Esperança


Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança (Romanos 15.4 e Lamentações 3.19-33)

Esperança é uma atitude de paciência, é trazer a memória o que é bom. Esta paciência vem pela consolação das Escrituras. Somos alvo do amor de Deus e de sua misericórdia, por isso temos esperança. 


Responda sinceramente a esta pergunta: Esperança, qual é a sua? A Bíblia nos diz em 1 Pe 3:15 “antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós”. Nem sempre estamos prontos pra responder como deveríamos sobre qual a razão da nossa esperança.

Estamos tão focados nas conquistas pessoais e imediatas – no que vou comer, o que vou comprar, com quem vou casar – que esquecemos qual é nossa real esperança.

É perigoso limitar ou diminuir o conceito de esperança, pois estaremos diminuindo nossa força para vida. Esperança é o combustível da vida – motivação.



A nossa esperança imediata só tem sentido quando temos clara em nossa memória nossa esperança eterna.

Que Cristo veio a este mundo para nos salvar, pois estávamos mortos, oprimidos e não tínhamos nenhuma possibilidade de salvação. A morte era nosso único caminho e dela fomos libertos.

Portanto vivemos movidos por esta esperança. Como diz o salmista em Sl 39.7: “E eu, Senhor, que espero? Tu és a minha esperança”. Veja também Sl 62.5. 

Eis a razão de existirem muitos fracos e desesperados. Não têm esperança, pois sua esperança é limitada às coisas que podem tocar. Nossa esperança não deve ser apenas no que vemos, mas no invisível. 

Quem tem esperança errada vive uma vida frustrada. Quem espera nas conquistas momentâneas se frustra por não conquistar ou por continuar insatisfeito mesmo depois da conquista. I Co 15 19 nos ensina: “Se a nossa esperança (em Cristo) se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens”. 

Esperança é o combustível para a vida e você pode estar usando o combustível errado.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: