Bartimeu, um bom exemplo de discípulo


E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim! - Marcos 10:46-47

O que significa ser um verdadeiro discípulo? Hoje, diante de tantos maus exemplos no mundo evangélico podemos ficar confusos.

Mas ao observar  este texto bíblico, somos convidados a retirar os olhos dos crentes famosos sob os holofotes e prestar atenção naqueles humildes servos de Deus que são um verdadeiro exemplo.

Esse é o caso de Bartimeu. O relato de sua cura ilustra o verdadeiro discípulo.

O encontro - A lei determinava que todo o homem maior de 12 anos que morasse num raio de 25 quilômetros de Jerusalém estava obrigado a celebrar a Páscoa naquela cidade. Os que não podiam ir permaneciam à beira do caminho desejando boa viagem aos que ali passavam. Como Jericó ficava a 25 quilômetros de Jerusalém, havia uma certa aglomeração na estrada e ali se encontrava Bartimeu sentado à beira do caminho.

Ele era mendigo e cego. Não estava só à beira do caminho, mas literalmente à margem da vida. Vivia sem esperança. Mas aquele dia foi especial pois Jesus foi ao seu encontro.

Todo o processo de discipulado inicia-se com um encontro. E assim também somos nós  antes do encontro com Jesus. Vivíamos à beira do caminho, sem compreender aos realidades espirituais e perdidos em nossos delitos e pecados; mas bendito o dia em que fomos encontrados por Jesus! 

Você já teve um encontro com Jesus?

A declaração - É importante saber que essa era a última vez que Jesus passava por Jericó. Talvez Bartimeu não soubesse especificamente disso, todavia não desperdiçou a oportunidade que teve de declarar ao mestre aquilo que nem os fariseus, escribas ou qualquer mestre da lei havia declarado: Jesus era o Filho de Davi. Bartimeu reconheceu em Jesus um título messiânico. Jesus era o Messias, a esperança de Israel, o prometido de Deus e aquele que restauraria todas as coisas.

Aprendemos com isto, que não podemos perder a oportunidade de buscar a Jesus, pois Ele está passando por aqui. Mas Bartimeu, não só declarou que Jesus é o Filho de Davi, com também, clamou por misericórdia. Quem sabe você precise clamar pela misericórdia de Deus em sua vida ?

Bartimeu, não mediu esforços pra chegar até Jesus. Ele não parou diante da multidão, ele não se calou, mas cada vez gritava mais alto: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Não deixe que os obstáculos impeçam você de chegar até Jesus. Então declare: Jesus, Filho de Davi tem misericórdia de mim.



A Atitude - O discípulo verdadeiro é aquele que teve um encontro com Jesus e declarou que ele é a única esperança para a sua vida. No entanto, chama a nossa atenção a atitude de Jesus ter parado para ouvir o clamor do cego. Esse fato é maravilhoso! Jesus, parou para ouvir o pedido daquele homem à beira do caminho, à margem da vida. Da mesma forma, o Mestre, se detém para escutar os nossos pedidos.

Por outro lado, e digno de nota, a atitude de Bartimeu, que ao saber que Jesus parou, imediatamente largou a capa que servia de proteção contra chuva e sol, representava tudo que tinha, e de um salto se pós de pé.

Isso demonstra sua prontidão em atender o chamado do Mestre. Muitas vezes não temos essa prontidão em atender aos pedidos de Jesus para obedecer a Sua palavra e abandonar os pecados que temos cometido. Você tem atendido ao pedido do Senhor?

O Propósito - Bartimeu, foi direto ao ponto quando questionado por Jesus: Que queres que eu te faça? - Que eu volte a ver - respondeu. Jesus não só restaurou a sua visão, mas o curou de uma cegueira maior, e ele se tornou o seu discípulo, passando segui-lo por todo o caminho.

É interessante perceber que ao receber a cura não permaneceu sentado à beira do caminho ou voltou para a sua casa com a bênção recebida. Mas perseverou na caminhada com Cristo para Jerusalém. Ele não apenas via o mundo físico, mas agora era capaz de ver a realidade espiritual da salvação. Aprendemos que o discípulo está disposto a tudo, inclusive a morrer por Jesus.

Para pensar
Bartimeu simboliza o verdadeiro discípulo que teve um encontro com Jesus. Confessa corretamente quem Ele é, abre mão de tudo e segue o Mestre onde quer que Ele vá, até a morte. E você, já é um discípulo de Jesus?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: