para o dia de sábado? (Números 28:9-10)
  7. Que tipo de oferta os israelitas deveriam fazer no início de cada mês? (Números 28:11)
  8. Quais eram as quantidades específicas das ofertas de manjares e libações para os novilhos, carneiros e cordeiros no holocausto da lua nova? (Números 28:12-14)
  9. Além do holocausto contínuo e suas libações, que outra oferta deveria ser feita na lua nova de cada mês? (Números 28:15)
  10. Em que dia do primeiro mês os israelitas celebravam a Páscoa? (Números 28:16)
  11. Por quantos dias os israelitas deveriam comer pães asmos durante a festa que seguia a Páscoa? (Números 28:17)
  12. Que tipo de trabalho era proibido no primeiro dia da festa dos pães asmos? (Números 28:18)
  13. Quais ofertas queimadas deveriam ser apresentadas durante os primeiros dias da festa dos pães asmos? (Números 28:19-20)
  14. Qual era a oferta pelo pecado durante a festa dos pães asmos? (Números 28:22)
  15. Quantos dias as ofertas especiais da festa dos pães asmos deveriam ser oferecidas? (Números 28:24)
  16. Que tipo de trabalho era proibido no sétimo dia da festa dos pães asmos? (Números 28:25)
  17. Em que ocasião especial, além da festa dos pães asmos, os israelitas deveriam ter uma santa convocação sem realizar trabalho servil? (Números 28:26)
  18. Quais ofertas queimadas deveriam ser apresentadas durante a Festa das Semanas? (Números 28:27-29)
  19. Qual era o propósito do bode oferecido durante a Festa das Semanas? (Números 28:30)
  20. Como deveriam ser as ofertas (holocausto contínuo, ofertas de manjares e libações) apresentadas na Festa das Semanas? (Números 28:31)
  21. Que tipo de azeite deveria ser usado na oferta de manjares do holocausto contínuo? (Números 28:5)
  22. Qual é a significância de oferecer um cordeiro "pela manhã" e outro "ao crepúsculo da tarde" no holocausto contínuo? (Números 28:4)
  23. O que representa a "quarta parte de um him" nas libações diárias? (Números 28:7)
  24. Como a oferta do sábado difere da oferta diária em termos de quantidade de farinha e azeite? (Números 28:9)
  25. Qual era a especificação sobre os cordeiros oferecidos no holocausto de cada sábado? (Números 28:9)
  26. Que tipo de animal era adicionado ao holocausto no início de cada mês? (Números 28:11)
  27. Que tipo de farinha era usada nas ofertas de manjares mencionadas neste capítulo? (Números 28:12)
  28. Por que a quantidade de vinho na libação variava dependendo do animal oferecido no holocausto da lua nova? (Números 28:14)
  29. Quais eram as proporções específicas de vinho para as libações dos novilhos, carneiros e cordeiros na lua nova? (Números 28:14)
  30. Qual era o propósito do bode oferecido como oferta pelo pecado na lua nova? (Números 28:15)
  31. Como a Páscoa e a festa dos pães asmos estão conectadas no calendário israelita? (Números 28:16-17)
  32. Qual era o requisito para os animais oferecidos como holocausto durante a Páscoa e a festa dos pães asmos? (Números 28:19)
  33. De que forma a oferta de manjares durante a Páscoa difere das ofertas regulares de manjares? (Números 28:20-21)
  34. Como as ofertas durante a festa dos pães asmos refletem a importância dessa festa para os israelitas? (Números 28:24)
  35. Qual é o significado da proibição de trabalho servil durante as santas convocações? (Números 28:18, 25)
  36. Como a Festa das Semanas se relaciona com a colheita e as ofertas a Deus? (Números 28:26)
  37. De que maneira as ofertas queimadas da Festa das Semanas diferem das ofertas diárias e de sábado? (Números 28:27-29)
  38. Qual era o simbolismo do bode oferecido para fazer expiação na Festa das Semanas? (Números 28:30)
  39. Por que é importante que as ofertas descritas em Números 28 fossem "sem defeito"? (Números 28:31)
  40. Como as instruções detalhadas sobre ofertas e sacrifícios refletem o cuidado de Deus com a adoração e a comunhão com Seu povo? (Números 28:1-31)
  41. Qual era o objetivo da oferta queimada contínua que os israelitas deveriam oferecer ao SENHOR? (Números 28:2-3)
  42. Quantos cordeiros os israelitas deveriam oferecer diariamente como holocausto contínuo? (Números 28:3-4)
  43. Que tipo de oferta de manjares deveria acompanhar o holocausto contínuo diário? (Números 28:5)
  44. Onde foi instituído o holocausto contínuo e qual era a sua característica? (Números 28:6)
  45. Qual era a quantidade de libação para cada cordeiro no holocausto diário? (Números 28:7)
  46. Qual era a oferta especial para o dia de sábado? (Números 28:9-10)
  47. Que tipo de oferta os israelitas deveriam fazer no início de cada mês? (Números 28:11)
  48. Quais eram as quantidades específicas das ofertas de manjares e libações para os novilhos, carneiros e cordeiros no holocausto da lua nova? (Números 28:12-14)
  49. Além do holocausto contínuo e suas libações, que outra oferta deveria ser feita na lua nova de cada mês? (Números 28:15)
  50. Em que dia do primeiro mês os israelitas celebravam a Páscoa? (Números 28:16)

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: