Hino 92 - A fé contemplada

Seu navegador não suporta o elemento audio


1. Deus promete grandes coisas conceder
A qualquer que peça, crendo que há de obter,
 Esperando, sem na fé enfraquecer.
O Senhor a fé contemplará!

Tua fé Jesus contemplará,
Sim, o que Jesus promete, dá.
Ele vê o coração E responde à petição;
Tua fé Jesus contemplará!

2. Quantas maravilhas Deus realizou
Por alguém que firme nele confiou,
E que da promessa em nada duvidou.
O Senhor a fé contemplará!

3. Sim, creiamos no que Deus nos prometeu,
Pois jamais desonrará o Nome seu;
Ele cumprirá promessas que nos deu.
O Senhor a fé contemplará!


Informações
Letra: James Rowe, 1865 - 1933
Adaptação e 3ª estrofe: Ricardo Pitrowsky, 1891 - 1963
Música: Bentley de Forrest Ackley, 1872 - 1958

Ênfase do hino
A ênfase do hino é na promessa de Deus de responder àqueles que creem e esperam com fé, assegurando que Ele contemplará a fé e responderá às orações feitas com convicção.

Teologia do hino
O hino destaca a importância da fé em Deus e em Suas promessas, enfatizando que Ele é fiel e justo para cumprir o que prometeu. A teologia do hino é baseada na crença de que Deus está atento à fé de Seus filhos e responde às orações daqueles que confiam nEle.

Textos bíblicos
Mateus 21:22: "E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão".

Hebreus 11:6: "Sem fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que recompensa os que o buscam".

1 João 5:14-15: "Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade dele, ele nos ouvirá. E, se sabemos que ele nos ouve, seja o que for que pedirmos, sabemos que temos aquilo que lhe pedimos."

Na história da igreja
A ênfase na fé e nas promessas de Deus é um tema central no cristianismo e pode ser encontrada ao longo da história da igreja, desde os primeiros cristãos até os reformadores protestantes e os movimentos de avivamento. Essa mensagem tem sido uma fonte de encorajamento e conforto para os crentes em todos os tempos e lugares, ao enfrentarem desafios e provações em sua caminhada com Cristo.

Aplicação prática
O hino "A fé contemplada" nos encoraja a confiar firmemente em Deus e em Suas promessas, mesmo em meio às dificuldades e incertezas da vida. Ele nos lembra de que Deus é fiel e justo e que Ele responderá às nossas orações se as fizermos com fé e confiança nEle. Esse hino é apropriado para ser cantado em cultos de adoração, encontros de oração e momentos de encorajamento e exortação à fé na vida cristã.

Quando cantar
O hino "A fé contemplada" pode ser cantado em cultos de adoração, encontros de oração e momentos de encorajamento e exortação à fé na vida cristã. Ele também é adequado para ser usado em estudos bíblicos e reuniões de pequenos grupos que enfocam a importância da fé e das promessas de Deus.

História
Dentre muitas contribuições do Pastor Ricardo Pitrowsky à nossa hinologia, está esta adaptação do poema de James Rowe. 

"Gigante dos Pampas", assim denominado por Bill H. Ichter, Ricardo Pitrowsky nasceu em Santa Cruz, RS, em 1891, neto de alemães que organizaram o trabalho batista na região. 

Veio para o Rio de Janeiro em 1911, graduou-se em Teologia na primeira turma do Seminário do Sul, junto com Manuel Avelino de Souza, seu grande amigo. Pastor e músico, tem presença marcante em nossos hinários. 

Incentivou seus filhos ao estudo e ao cultivo da música, participando com eles no cântico de hinos nos cultos domésticos e cultivando em suas igrejas a melhor música. Faleceu em 1965. 

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: