Verdade no Lar


Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade
3 João 1.4 

Podemos ver na saudação de João a Gaio e a sua igreja a alegria demostrada por João em ver que as famílias daquela igreja estavam firmes na vida cristã. 


Em 2 João 1.4 ele faz uma saudação parecida dizendo: “Ao encontrar alguns dos seus filhos, muito me alegrei, pois eles estão andando na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai”. 

João tinha tanta certeza da prosperidade espiritual daquela igreja que ele diz a Gaio as seguintes palavras: “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma” (3 João 1.2). 

Esta é a maior alegria de uma família – andar na verdade e ver seus filhos também seguindo no caminho de Deus. Esta é a maior verdade que devemos aprender sobre a família. 

A prática da verdade no lar deve ser a razão da nossa alegria. Deus é o criador da família e nele encontramos satisfação, ele é o pai da família – somos filhos de Deus e nele encontramos prazer. 


Na presença de Deus há vida e plenitude de alegria. Como diz o Salmo 16.11: “Tu me farás conhecer a vereda da vida, a alegria plena da tua presença, eterno prazer à tua direita”. 

Muitas famílias perderam totalmente o referencial do que seja o amor, a paz e a satisfação verdadeira. Muitos se entregaram ao consumismo e individualismo.

Nós, enquanto isso, precisamos nos firmar na verdade. Devemos voltar à palavra, à verdade de Deus.  Como família devemos lembrar que bem-aventurado é o homem e a família que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos. 

Ainda que os problemas estejam presentes, na presença de Deus nunca faltará a alegria. Como disse Habacuque:

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação (Hb 3.17-18). 

Quem faz dos caminhos de Deus o seu caminho, nele encontra a verdadeira paz.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: