Sociais

Cristo é o foco


...de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra... – Efésios 1.10

Hoje é muito comum usarmos a palavra “foco”. É necessário ter foco profissional, foco emocional, foco nas prioridades. Afinal, quanto tempo e energia perdidos porque muitas vezes nos falta um foco específico na vida? Conheço gente, por exemplo, que já na altura dos 40 anos não sabe que profissão seguir ou sequer saiu da casa dos pais.


Pensando de uma maneira mais global a Bíblia nos ensina que a própria criação perdeu o seu foco com a entrada do pecado no mundo. Acredito que qualquer pessoa que já tenha feito uma análise de nosso mundo percebeu que há algo profundamente errado. Maldade, caos, tragédias, entre outras, coisas nos tiram a ilusão de que vivemos num mundo ordeiro e bom. Não há foco. (Romanos 8.22)

Haveria solução para um problema tão grande? Quem poderia corrigir tamanho caos e restaurar o foco inicial? A Bíblia ensina que em Jesus Cristo convergem todas as coisas. Em outras palavras, a solução está centrada nele. O foco é ele.

Este conceito nos remete a três realidades importantes.

A primeira tem a ver com poder. Trata-se do grande poder de Jesus sobre tudo e todos. O seu nome está sobre todo o nome (Filipenses 2.9) e não há poderes, sejam materiais ou espirituais, que possam fazer oposição a Jesus.

A segunda realidade está ligada à restauração. O pecado trouxe desordem e desintegração interminável para a criação. Mas ao final, todas as coisas serão restauradas à sua função original pelo fato de terem sido trazidas a obediência de Cristo. Tal restauração encontrará o seu ápice na sua segunda vinda de Cristo, quando todo joelho se dobrará aos seus pés. (Filipenses 2.10,11)

Por fim, a terceira realidade diz respeito à unidade. Uma vez que em Cristo são centradas todas as coisas, as barreiras e diferenças pessoais caem por terra. “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3.28).

Em resumo, só existe um que pode reconciliar e unificar todas as coisas: Jesus Cristo! Ele é o centro, ele é o foco! E mesmo que o homem viva à margem destas realidades, no dia do juízo ele convergirá a Cristo e prestará contas.

Cristo é o foco! Mas ele tem sido o centro de sua vida? Ou sua fé é algo levado pelas beiradas da indiferença?

--------------------------------------------------
Andrei de Almeida Barros é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Em 1998 trabalhou como missionário em Portugal. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 2003 e ordenado pastor em 2004. Atualmente cursa Licenciatura em História. É fundador e editor do site www.semeandovida.org
Google Plus