Sociais

O Fundador da Igreja Cristã - Pedro ou Cristo?

Há dias, não sei porquê, me perguntaram quem foi o verdadeiro fundador da Igreja cristã. Foi Cristo, ora essa! Jesus fez diversas declarações de que somente a fé em sua misericórdia poderia garantir ao homem a sua salvação: "aquele que crê será salvo, mas o que não crê já está condenado". 

Daí inferimos que a Igreja cristã existe onde houver, pelo menos uma pessoa que creia em Cristo como Filho de Deus tal qual Pedro em sua declaração: "tu és o Cristo o Filho de Deus".

O fundamento da Igreja cristã é o próprio Cristo que a selou com a sua morte e a confirmou com sua ressurreição. Uma Igreja divina não poderia ter um fundamento que não fosse divino. Se a Igreja se fundamentasse em elemento humano não poderia ter tido a promessa de vencer as próprias portas do inferno.

O apóstolo Pedro fez as seguintes declarações: 

"Ele, o Cristo, é a pedra que foi rejeitada por vós, edificadores, a qual foi posta por cabeça da esquina". E mais: "... eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa - e quem nela crer não será confundido. E assim para vós os que credes, é preciosa, mas para os rebeldes a pedra que os edificadores rejeitaram essa foi a principal da esquina".

Diante dessas palavras não restam dúvidas, para o próprio apóstolo Pedro a pedra sobre a qual seria construída a Igreja cristã é Cristo. Mesmo porque se fosse de outro modo não seria cristã.

Logo depois que Cristo fez a declaração a Pedro e que tem sido interpretada erradamente por milhares de pessoas, de diversas correntes teológicas, "tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja", Jesus começa a dizer aos discípulos que era necessário ser entregue à prisão e à morte. 

Pedro começa a repreendê-Io. Jesus, sem nenhuma consideração para com a declaração que fizera há pouco o apóstolo, volta-se para Pedro e lhe diz: "para trás de mim satanás, que me serve de escândalo". Depois, mesmo advertido por Cristo, Pedro o nega três vezes diante de pessoas que afirmam que ele estava com Jesus. Negou com imprecações: "não conheço tal homem".

Jesus afirmara que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja. Como iria satanás prevalecer com tanta facilidade contra o alicerce da Igreja?

É difícil de entender, mesmo porque Jesus disse, certa vez, que a casa edificada sobre a areia não pode subsistir, mas só a que foi construída sobre a rocha.

Cá entre nós, eu me sinto mais seguro com Cristo como o alicerce da Igreja, por isso sou cristão.

--------------------------------------------------
Samuel Barbosa é pastor jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1960. Posteriormente graduou-se em Letras, Pedagogia, Supervisão Escolar e Especialização em Língua Portuguesa com produtiva carreira acadêmica. Pastoreou as igrejas presbiterianas de Apiaí, Correias e Itararé entre 1961 e 1962. Foi pastor da Igreja Presbiteriana de Itararé durante 32 anos até sua jubilação. Presidiu o Presbitério de Itapetininga por 22 anos e é pastor emérito das Igrejas Presbiterianas de Itararé e Itaberá. 
Google Plus