Hino 063 - As muitas bênçãos


1. Se da vida as vagas procelosas são,
Se, com desalento, julgas tudo vão,
Conta as muitas bênçãos, dize-as de uma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez.

Conta as bênçãos, dize-as quantas são,
Recebidas da divina mão
Vem dizê-las, todas de uma vez,
E verás, surpreso, quanto Deus já fez!

2. Tens acaso mágoas, triste é teu lidar?
É a cruz pesada que tens de levar?
Conta as muitas bênçãos! Logo exultarás,
E, fortalecido, tudo vencerás!

3. Quando vires outros com seu ouro e bens,
Lembra que tesouros prometidos tens.
Nunca os bens da terra poderão comprar
A mansão celeste que vais habitar.

4. Seja o teu combate longo ou breve aqui,
Não te desanimes Deus será por ti!
Seu divino auxílio minorando o mal,
Te dará consolo e galardão final

Ênfase do hino
O hino 63, "As muitas bênçãos", nos encoraja a lembrar e contar todas as bênçãos que Deus nos concedeu em nossas vidas. Ao fazer isso, somos lembrados da bondade e do cuidado de Deus, mesmo em meio às dificuldades e provações. 

O hino nos convida a encontrar força, coragem e gratidão, reconhecendo que Deus está conosco e que temos um futuro glorioso na mansão celeste.

Textos bíblicos
O hino é inspirado em várias passagens bíblicas, incluindo:

Lamentações 3.22-23: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade."

Salmo 103.2: "Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios."

2 Coríntios 4.17-18: "Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente; não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas."

Teologia do hino
A teologia do hino 63 enfatiza a importância de lembrar e contar as bênçãos que Deus nos concedeu em nossas vidas. 

Mesmo quando enfrentamos dificuldades, desafios e tentações, devemos nos concentrar no amor, na bondade e na provisão de Deus. 

A mensagem central do hino é a de que, ao reconhecermos e contarmos nossas bênçãos, encontramos força, coragem e gratidão.

Além disso, este hino traz algumas imagens poéticas que  nos ajudam a conectar nossas experiências de vida com os ensinamentos bíblicos e teológicos do hino, nos levando a uma maior gratidão e confiança em Deus.

Elas são:

  • "Vagas procelosas são" - Esta expressão evoca a imagem das ondas tempestuosas do mar, representando os desafios e as dificuldades que enfrentamos na vida. Essa imagem nos lembra que, mesmo em meio às tempestades da vida, Deus está conosco e nos sustenta.
  • "Cruz pesada" - A imagem da cruz pesada simboliza os fardos e as responsabilidades que carregamos ao longo de nossas vidas. A cruz também nos lembra do sacrifício de Jesus Cristo, que suportou o peso dos pecados da humanidade ao ser crucificado.
  • "Vires outros com seu ouro e bens" - Esta expressão destaca a tentação de comparar nossa situação com a de outras pessoas que parecem ter mais riqueza e bens materiais. O hino nos encoraja a não nos concentrarmos nas riquezas terrenas, mas a buscar as bênçãos espirituais que Deus nos oferece.
  • "Combate longo ou breve" - A imagem do combate, seja longo ou breve, representa as lutas e desafios que enfrentamos em nossas vidas. Essa imagem nos lembra que, independentemente da duração ou da intensidade de nossas batalhas, Deus está conosco e nos dá força para perseverar.
Aplicação prática
A mensagem do hino nos encoraja a ter uma atitude de gratidão e a contar nossas bênçãos em todas as circunstâncias. Isso nos ajuda a manter uma perspectiva positiva e a lembrar que Deus está conosco, nos apoiando e nos guiando.

Quando cantar
O hino 63, "As muitas bênçãos", é apropriado para várias ocasiões e eventos, tais como:

  • Cultos de adoração e louvor, onde os crentes se reúnem para agradecer e glorificar a Deus por todas as bênçãos e experiências da vida.
  • Celebrações de Ação de Graças, onde a congregação se reúne para expressar gratidão a Deus por Suas bênçãos e provisão.
  • Estudos bíblicos ou sermões que enfatizem a importância da gratidão, a bondade de Deus e a confiança em Deus em todas as circunstâncias da vida.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postar um comentário

O autor reserva o direito de publicar apenas os comentários que julgar relevantes e respeitosos.

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: