Hino 233 - Os pastores no campo


No campo, o rebanho guardando,
Os pastores, deitados no chão,
Mal se vê pela luz das estrelas,
Que ao redor as ovelhas estão.
De repente, um clarão tudo envolve,
Quando lá das alturas dos céus
Desce um anjo, fulgente de glória,
Cantando em louvor a Deus!
No primeiro Natal, eis que um anjo
Gloriosa mensagem nos traz:

“Glória a Deus nas alturas,
Na terra acordo e paz!”

“Boas-novas alegres vos trago;
Em Belém Jesus Cristo nasceu!”
Logo após, lindo coro de anjos
Aparece cantando no céu.
Oh, jamais tão bendita mensagem
Aos ouvidos de todos soou,
Nem tão doce e divina harmonia
O próprio céu enlevou.
Oh, bem-vindo o Evangelho a este mundo
Que em pecado e miséria ainda jaz.

À cidade vão logo os pastores,
Para verem de perto Jesus!
No presépio, o Menino contemplam,
Que, do mundo, é a lídima Luz.
As estrelas parecem unir-se
Ao celeste conjunto a cantar:
“Em Belém, de Davi a cidade,
Nasceu quem vos vem salvar!”
Como cantam! E cremos que nunca
Desse canto ouviremos assaz!

Ênfase do hino: A ênfase principal do hino é a mensagem de paz e salvação trazida pelos anjos no primeiro Natal, através do nascimento de Jesus em Belém.

Teologia do hino: O hino celebra o evento central do cristianismo, o nascimento de Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para trazer salvação e paz aos pecadores. 

A mensagem proclamada pelos anjos, "Glória a Deus nas alturas, na terra paz, boa vontade para com os homens", é um resumo do evangelho, que mostra que a salvação vem de Deus e que é através de Jesus que podemos ter paz com Deus. 

O hino também enfatiza a humildade e simplicidade do nascimento de Jesus, que nasceu em um presépio em Belém, e a adoração dos pastores que foram os primeiros a testemunhar este grande acontecimento.

Textos bíblicos: 
Lucas 2:8-20 - "E havia naquela mesma região pastores, que estavam no campo, e guardavam, durante as vigílias da noite, o seu rebanho. E eis que o anjo do Senhor veio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, e tiveram grande temor. E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E isto vos será por sinal: Achareis o menino envolto em panos, e deitado numa manjedoura. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus, e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens. E aconteceu que, tendo os anjos se ausentado deles para o céu, diziam os pastores uns aos outros: Vamos pois até Belém, e vejamos isso que aconteceu, e que o Senhor nos fez saber. E foram com grande pressa, e acharam Maria, e José, e o menino deitado na manjedoura. E, vendo-o, divulgaram a palavra que acerca do menino lhes fora dita. E todos os que a ouviam se maravilhavam das coisas que lhes diziam os pastores."

Isaías 9:6 - "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz."

Mateus 1:21 - "E ela dará à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados."

Metáforas e simbologia
As principais metáforas e simbologia do hino estão relacionadas aos anjos e ao nascimento de Jesus. Os anjos são apresentados como portadores de uma mensagem de paz e salvação, representando a proximidade de Deus com a humanidade através da encarnação de Jesus. 

O presépio em Belém é a metáfora central do hino, representando a humildade e simplicidade do nascimento do Salvador do mundo. A luz das estrelas, que iluminam o campo onde os pastores guardam suas ovelhas, simboliza a luz divina que ilumina a escuridão do mundo e traz a esperança da salvação.

Aplicação prática: 
O hino nos convida a celebrar o Natal como um tempo de paz e alegria, lembrando-nos da mensagem de salvação trazida pelos anjos no primeiro Natal. 

Devemos nos alegrar com a vinda do Salvador e refletir sobre a importância da humildade e simplicidade de Jesus, que nasceu em um presépio em Belém. 

Devemos também seguir o exemplo dos pastores, que foram os primeiros a adorar o Menino Jesus, e buscar a adoração dele em nossa vida diária, reconhecendo-o como o nosso Salvador e Senhor.

Quando cantar: O hino é apropriado para ser cantado durante a época do Natal, em celebrações litúrgicas e cultos de adoração. Também pode ser cantado em ocasiões especiais como casamentos e batismos, para lembrar da importância da salvação e da mensagem de paz que Jesus trouxe ao mundo.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: