Natal, tempo de busca


Mateus 2.1-12

Chegamos a mais um Natal. Tempo de correria às lojas para comprar presentes, para arrumar a casa, para viajar reencontrar familiares, enfim, as pessoas buscam dar sentido a esta data tão especial.

Mas qual sentido estamos procurando dar ao Natal?

A história bíblica em Mateus 2.1 a 12 nos informa que quando Jesus nasceu uns magos (que eram estudiosos das estrelas) saíram do oriente e foram a Jerusalém com o propósito de descobrir o significado do aparecimento de uma estrela. Algo sobrenatural estava acontecendo. 

Eles partiram enfrentando uma longa viagem na busca do verdadeiro sentido daquela nova estrela, procuravam conhecer o menino, que segundo os seus estudos deveria ser o Rei dos Judeus (2.2) 

Hoje temos visto que as pessoas buscam diversos sentidos para o Natal. Para alguns se trata de festejar, para outros, oportunidade de receber presente, fartura de comida e bebida, ou ainda, pode ser oportunidade para lucros e muitas vendas. 

Mas o verdadeiro sentido do Natal está no nascimento de Jesus. A Bíblia nos ensina que o nascimento de Jesus é o cumprimento da promessa feita aos nossos primeiros pais que o Senhor providenciaria um Salvador para o mundo. 

Jesus, de fato, nasceu em seu coração?



Chama também nossa atenção a conduta dos escribas, que embora conhecessem a fundo a profecia da vinda do Messias, não creram (2.4,5,6). Mesmo estando familiarizados com as verdades bíblicas e tendo um conhecimento profundo delas não deram crédito aos magos e posteriormente, não acreditaram em Jesus a despeito de todos os milagres que fez no período que esteve entre eles. 

Este também é um risco que corremos, de viver numa atmosfera religiosa e, no entanto, não reconhecer o Messias. Quantas pessoas vivem próximas do altar, conhecem profundamente a mensagem bíblica, mas mesmo assim permanecem longe de Jesus? Não são poucas!

O nosso desejo é que neste natal você não busque a religiosidade vazia, mas que busque o verdadeiro sentido na pessoa de Jesus que veio por amor a mim e a você (João 3.16). 

Que verdadeiramente Jesus possa nascer em seu coração!

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: