Provérbios


Estive lendo, esta semana, os Provérbios de Salomão. Encontramos muitos provérbios de altíssima aplicação, fáceis de entender-lhes o significado.

"E se clamares por entendimento e, por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do Senhor e acharás o conhecimento" - Provérbios 2.3-5

A nossa luta o ano inteiro, junto aos alunos, é para que eles se empenhem um pouco mais na busca do conhecimento. E, porque não nos ouvem, a época de provas se torna época das lamentações.

"Bem aventurado o homem que acha a sabedoria e o homem que adquire o conhecimento" - Provérbios 3.13

Há dias falando da necessidade de se preparar para vencer a concorrência pela vida, um aluno alegou que muita gente, sem nenhum conhecimento, sem nenhuma cultura, vive muito melhor do que aqueles que se matam de estudar, (de estudar ninguém morre!). 

Essa alegação não procede. Uma coisa é certa, esses mesmos que vivem bem, sem estudo, viveriam muito melhor se tivessem algum conhecimento, poderiam gozar muito mais a vida farta que levam. 

O conhecimento e a cultura não garantem riqueza a ninguém. Eles ajudam o indivíduo a gozar e entender melhor a vida e a sua razão de estar neste mundo.

"O Senhor, com sabedoria, fundou a terra; preparou os céus com inteligência" - Provérbios 3.19

Imaginemos se Deus não tivesse feito a terra com inteligência. Se a terra fosse feita por um adepto da teoria de que cultura e conhecimento são desnecessários! Seria o caos.

"A sabedoria é a coisa principal, adquire pois a sabedoria, sim com tudo que possues, adquire a sabedoria e o conhecimento" - Provérbios 4.7

Nunca foi tão fácil adquirir conhecimento como hoje. Nem é preciso gastar tudo que se tem para adquirir conhecimento. Há escolas em cada canto do Brasil.



A única coisa que falta para alguns é um pouco mais de diligência em buscar conhecimento, ou em valorizá-lo mais.

"Dá instrução ao sábio e ele se tornará mais sábio; ensina ao justo a justiça e ele crescerá em entendimento" - Provérbios 9.9

Nem o sábio nem o justo podem dispensar o ensinamento, muito menos nós que nem somos sábios nem considerados justos.

Mas Salomão ensina como começar a buscar a sabedoria. Não é tanto na escola, nem tanto nos livros, nem tanto nos mestres, estes são apenas um meio de continuidade da busca da sabedoria. Ele diz:


"O temor do Senhor é o princípio da sabedoria e a ciência do santo a prudência" - Provérbios 9.10

Não o temor medo, que ninguém deve ter medo de Deus. Só se deve temer o mau, e Deus é bom. O temor a que se refere Salomão é o temor respeito, temor reverência, aceitação de senhorio. 

O homem que teme ao Senhor, respeita-O. O homem que teme ao Senhor procura valorizar a vida em todos os seus níveis: físico, mental, moral e, acima de tudo, espiritual. Ele busca aperfeiçoar seu relacionamento com o próximo, consigo mesmo e com Deus a quem ele teme.

Leitor amigo, você pode começar a ser sábio. Comece temendo a Deus que o criou com uma finalidade de vida e não por acaso. Procure se enquadrar nos propósitos de Deus e você verá que, mesmo que você continue pobre, você se sentirá mais feliz.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: