Emanuel


Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco) - Mateus 1.23


Nos tempos bíblicos era de grande importância o nome de uma pessoa e seu significado. Só pelo nome já poderíamos identificar certas características de alguém. 

Por exemplo: 

  • Sete significa “Substituto”, sua mãe disse: “Deus me deu outro filho em lugar de Abel”. 
  • Noé significa “descanso” ou “consolo”. 
  • Ismael significa “Deus ouve”, foi assim chamado por sua mãe porque Deus a ouviu. 
  • Isaque era chamado “riso”, porque ele trouxe riso, alegria para a casa de Abraão. 
  • Jacó era chamado “suplantador” ou “astuto” porque ele suplantaria seu irmão. 

Jesus foi chamado de Emanuel. Um nome com um grande significado para nós. Jesus é Deus conosco. Ele esteve presente na terra e foi o Deus conosco. Ele agora está no céu e ainda é o Deus conosco. Na eternidade estaremos nos céus e ele será o Deus conosco. 



Spurgeon disse: 

Ponha-me em um deserto, onde plantas não crescem – Eu ainda posso dizer “Deus conosco”. Ponha-me no perigoso oceano, onde meu barco me balance loucamente sobre as ondas – Eu ainda diria “Emanuel, Deus conosco”.
Sim, em uma tumba, lá dormindo em meio à corrupção, ainda lá poderia ver as pisadas de Jesus! Ele trilhou o caminho de todo Seu povo e ainda é “Deus conosco”.
“Deus conosco”, é o conforto do sofredor, é o bálsamo de sua dor, o alívio de sua profunda tristeza, é o sono que Deus dá a Seu amado, o descanso depois do trabalho e da labuta. 

Sem Jesus, nada podemos fazer. Com o Emanuel, nada precisamos temer. Tudo posso naquele que me fortalece. O Senhor adestra as nossas mãos para a batalha. 

Que possamos lembrar neste Natal que o nascimento de Jesus é a comprovação do cuidado de Deus para com as nossas vidas. Deus nos amou, sua presença é o maior presente que temos. 

Emanuel! A mensagem deste nome é: Você não está sozinho, porque o Salvador está com você. 

A presença de Jesus é nosso maior presente de Natal.

Tecnologia do Blogger.