Hino 89 - Amor sacrificial



1. O grande amor que meu Jesus
Por mim mostrou na rude cruz,
Morrendo, a fim de me salvar,
Quem poderá contar?

Quem pode o seu amor contar?
Quem pode o seu amor contar?
O grande amor de meu Jesus,
Quem poderá contar?

2. O cálice que Jesus bebeu,
A maldição que padeceu
Por mim e para me salvar,
Quem poderá contar?

3.A zombaria tão cruel,
A cruz horrenda, o amargo fel,
Sofridos para me salvar,
Quem poderá contar?

4.Incomparável Salvador,
Teu inefável, santo amor,
Que é impossível de sondar,
Quem poderá contar?


Informações
Letra: Jane E. Hall, 1881
Tradução: Henry Maxwell Wright, 1888

Ênfase do hino
A ênfase principal do hino é o amor sacrificial de Jesus, que se entregou na cruz para salvar a humanidade.

Teologia do hino
O hino aborda a teologia da expiação, que é a obra redentora de Jesus Cristo na cruz, proporcionando salvação e perdão aos pecadores. Destaca-se o sofrimento de Jesus, que suportou zombarias, humilhações e dor em prol da salvação da humanidade. O hino também ressalta a natureza incomparável e insondável do amor de Jesus.

Textos bíblicos
João 15:13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida pelos seus amigos."

Isaías 53:5: "Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados."

1 Pedro 2:24: "Ele mesmo levou os nossos pecados em seu corpo sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados."

Na história da igreja
O tema do hino nos lembra do evento histórico conhecido como Concílio de Calcedônia (451 d.C.), no qual os líderes da igreja se reuniram para defender a verdadeira natureza de Jesus Cristo como totalmente Deus e totalmente homem. Este Concílio afirmou a importância do sacrifício de Jesus na cruz, enfatizando a necessidade de sua humanidade e divindade para que a expiação fosse eficaz e a salvação pudesse ser alcançada.

Aplicação prática
O hino nos convida a refletir sobre o amor sacrificial de Jesus e a importância de sua obra redentora na cruz. Isso nos incentiva a viver em gratidão, buscando seguir seus passos, amando uns aos outros e nos dedicando ao serviço altruísta em favor de nossos semelhantes.

Quando cantar
O hino "Amor Sacrificial" é apropriado para ocasiões como a celebração da Ceia do Senhor, a Semana Santa, especialmente na Sexta-feira da Paixão e no Domingo da Ressurreição, cultos de adoração e momentos de meditação sobre a obra redentora de Jesus. Além disso, pode ser cantado em eventos que enfatizem o amor e o sacrifício de Jesus, como retiros espirituais, conferências e celebrações de batismo. 

História
O dicionário "Julian" em sua edição de 1958 registra a compositora e autora Jane E. Hall que viveu no século passado, nascida em Battleborough, Vermont. Tem diversos trabalhos Publicados na coleção "Sacred Songs and Solos" (1881) de Ira David Sankey (v. hino n° 97). 

Em 1888 Henry Maxwell Wright traduziu "More than tongue can tell", hino incluído na coleção Jatada e muito apreciado pelas igrejas brasileiras.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: