No mundo tereis aflições


Marcos 4:35-41

Há uma teoria errada, porque não-bíblica, que afirma que aquele que crê em Cristo não irá encontrar nenhuma dificuldade na vida. Nada mais errado do que isso. Chegam a afirmar que Jesus Cristo resolve todos os problemas do homem. Jesus resolve "o problema" que é o problema do pecado que afasta o homem de Deus. Esse afastamento que levou o salmista a exclamar: "a minha alma tem sede de Deus". 


Os problemas da minha vida eu é que tenho de resolver, claro que com o auxílio de Deus e sob sua orientação. Ele me dá capacidade de encontrar elementos que me ajudem a solucionar os meus problemas seculares, muitas vezes causados por mim mesmo e por minha incapacidade de bem dirigir a minha vida.

"De que te queixas, ó homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados". Jeremias é quem diz isso.

A fé cristã se firma vencendo as tempestades da vida, não as evitando. Sobre esse assunto, baseado nas palavras do texto citado no início, conheço uma poesia que diz assim: 

Mestre o mar se revolta e as ondas nos dão pavor
o céu se reveste de trevas, não temos um salvador!
Não se te dá que morramos? Podes assim dormir
Se a cada momento nos vemos já prestes a submergir?

Mestre, tão grande tristeza me quer hoje consumir
Na dor que perturba minha alma te imploro, vem me acudir!
De ondas do mal que me encobrem, quem me virá valer?
Não tardes, não tardes, bom Mestre, estou quase a perecer!

Mestre, chegou a bonança, em paz vejo o céu e o mar;
o meu coração goza calma, que não poderá findar
firme ao teu lado, ó Mestre, dono da terra e céu
eu hei de chegar bem seguro, ao porto destino meu. 

E o estribilho declara: 

As ondas atendem ao meu mandar: sossegai
Seja o encapelado mar, a irá dos homens, o gênio do mal;
Tais águas não podem a nau tragar, que leva o Senhor, rei do céu e mar,
pois todos ouvem o meu mandar - sossegai.
Convosco estou para vos salvar. Sossegai.

Nessa poesia podemos ver retratada a vida do cristão como uma nau em pleno mar. As borrascas podem vir... e vêm, mas Cristo disse certa vez a respeito de quem o aceita como Senhor da vida: "Eu estarei convosco sempre". 

Então se temos a presença de Cristo em nossa vida e esta vida é um barco em alto mar, então a vida do cristão é um barco em que Jesus está. E, conscientes dessa presença, sabemos que sairemos vencedores em qualquer circunstância. 

É o grande apóstolo Paulo quem diz: "Mas em todas estas coisas, somos mais que vencedores por aquele (Cristo) que nos amou". Afirma mais isto: "Todas as coisas (até as tempestades) concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.

--------------------------------------------------
Samuel Barbosa é pastor jubilado da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se em teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1960. Posteriormente graduou-se em Letras, Pedagogia, Supervisão Escolar e Especialização em Língua Portuguesa com produtiva carreira acadêmica. Pastoreou as igrejas presbiterianas de Apiaí, Correias e Itararé entre 1961 e 1962. Foi pastor da Igreja Presbiteriana de Itararé durante 32 anos até sua jubilação. Presidiu o Presbitério de Itapetininga por 22 anos e é pastor emérito das Igrejas Presbiterianas de Itararé e Itaberá. 
Tecnologia do Blogger.