Hino 97 - Súplica do redimido

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Meu pecado resgatado
Foi na cruz, por teu amor!
E da morte - triste sorte!
Me livraste, ó Redentor! 

Cristo, inflama viva chama 
Em meu peito, ó Salvador!
Pois te adora quem te implora:
Vem guiar-me, bom Senhor!

2. Se hesitante, vacilante,
Ouço a voz do tentador,
Tu me guias, me auxilias,
E me tornas vencedor.

3. Redimida, só tem vida
A minha alma em teu amor!
Com apreço reconheço
Quanto devo a ti, Senhor.


Informações
Letra: Guilherme Luiz dos Santos Ferreira, 1898
Música: Ira David Sankey, 1840 - 1908

Ênfase do hino
O hino destaca a redenção que vem por meio do sacrifício de Jesus na cruz e o amor que Ele demonstra ao libertar o pecador da morte e do pecado. O cantor expressa sua gratidão e adoração a Cristo e pede que Ele inflame uma chama viva em seu coração, guiando e auxiliando na luta contra as tentações.

Teologia do hino 
O hino se baseia na teologia cristã da redenção, que enfatiza o sacrifício de Jesus na cruz como o meio pelo qual os pecadores são resgatados da morte e do pecado. O hino também enfatiza a importância de confiar em Cristo para obter ajuda e orientação na luta contra as tentações e na busca pela santidade.

Textos bíblicos
1 Pedro 1:18-19: "Pois vocês sabem que não foi por meio de coisas perecíveis como prata ou ouro que vocês foram redimidos da sua maneira vazia de viver que lhes foi transmitida pelos seus antepassados, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito".

Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Filipenses 4:13: "Tudo posso naquele que me fortalece".

Aplicação prática 
O hino "Súplica do Redimido" é um lembrete poderoso do sacrifício de Jesus na cruz e do amor redentor que Ele demonstra ao libertar o pecador da morte e do pecado. Ele pode ser usado em cultos de adoração, momentos de confissão de fé e compromisso com Cristo, e ocasiões especiais, como celebrações da Ceia do Senhor. Este hino também é adequado para ser cantado em momentos de oração e súplica, expressando o desejo de ser guiado e fortalecido por Cristo na luta contra as tentações.

Quando cantar 
O hino "Súplica do Redimido" pode ser cantado em cultos de adoração, momentos de confissão de fé e compromisso com Cristo, e ocasiões especiais, como celebrações da Ceia do Senhor. Ele também é adequado para ser usado em momentos de oração e súplica, expressando o desejo de ser guiado e fortalecido por Cristo na luta contra as tentações.

História
Ira David Sankey é o nome do compositor deste hino. Nascido em Endimburgo, na Pennsylvania, em 1840, filiou-se à Igreja Metodista Episcopal aos dezessete anos. 

Em sua mocidade era famoso por viver sempre com um livro de hinos, cantando em todas as possíveis ocasiões. Incentivado pelo cantor Philip Phillips, liderou o canto de hinos em diversas convenções de Escolas Dominicais. 

A partir de sua associação com o grande pregador Dwight L. Moody, um dos maiores evangelistas de todos os tempos, tornou-se conhecido e apreciado em toda a Inglaterra e Estados Unidos.

 Cantava durante as campanhas com sua voz extraordinária e comovente. O próprio Moody atribuiu grande parte de êxitos de seu trabalho ao canto de Sankey. 

Na verdade o testemunho deste cantor tem muito a nos ensinar: "Antes de cantar eu preciso sentir; e o hino deve ser de tal qualidade que eu saiba que posso comunicar a cada coração que me ouve todo o meu sentimento." 

Compilou diversos hinários e coletâneas de canções religiosas de grande alcance e influência: "Sacred Songs and Solos" (1875), "Gospel Hymns" (1875) e, em 1905 preparou um livro sobre sua vida e a história dos hinos, cujo manuscrito se perdeu num incêndio. 

Como já estava cego, ditou o livro a um copista. Compositor, deixou diversos trabalhos, treze dos quais incluímos neste hinário. Faleceu em 1908.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: