Aprenda com os seus erros e siga em frente


Disse Josué: Ah! SENHOR Deus, por que fizeste este povo passar o Jordão, para nos entregares nas mãos dos amorreus, para nos fazerem perecer? Tomara nos contentáramos com ficarmos dalém do Jordão - Josué 7:7

A mensagem a seguir foi baseada num sermão do Rev. Jeremias Pereira, que abençoou muito a minha vida.

Quando Moisés, o grande servo de Deus, morreu, Josué passou a ser o novo líder do povo. Depois das vitórias (passar o Jordão e vencer Jericó), agora todos se encontram diante da humilhante, desastrosa e implacável derrota diante dos habitantes  "Ai". 

Como é difícil enfrentar a derrota, especialmente quando temos grandes vitórias recentes, não é mesmo? O que fazer então diante do fracasso? Para esta pergunta, a resposta de Deus é: "Levanta-te!" - Josué 7.10. Ou seja, "aprenda com seus erros e siga em frente". 

Quando você errar, não fique caído!  Aprenda com os seus erros, levante-se e siga em frente!

Mas, antes, analise sua vida e lembre-se que: 

1 - Na maioria das vezes nós somos os causadores dos problemas. 
O erro de Josué foi não consultar a Deus. O erro de Acã foi não obedecer a Deus. Quantas vezes, eu e você, não consultamos e desobedecemos a Deus? O resultado é que causamos problemas para nós mesmos. 

2 - Há problemas que poderiam ser evitados 
Josué foi displicente em analisar o caso de Ai (Josué 7.3). Acã, por sua vez pegou algo que não lhe pertencia. Se formos sinceros, muitos dos problemas que enfrentamos poderiam ser evitados. Por exemplo, quantos jovens na escola precisam elaborar um trabalho para ser entregue em data marcada, mas eu deixam para a última hora? Se desobedecemos a Deus no meu namoro, nos negócio, ou vida familiar, causamos problemas que poderiam ser evitados. 

3 - Há problemas que já poderiam ter sido resolvidos 
Quando Israel foi derrotado perante Ai, Acã já poderia ter dito: "Fui eu o culpado por roubar o que não me pertencia". Mas, pelo contrário, ele esperou todo o processo até ser indicado como o culpado (7.14 a 20). Quantas vezes poderíamos ter reconhecido logo de imediato que erramos? Nós somos como Acã, temos dificuldade em assumir os nossos erros. Muitas vezes sofremos por não reconhecer nossa culpa. 



4 - Se possível, não repita o mesmo erro 
Na segunda vez que Josué enfrenta os habitantes de Ai, ele segue as orientações de Deus e não comete o mesmo erro (Josué 7;3 e 8.1). Quantas vezes temos sofrido por realizar as mesmas coisas e cometermos os mesmos erros? Quantas vezes estamos desobedecendo a Deus nos nossos relacionamentos, com os nossos amigos e familiares, no trabalho, na escola e na igreja? Falamos sem pensar, respondemos antes de ouvir, mentimos, perdemos a paciência, praticamos o julgo desigual, somos desonestos. Tome uma decisão: não repita os seus erros!

5 - Não importa quão grande foi o seu fracasso, é possível levantar de novo
É maravilhoso saber que em Cristo podemos ter uma segunda chance. O povo de Deus vinha obtendo vitorias impressionantes e, de repente, enfrenta essa grande derrota que levou Josué, juntamente com os anciões e o povo, a lamentar, se prostrar, chorar diante Deus. (Josué 7.6,7e 8). Neste ponto aprendemos que não devemos chorar e lamentar, apenas. Mas temos que levantar e continuar lutando. Mesmo que a derrota e o fracasso sejam enormes, não desista. Levante e continue lutando, pois Deus pode escrever uma nova história em sua vida.

6 - Recuperar o tempo perdido é doloroso e custa caro 
A desobediência gerou uma situação constrangedora. O povo teve que passar pelo gosto amargo da derrota e o doloroso processo de julgamento até a condenação do culpado (Josué 7.22 a 26). E a grande lição que aprendemos é que os nossos erros custam caro. 

Quando perdemos a confiança em alguém até recuperar leva tempo, não é mesmo? É claro que Deus perdoa os nossos erros. Mas, na maioria das vezes, sofremos as consequências por desobedecermos a Ele. 

Um pai de família briga com a esposa, sai de casa e se envolve com outra mulher. Arrependido volta para casa se acerta com a sua família. Mas, depois de um tempo, fica sabendo que vai ser pai de uma criança fruto do relacionamento fora do casamento, de outra mulher. Imagine o sofrimento que vai causar no coração da família? Pois a criança não tem nada a ver com a historia e precisa ser acolhida. 

É importante lembrar que é possível recuperar o tempo perdido, mas o processo é doloroso e custa caro. Por esta razão temos que suplicar pela graça de Deus para que não venhamos a cometer tais erros. E isto se aplica a todas as áreas de nossa vida.

7 - Renove a sua aliança com Deus periodicamente
Uma das coisas mais fantásticas que encontramos neste texto é o reconhecimento de Josué em renovar a aliança com Deus depois da vitória contra Ai. Sempre é tempo de renovar a nossa aliança com Deus. Todos passamos por situações que podem nos afastar da presença dele. 

Josué reuniu o povo e relembrou as bênçãos e maldições para que todos pudessem renovar a sua aliança com Deus. 

O que precisa ser renovado na sua vida hoje? 
Quem sabe hoje seja a ocasião de começar uma nova historia em sua vida?

-----------------------------------------
Josimar Gabriel da Rocha é pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil. Formou-se Bacharel em Teologia pelo Seminário Presbiteriano do Sul em 1993 Foi ordenado pastor em 1995. Trabalhou como missionário no Rio Grande do Sul como plantador da Igreja de Alegrete, RS.

Semeando Vida

Profundidade Teológica e Orientação Espiritual para Líderes e Estudiosos da Fé

Postagem Anterior Próxima Postagem
Ajuste a fonte: