Hino 234 - Um pequeno a repousar


Quem é o pequeno a repousar
Nos braços de Maria,
A quem os anjos vêm cantar
Os hinos de alegria?

É este Jesus o Rei que anuncia a paz
A quem Deus quer bem.
Da virgem eleita é o filho, Jesus,
Que nasceu em Belém!

Por que tão pobre fora, então
A sua estrebaria?
É que ao pobre pecador
O verbo a paz traria!
Trazei a ele o coração,
Prostrai-vos reverentes,
Aos pés do Rei, que a salvação
Nos trouxe eternamente!

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a adoração a Jesus Cristo, o Rei que nasceu em Belém para trazer paz e salvação aos pecadores. O hino enfatiza a humildade e simplicidade do nascimento de Jesus, que nasceu em uma estrebaria, e convida os ouvintes a se prostrarem reverentes diante dele.

Teologia do hino: O hino celebra Jesus Cristo como o Filho de Deus que nasceu em Belém para trazer paz e salvação aos pecadores. A estrebaria onde ele nasceu é um símbolo da humildade e simplicidade do seu nascimento. 

O hino também enfatiza a importância da adoração a Cristo, reconhecendo-o como o Rei que merece toda honra e glória. A salvação que Jesus traz é oferecida a todos, independentemente da sua posição social ou econômica, e é alcançada através da fé em Jesus e do arrependimento dos pecados.

Textos bíblicos: Lucas 2:11-12 - "Porque para vós nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura."

Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Mateus 1:21 - "E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

Metáforas e simbologia: As principais metáforas e simbologia do hino estão relacionadas ao nascimento de Jesus e à sua mensagem de paz e salvação. 

A estrebaria onde Jesus nasceu é a metáfora central do hino, representando a humildade e simplicidade do nascimento do Salvador do mundo. O Rei que nasceu em Belém é a figura central do hino, simbolizando a soberania de Jesus sobre todas as coisas e a importância da adoração a ele.

Os anjos que cantam hinos de alegria representam a proximidade de Deus com a humanidade através da encarnação de Jesus.

Aplicação prática: O hino nos convida a adorar a Jesus Cristo como o Rei que nasceu em Belém para trazer paz e salvação aos pecadores. Devemos reconhecer a humildade e simplicidade do nascimento de Jesus e nos prostrar reverentes diante dele, oferecendo-lhe o nosso coração e adoração. 

Devemos também lembrar que a salvação que Jesus oferece é para todos, independentemente da sua posição social ou econômica, e que é alcançada através da fé em Jesus e do arrependimento dos pecados.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado durante a época do Natal, em celebrações litúrgicas e cultos de adoração. Também pode ser cantado em ocasiões especiais como casamentos e batismos, para lembrar da importância da adoração a Cristo e da mensagem de paz e salvação que ele trouxe ao mundo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: