Prontidão


Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo; 
clamem por ele enquanto está perto - Isaías 55.6

Jesus convida um homem a segui-lo. Como resposta ouve deste homem: “Senhor, deixa-me ir primeiro sepultar meu pai”.

Uma resposta que parece muito justa. Ele não recusa o convite totalmente, apenas diz que tem algo importante para fazer naquele momento.

Mas, Jesus não aceita sua desculpa, quer que ele o siga imediatamente. Por mais que pareça estranha a atitude de Jesus em dizer para ele deixar os mortos sepultarem os seus próprios mortos, não podemos questionar a vontade de Deus.

O fato é que Jesus estava pronto para partir e aquele homem foi chamado para unir-se a ele em seu ministério. Acredito que Jesus quer nos ensinar que não há nada mais importante que o seu chamado. Seguir Jesus é fazer tudo que ele manda, sem impor qualquer condição.

Fato também é que alguns comentaristas dizem que sepultar o pai não era apenas ir em um velório naquele dia.

Wiliam Barclay diz: “Provavelmente seu pai não estava morto, nem sequer perto de seu fim. Suas palavras parecem significar: ‘Eu te seguirei depois que meu pai morrer.’” 

A lição que aprendemos neste texto é que devemos estar prontos a responder imediatamente ao chamado de Jesus. Quando Deus fala ao nosso coração indicando algo para fazermos é preciso obedecer. 



Muitas coisas que deixamos para depois deixamos para sempre. Quando Deus toca nosso coração produzindo vontade de realizar algo bom, é preciso deixar tudo e fazer o que é mais importante. 

Um bom sentimento não cumprido imediatamente pode passar. Muitas coisas boas não seriam realizadas se ficassem para depois.

Tudo tem seu tempo certo. Eu não devo fazer apenas o que eu quero, mas aquilo para o qual eu sou chamado.

João Calvino disse: “A vontade de Deus é a regra pela qual devemos regulamentar todos os nossos deveres.”

“Nossa missão é para hoje, devemos nos desvencilhar de nossa vontade pessoal, devemos servir agora, pois amanhã pode ser muito tarde” (Wilian Barclay).

Nada é mais importante que o chamado de Jesus para segui-lo

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: