Amém


Pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o “sim”. Por isso, por meio dele, o “Amém” é pronunciado por nós para a glória de Deus (2 Co 1.20) - leia também Hebreus 13.15-21

Você sabe porque terminamos nossas orações dizendo amém? Esta palavra não é apenas um adereço para que a nossa oração fique mais bonita.

Ela é uma expressão de confiança. Dizendo amém, estamos dizendo que sabemos que Deus atenderá nossos pedidos. Que ele nos dará uma resposta conforme a sua vontade e até nos dará muito mais do que pedimos.


Esta confiança é vista nas palavras do escritor de Hebreus que no capítulo 13, depois de exortar seus leitores sobre como deveriam proceder, ora por eles pedindo que Deus os aperfeiçoe em todo o bem para fazerem a sua vontade. Ele termina sua oração dizendo que toda glória deve ser dada a Deus, Amém.

O grande incentivo que temos para orar é saber que Deus responde as nossas orações. Em várias passagens a Bíblia nos afirma isso. Devemos orar sem cessar (1 Ts.5.17). Esta insistência é ilustrada em algumas parábolas como a do Juiz iníquo e amigo importuno. 

A comparação feita é que se até um juiz mal, defende a causa de uma viúva pela sua insistência, se até um amigo empresta pães a seu colega à meia noite, muito mais fará o Senhor Deus se orarmos de forma constante. Sempre podemos procurar Deus em oração, sabendo que ele vai nos atender.



Por isso, terminamos as nossas orações repetindo a palavra amém. Nas palavras do Catecismo de Heidelberg – pergunta 129 (o que significa a palavra “Amém”?) 

Amém significa: “é verdadeiro e certo. Pois é mais certo e verdadeiro que Deus ouviu a minha oração, do que o sentimento que tenho em meu coração de desejar isso dEle.”

Amém significa, assim será, com toda certeza! É muito mais certo que Deus ouça minha oração, do que eu estar realmente desejando aquilo pelo qual estou orando.

Isaías 65.24 nos confirma esta verdade dizendo: “Antes de clamarem, eu responderei; ainda não estarão falando, e eu os ouvirei.”

Todas as promessas de Deus são e serão cumpridas. Amém.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: