Qual voz temos ouvido?



Mateus 17.1-8 e 2 Pedro 1.18

O texto que estamos considerando é uma alusão clara da visão gloriosa da vinda do nosso Senhor Jesus Cristo. Como o próprio apóstolo Pedro descreve em sua carta:

2 Pedro 1:16-18
16 - Nós não estávamos contando coisas inventadas quando anunciamos a vocês a vinda poderosa do nosso Senhor Jesus Cristo, pois com os nossos próprios olhos nós vimos a sua grandeza.
17 - Nós estávamos lá quando Deus, o Pai, lhe deu honra e glória. Ele ouviu a voz da Suprema Glória dizer: “Este é o meu Filho querido, que me dá muita alegria! ”
18 - Nós mesmos ouvimos essa voz que veio do céu quando estávamos com o Senhor Jesus no monte sagrado.

Nesta oportunidade não vou tratar este aspecto da vinda do Senhor Jesus. Mas a grande pergunta que quero considerar é: Qual voz estamos ouvindo? 


Podemos ouvir a voz do mundo, da sociedade, das pessoas, do nosso "Eu"
Existe uma infinidade de vozes que estão relacionadas à nossa vontade corrompida, como aconteceu com Pedro. 

A despeito de toda a visão gloriosa que presenciou com a participação dos maiores representantes de cada época da historia do Povo de Deus (a saber: Moisés representando a lei; Elias representando os profetas; Pedro, Tiago e João os apóstolos além da presença da Trindade Santa) ele preferiu ouvir a voz que refletia a sua vontade. A de fazer tendas, construir um memorial, com o propósito de perpetuar aquele momento.”

Lucas 9:33
33 -  ... —Mestre, como é bom estarmos aqui! Vamos armar três barracas: uma para o senhor, outra para Moisés e outra para Elias. Pedro não sabia o que estava dizendo.

Temos que reconhecer que, muitas vezes, agimos assim. Para suprir a necessidade de sermos aceitos pelas pessoas, ou fazer parte do grupo, buscamos, desesperadamente, preencher o vazio do nosso ser. Começamos a pensar que ao encontrar um amor verdadeiro seremos aceitos e atingiremos o nosso sonho - mas ao final nos decepcionamos. 



Podemos acreditar que através do poder seremos respeitados e aceitos. Ou quem sabe nos dedicamos a possuir coisas, imaginando que se as conseguirmos seremos felizes. Como se felicidade pudesse ser comprada. E assim vamos instalando os “ídolos” que tomam conta de nossa atenção e destroem a nossa vida.

Por outro lado...

Podemos ouvir a voz de Deus 
A voz divina que em meio as dificuldade e lutas do dia-a-dia, tem o poder de nos trazer a certeza da aceitação e do amor incondicional de Deus. A voz que nos diz que somos os seus filhos, alvos do seu imensurável amor. 

Jesus morreu exclusivamente por cada um de nós. Por essa razão o apóstolo João nos convida a nos alegrar quando diz: "Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados de filhos de Deus; e de fato somos filhos de Deus..."  - 1 João 3.1.  

Assim, o conselho de Deus para a nossa vida é: Ouça a voz divina. Ouvimos a voz de Deus quando buscamos descobrir na Palavra e na oração qual é a boa perfeita e agradável vontade de Cristo para a nossa vida. 

Para pensar
Qual é a voz que você tem ouvido?
Como o fato de ser o amado filho de Deus o ajuda a vencer as adversidades da vida?
Você já se rendeu a esse amor?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: