A existência de Deus (2)


A existência de Deus, embora seja negada por alguns, é fato. Tanto a intuição humana quanto a Bíblia testificam sobre essa realidade. Na presente reflexão, mencionaremos três aspectos, propostos pelos estudiosos, que segundo Wayne Grudem argumentam favoravelmente a respeito da existência de Deus.



1. Aspecto cosmológico

Esse aspecto aponta para o fato de que o universo tem uma causa, isto é, somente veio a existir por conta de um fato desencadeador. Conforme já havíamos afirmado, o universo tem sua causa em Deus. A Bíblia, em Gn 1.1, diz que “no princípio, criou Deus os céus e a terra”. O autor de Hebreus confirma isso ao escrever: “Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem” (Hb 11.3).


2. Aspecto teleológico
Esse argumento se refere ao propósito para o qual todas as coisas foram criadas. De acordo com a Bíblia, a criação manifesta a glória de Deus. O salmista escreve: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Sl 19.1). Paulo afirma que a divindade de Deus, bem como seu poder, igualmente se revelam por meio das coisas que foram criadas (Rm.1.20; leia também Rm 11.36; Cl 1.16).


3. Aspecto ontológico
Esse ângulo se reporta ao ser de Deus. O Senhor é infinitamente grande. Naturalmente, sendo Ele o Criador, sua criação lhe é inferior. Em Ne 9.5 lemos que a grandeza de Deus étamanha que nem mesmo o louvor de seu povo pode defini-Lo totalmente. Assim lemos: “Bendito seja o nome da tua glória, que ultrapassa todo bendizer e louvor” (Ne 9.5). A grandeza de Deus sobre os homens é igualmente descrita no Salmo 99.2 – “O SENHOR é grande em Sião e sobremodo elevado acima de todos os povos”.


Conclusão
Certamente Deus existe, embora existam aqueles que negam essa verdade. Por outro lado, não são poucos os argumentos favoráveis à existência de Deus. Três deles demonstramos aqui, nomeadamente:o cosmológico, o teleológico e o ontológico. Que tais argumentos tanto nos ajudem a compreender um pouco mais sobre o Senhor, como nos habilitem para que O anunciemos a todos os povos (Sl 96).

------------------------------------
Carlos Eduardo Pereira de Souza  é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em 2012. Mestrado em Novo Testamento pelo Centro de Pós Graduação Andrew Jumper em 2013. Pós-graduando em docência do ensino superior, pela Universidade Paulista.

Tecnologia do Blogger.