Hino 354 - A Escola Dominical


Dominical é a grande e antiga Escola
Em que se estuda o Livro do Senhor;
A vida aqui se exalta e se acrisola
E alcança em Cristo seu real valor,
E alcança em Cristo seu real valor.

À Escola, pois, Dominical, irmãos,
Receber celeste luz!
O santo livro, aberto em nossas mãos,
Aprendamos de Jesus.

De grandes vultos e eras memoráveis
Lições sublimes vimos aprender!
Lições inscritas nalma, inapagáveis,
Que moldam nossas vidas com poder,
Que moldam nossas vidas com poder.

O Mestre insigne está presente - Cristo -,
Que luz e vida à vida plena traz.
O seu ensino igual jamais foi visto!
Tesouros mostra, de alegria e paz,
Tesouros mostra, de alegria e paz.

Universal, bendita Escola é esta,
Que os seus alunos conta por milhões;
Na qual o estudo é verdadeira festa,
Que empolga crianças, jovens e anciãos,
Que empolga crianças, jovens e anciãos,

Ênfase do hino:
A ênfase principal do hino é a importância da Escola Dominical como uma forma de estudar o Livro do Senhor e alcançar o verdadeiro valor da vida em Cristo. 

O hino destaca a presença do Mestre, Jesus Cristo, na Escola Dominical e a importância das lições aprendidas para moldar nossas vidas com poder. O hino também destaca a Escola Dominical como uma escola universal e bendita, que empolga crianças, jovens e anciãos.

Teologia do hino:
O hino "Dominical é a grande e antiga Escola" destaca a importância do estudo da Bíblia e do ensino cristão como uma forma de crescer em conhecimento e fé em Cristo. O hino reconhece a presença de Jesus Cristo como o Mestre insigne que traz luz e vida à vida plena. 

O hino também destaca a importância do ensino cristão para moldar nossas vidas com poder, o que está em linha com a teologia cristã que enfatiza a importância do discipulado e da santificação. 

Além disso, o hino destaca a universalidade da Escola Dominical, que é uma expressão da igreja universal de Cristo.

Textos bíblicos:
2 Timóteo 3:16-17 - "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."

Mateus 28:19-20 - "Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos."

Efésios 4:11-13 - "E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo."

Metáforas e simbologia:
1. "Escola Dominical" - A Escola Dominical é vista como uma escola antiga e grande onde se estuda o Livro do Senhor e se alcança o verdadeiro valor da vida em Cristo.

2. "Mestre insigne" - Jesus Cristo é visto como o Mestre insigne presente na Escola Dominical, que traz luz e vida à vida plena.

3. "Lições inscritas na alma" - As lições aprendidas na Escola Dominical são vistas como inscritas na alma dos alunos, moldando suas vidas com poder.

Aplicação prática:
O hino "Dominical é a grande e antiga Escola" nos lembra da importância do estudo da Bíblia e do ensino cristão como uma forma de crescer em conhecimento e fé em Cristo. Devemos valorizar a Escola Dominical como uma oportunidade de aprender mais sobre a Palavra de Deus e de crescer em nossa caminhada cristã. 

Além disso, o hino nos encoraja a buscar a presença de Jesus Cristo como o Mestre insigne em nossas vidas, permitindo que Ele nos traga luz e vida à vida plena. Devemos também aplicar as lições aprendidas na Escola Dominical em nossas vidas diárias, permitindo que elas moldem nossas vidas com poder.

Quando cantar:
O hino "Dominical é a grande e antiga Escola" é apropriado para ser cantado em cultos de adoração que enfatizam a importância do ensino cristão e do estudo da Bíblia. 

O hino também pode ser usado em momentos especiais da Escola Dominical, como o início de um novo ano letivo ou para comemorar aniversários ou outras datas significativas.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: