Valores



Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus
Tito 2:11-13
Conta-se uma fábula de um príncipe que orgulhava-se de sua coleção de 12 pratos de porcelana rara. Certo dia, o seu zelador, em um momento infeliz, deixou que se quebrasse uma das peças. Tomando conhecimento do desastre e possuído pela fúria, o príncipe condenou-o à morte. 


Às vésperas da execução, um sábio apresentou-se ao príncipe, pediu para ver os pratos. Ele aproximou-se da mesa e, num gesto inesperado, puxou a toalha com as porcelanas preciosas, atirando-as bruscamente sobre o piso de mármore, arrebentando-as todas.

Então disse: – Pronto, meu senhor, assim fica resolvido o problema da sua preciosa coleção. Agora podeis mandar matar-me. Sacrifico-me em benefício dos que irão morrer no futuro, quando cada uma dessas peças for quebrada separadamente.

Podemos achar um absurdo alguém valorizar mais um prato do que uma vida, mas vivemos em um mundo de valores invertidos, de atitudes semelhantes ao desta fábula. Hoje muitos valorizam mais as coisas do que a vida humana. 



É mais comum ver pessoas impacientes do que tolerantes. Gente que tem muitas posses e estão cada vez mais insatisfeitas.

Pessoas mais cultas, mas mesmo assim, menos sábias. Um mundo de extravagâncias e exageros, mas de menos fé e piedade. 

Olhar para um mundo assim causa tristeza, ficamos decepcionados com a atitude de muita gente. Nesta hora no lugar do desânimo com o gênero humano, devemos lembrar que Cristo se entregou por nós a fim de nos remir desta maldade. 

Em um mundo que perdeu seus valores devemos renunciar a impiedade e viver de maneira sensata, piedosa, dedicando-se à prática das boas obras.

Também exortando e repreendendo aqueles que estão perdidos. Ensinado o caminho aos que deles distantes estão. Se for necessário até quebrando alguns pratos e sofrendo as consequências.

Valorize o que tem valor.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: