Vaidade Moderna


Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos - Filipenses 2.3

No livro de Antoine de Sainte-Exupéry, o personagem Pequeno Príncipe, em suas viagens pelos planetas, encontra um homem vaidoso que disse ao vê-lo chegando: "Ah! Ah! Um admirador vem visitar-me!". 

Então, no livro vem duas frases que me chamaram atenção: “Para os vaidosos os outros homens são seus admiradores. Os vaidosos só ouvem os elogios”.

A rápida conversa entre os dois se resume no pedido do homem vaidoso para ser admirado. A resposta do Pequeno Príncipe é interessante, ele diz: “Eu te admiro. Mas de que te serve isso?” 

Este livro de 1943 mostra uma realidade que vivemos hoje. Existe muita exposição pessoal em redes sociais que na maioria das vezes serve de vitrine da vaidade. Pessoas esperando a visita de admiradores. Caçadores de cliques e curtidas e um exposto pedido para ser admirado. 

Chama atenção a pergunta do Pequeno Príncipe. “Mas de que serve isso?” Porque este desejo de ser admirado? Acredito que a resposta a esta pergunta está no grande vazio existencial e uma grande carência por companhia. 



Isso, somado a facilidade que a tecnologia coloca à disposição de compartilhar quase tudo. Transforma este desejo de ser notado em uma atitude vaidosa.

Não que participar de uma rede social ou postar algumas fotos seja sempre uma atitude vaidosa. Não estou afirmando que todos que utilizam estes meios estão buscando ser admirados.

Mas infelizmente, muitos só estão em busca de admiradores. Só enxergam os outros como seus fãs. Estão em busca de elogios. Estes sim são os vaidosos. 

Este é um alerta a todos nós. É importante participar de redes sociais, mas também ser presente na sociedade. 

Podemos ter amigos virtuais, mas não devemos substituir aqueles que estão perto de nós por eles. Que nossas conversas não sejam só por emotions e abreviatura de palavras. Principalmente, que os outros sejam para nós muito mais do que admiradores.

Muita exposição é uma grande porta para a vaidade.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: