Caminho, Verdade e Vida


Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim – João 14.6

Caminho, verdade e vida. Você já reparou como são importantes estas três palavras? Você já notou que toda a sua existência se baseia nelas? 

Todos nós temos um caminho, um senso de propósito. Ele é estabelecido por aquilo que acreditamos, aquilo que entendemos como verdade. E isso tudo define a nossa vida como um todo, como ela se expressa para outras pessoas e para onde ela vai. 

Porém, uma vez que a vida não se limita apenas a este mundo, você já não se perguntou para onde levará o caminho que você tem trilhado? 

Se você entende que existe um Deus e se preocupa em encontrar-se com ele no final da sua caminhada, considere o que Jesus afirma: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”. 

Jesus está dizendo que, num mundo repleto de supostos atalhos, ele é o único caminho que leva até Deus. Cristo não é apenas alguém apontando para o caminho correto ou sendo exemplo de caminho correto. 

Ele mesmo é o caminho da salvação, o caminho para o céu, para a presença de Deus. Ele abriu esse caminho com seu próprio sangue derramado na cruz em nosso favor, para o perdão de nossos pecados. 



Jesus também afirma que, em um mundo repleto de ilusões e mentiras, ele é a verdade. Ele não apenas foi verdadeiro em suas atitudes, mas ele mesmo se colocou como a verdade num sentido absoluto!

Ele é a soma e a essência de todas as verdades bíblicas. Por meio dele toda a verdade a respeito de Deus foi comunicada aos homens. Procure a verdade sobre Deus fora de Jesus e você não a achará! 

Jesus completa ensinando que, em um mundo marcado pela morte, ele é a vida. A morte, que é a consequência de termos desobedecido a Deus, tem caracterizado de maneira cruel a nossa realidade. 

Mas Jesus é a vida: foi ele quem a criou, natural, espiritual e eterna. E mais, ele é o doador da vida. Estar com Jesus significa que a morte não é o fim, mas é o começo de uma existência eterna e plena na presença de Deus.

Tem como andar em outros caminhos? Tem como seguir outras verdades? É possível viver sob outros valores? Sim. Mas não espere chegar até Deus por outros caminhos, verdades ou valores. Como disse o monge Tomás de Kempis a respeito de Jesus: 

Não é possível andar fora do caminho, não é possível conhecer fora da verdade, não é possível viver fora da vida.

Ao final desta vida, em qual destino você pretende chegar? Se pretende chegar a Deus, você já sabe, é só por Jesus Cristo!

Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração... – Hebreus 3.15

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: