Novo de novo


Tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou - Eclesiastes 3.2 (Salmos 71.19-21).

Um homem plantou algumas árvores no quintal. Depois de basicamente um ano, apenas duas tinham crescido. As outras duas ficaram do mesmo tamanho. Obviamente, havia um problema. Afinal, o que as impediu de crescer? 

O problema era que aquela parte do terreno acumulava muita água, dificultando a raiz de obter oxigênio e nutrientes. E assim aquelas mudas ficaram estagnadas, não se desenvolveram. Ele então resolveu mudá-las de lugar. Colocou-as em terreno menos úmido, com mais sombra. Assim começaram a crescer reagindo positivamente à mudança. 

Interessante como água demais pode impedir o crescimento. Em nossa vida, às vezes, isso pode acontecer. Aparentes facilidades, excesso de tranquilidade, muito apoio, pode nos fazer estagnar. Não conseguimos crescer mais, parece que está bom demais. Nos tornamos improdutivos, não avançamos e começamos a desanimar. 

É importante detectar isso. Ter coragem de mudar. Sair da tal zona de conforto. Buscar terras que embora sejam mais secas, serão mais produtivas, nos farão melhor. As melhores oportunidades não se encontram nas facilidades.

É nas crises que passamos, na tentativa de fazer algo novo e melhor que encontraremos maior crescimento e realização. Algumas vezes precisamos mudar, deixar coisas boas para trás. Vencer o medo de enfrentar mudanças, buscar algo novo, experimentar a alegria de recomeçar. 

É certo que ao participar de uma nova etapa de vida, com novos desafios, em novo terreno, podemos, como aquelas plantas, crescer, avançar e frutificar para a glória do Senhor. A vida é dinâmica, precisamos plantar, mas também saber a hora de arrancar o que se plantou.

Tudo que fizermos deve ser conforme a orientação do Senhor. Por mais difícil que pareça, estar no lugar que Deus preparou para nós será sempre melhor. Mesmo se a terra que ele nos plantou pareça seca, quem está plantado no Senhor florescerá no tempo certo. 

Obedecer a vontade de Deus é mais importante que buscar facilidade.

Tecnologia do Blogger.